A prova de redação é considerada o momento mais importante do Enem. Por isso, listamos dez dicas que farão toda a diferença na redação do Enem e em qualquer outra. Se liga!
1- Elaborar um bom projeto de texto
Projeto de texto consiste em uma estruturação basilar de seu texto, que, geralmente faz surgir um “esqueleto”, isto é, uma estrutura a qual servirá para qualquer tema, pois você projetará como funcionará a introdução, os desenvolvimentos e a intervenção, buscando conectivos e estilos que se adaptem às suas necessidades.
2- Ler redações com notas altas - principalmente notas 1000
Essa leitura fará com que você veja, na prática, a execução de determinado projeto de texto, de um esqueleto, pois todo mundo que tira 1000 tem um esqueleto pré-estabelecido. Além disso, você terá diversas formas diferentes de planejamento de texto, de escrita, de formas de argumentação, e isso vai te fornecer repertório.
3- Estudar os principais tópicos de Gramática
Melhor do que acertar o tema do ENEM é acertar vírgula e regência, hahaha.
Buscar os pontos mais importantes de Gramática para revisar nessa reta final é essencial. Além de fazer com que você observe quais as suas fragilidades, ainda fará com que você vá mais preparado e confiante para a prova.
Dudinha listou alguns pontos importantes:
I- Vírgula;
II- Regência e uso da crase;
III- Concordância;
IV- Colocação pronominal;
V- Referenciação (uso de pronomes demonstrativos e, como bônus, uso de pronomes reativos).
4 - Adotar repertórios socioculturais
Adote cinco repertórios socioculturais coringas para suas redações e pratique, nestas últimas semanas, somente com eles. Contextualizações coringas viabilizam o tempo de produção e fazem com que sua argumentação se solidifique melhor.
5- Revisar seu texto antes de passar a limpo
Depois que o seu rascunho estiver pronto, seu dever é escolher 3 ou 4 cores diferentes de marca textos, canetas ou lápis de cor para revisar todo o seu texto. Escolha uma cor para marcar somente conectivos, outra para marcar contextualizações, outra para erros gramaticais e outra para marcar suas repetições. Essa estratégia mostrará para você o que você geralmente erra, o que você repete bastante, o que você realmente precisa melhorar.
6 – Aprender sinônimos
Buscar sinônimos para todas as expressões repetidas, comumente, em seu texto. Isso ampliará seu vocabulário e fará com que as chances de perda de ponto na competência 4 diminuam.
7- Escrever redações
Ficar somente na teoria não surte muitos efeitos. Você precisa pegar dicas, assistir a aulas, debater, estudar e ESCREVER, colocar tudo o que você aprendeu no papel. Escrevendo você realmente testa tudo o que foi aprendido e exercita.
Nada melhor nesse últimos dias antes da prova do que o exercício, a prática.
8- Ter alguém bem legal para corrigir suas redações
Seja um professor ou um amigo muito bom em redação, você precisa de alguém que esteja, frequentemente, corrigindo seus textos para que você possa, efetivamente, notar quais lacunas ainda precisam ser preenchidas.
Não adianta nada escrever várias redações se todas estão iguais e com os mesmos erros, se não tem quem as corrija para possibilitar sua melhora, sua evolução.
9- Seguir studygramers e professores
Perfis voltados para o Enem, nessa reta final, criam uma quantidade absurda de conteúdos incríveis para o vestibular e de forma gratuita. Alguns professores, muito bons, também fazem lives, abrem espaços para tirar dúvidas do público, resolvem questões, corrigem redações...
Esses perfis promovem um alicerce gigante e muito bom.
Ah, não parem de seguir depois que o vestibular passar! Eles te ajudam de graça e com muito carinho, não custa vocês estimularem o trabalho deles. VALORIZEM, galera, curtam, comentem, interajam nos stories e agradeçam.
10- Por fim, mas não menos importante, reler todas as correções feitas
Esse momento serve para que você revise todas as dicas dadas, todas as técnicas testadas, o que deu certo e o que não deu. É o momento que você busca guardar tudo o que surtiu efeito. Preste atenção nos mínimos detalhes, eles farão toda a diferença.
Também não esqueçam de descansar. Não adianta ter todas as técnicas, ter estudado bastante e no dia da prova está cansado, estressado ou até ansioso demais. Sua saúde mental pesa muito mais do que seu preparo técnico. Por isso, cuide dela. Cuide de você. Você fez o que pode, deu sua melhor versão, deu todos os seus esforços e forças.
Descanse e se divirta (moderadamente) antes da prova. E confie em você, confie no que você fez. Não se compare com ninguém porque jornada nenhum é digna de comparação.
Vai dar certo! Aliás, já está dando.