Entrar numa segunda graduação pode trazer vantagens para a carreira ou ainda a mudança de profissão que você queria há algum tempo. Além de te diferenciar no mercado de trabalho, também pode ser uma escolha muito interessante para atualizar o currículo.
Quando se trata de graduação, você já conhece bem os desafios acadêmicos que podem aparecer, não é?
Então, para aproveitar bastante essa nova fase na sua carreira, preparamos algumas dicas para você começar bem essa segunda experiência:
1. Seja disciplinado e organizado nos estudos
Muitos dos que optam por fazer a segunda graduação já estão no mercado de trabalho e, por isso, pode ser conflituoso dar conta das tarefas acadêmicas e estudos.
Mas, não se desespere: é possível! Basta se organizar direitinho.
Dica: Use esquemas e anotações para organizar o conteúdo
Anote tudo o que você precisa fazer ou revisar e monte um esquema de estudo dividido por dia.
Outra opção bem interessante é ter uma agenda, pois ela contribui para visualizar tudo o que é necessário fazer. Isso vale também para aqueles que pretendem conseguir estágios ou tem outras ocupações durante o dia.
Se você não é do tipo que consegue ter uma agenda ou planner físico e levá-la com você todos os dias, há aplicativos que ajudam muito:
O Trello, por exemplo, tem sido uma ferramenta utilizada até mesmo em empresas. Com ele, você cria cronogramas, planejamento e outras formas de organizar-se!
2. Encontre a sua melhor forma de estudar
Cada pessoa aprende de uma maneira diferente.
Algumas absorvem o que foi ensinado escrevendo várias vezes o conteúdo. Outras precisam fazer resumos, tópicos para lembrar-se de tudo ou falar em voz alta o que foi aprendido para fixar melhor.
Dica: Encontre a forma de estudar mais adequada à sua rotina
Há aqueles que preferem fazer suas leituras e práticas em ambientes calmos e tranquilos, escutando uma música de relaxamento ou até mesmo uma banda de heavy metal.
Encontre a forma de estudar que mais funciona para você e foque no aprendizado!
3. Use o tempo a seu favor
Já em seu segundo curso, você deve recordar-se bem das vezes que deixou um trabalho para última hora, ou quando estudou para um exame apenas na véspera.
Dica: Otimize o tempo e faça um check-list de atividades
Dessa forma, você já aprendeu que deve aproveitar melhor o seu tempo de forma eficiente e eficaz.
Então, é importante separar um tempo para:
- Fazer as leituras,
- Otimizar os trabalhos,
- Revisar o que foi aprendido em sala de aula,
- Criar e responder perguntas, exercitando o conhecimento.
A frequência? Sempre que possível! Separe um tempo para fazer essas coisas todos os dias. Dessa forma, você faz um progresso diário em suas atividades e o aprendizado será natural em vez de forçado.
4. Aproveite tudo o que a universidade oferece
A universidade não é simplesmente onde você aprende uma profissão. É o lugar em que muitas portas são abertas para ganhar experiência e capacitar-se da melhor maneira. Por isso, aproveite cada oportunidade que puder.
Dica: Aproveite para participar de projetos e programas de carreira
Ingressar em uma instituição acadêmica, principalmente se você está em uma segunda graduação, aumenta as possibilidades de estágios, bolsas de pesquisa, programas de trainee e projetos específicos para que seu aprendizado e suas experiências sejam melhor aproveitadas.
A Unit, por exemplo, conta com um projeto chamado Unit Carreiras.
Nele, além de vagas para empregos e estágios, o aluno encontra também aconselhamento profissional, cursos on-line gratuitos e vantagem no recrutamento de empresas parceiras.
Use esse momento para aprender de todas as maneiras. Os professores estão sempre à disposição para tirar dúvidas e indicar novas fontes de pesquisa.
Aproveite a biblioteca disponível, seja física ou virtual. E não esqueça dos outros alunos, eles também podem ter muito a contribuir para o seu crescimento acadêmico.
5. Faça um projeto de carreira
Um projeto de carreira é a maneira de construir seu futuro.
Na verdade, o ideal seria que você tivesse feito ele já em sua primeira graduação, mas se não é o caso, esse é o momento: pense nos anos que virão e tente responder essas perguntas:
- Quais são suas metas e objetivos?
- Qual o cargo você deseja ocupar?
- Qual é a sua pretensão salarial?
- Em qual empresa pretende trabalhar?
Com esses objetivos traçados, você consegue visualizar o caminho que deve percorrer para conquistá-los.
Provavelmente entrar para a universidade pela segunda vez já é um passo desse caminho. Mas, identifique também se você deve melhorar outros idiomas ou realizar cursos paralelos que possam melhorar as competências necessárias para alcançar o que deseja.
Gostou do conteúdo? Leia também:
Quer melhorar a empregabilidade? Faça uma segunda graduação!
Além da graduação: vale a pena estudar depois de formado?
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EaD