A odontologia é a área que se dedica aos cuidados com a saúde e a estética da boca e das estruturas que a compõem, além de atuar no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados a boca, aos dentes, a gengiva, a língua, aos ossos da face e outras estruturas de cabeça e pescoço.
Comumente se acredita que a atuação do Cirurgião dentista é restrita ao consultório odontológico e a higienização e extração de dentes, entretanto, a odontologia vai muito além disso. Sendo assim, podemos ver abaixo algumas das áreas em que o cirurgião dentista atua.
A dentística é a área que tem por objetivo devolver a estética e a função dos dentes. O cirurgião dentista que atua nesta área realiza a remoção de cáries e a restauração do dente, devolvendo uma forma semelhante à original, garantindo a sua estética e funcionalidade.
Além disso, ele também atua na confecção de facetas e lentes de contato dental que tem o objetivo de melhorar a estética do dente e trazer um sorriso satisfatório para o paciente.
O cirurgião dentista bucomaxilo atua na realização de cirurgias que envolvem a boca e os ossos da face, desde as mais simples como a extração de dentes, até as mais complexas como a cirurgia ortognática.
Esse profissional pode atuar em consultório e em âmbito hospitalar, na realização de cirurgias, e no atendimento de emergências que envolvam fraturas de ossos da face. Além disso, para se tornar bucomaxilo é preciso passar por uma residência odontológica, que tem duração de 3 anos e é ofertada em várias cidades do país.
O odontopediatra é o dentista que cuida da saúde bucal da criança desde o nascimento até o fim da infância. O principal objetivo da odontopediatria é promover um atendimento humanizado, lúdico e confortável para a criança.
É ele quem deve instruir os pais a higienização correta dos primeiros dentinhos, e posteriormente instruir a criança a como cuidar de seus dentes permanentes. Além disso, o odontopediatra também realiza diversos procedimentos como a extração, restauração e limpeza dos dentes e entre outros.
A harmonização orofacial, ou HOF como é conhecido pelos cirurgiões dentistas, é a especialidade que cuida da estética e harmonia da face, buscando o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e do sorriso do paciente.
Através dos procedimentos realizados é possível corrigir assimetrias faciais, melhorar proporções do rosto e do sorriso, e principalmente devolver a autoestima e a funcionalidade do paciente.
Essa área tem sido uma das mais cobiçadas atualmente entre os formandos em odontologia, isso por que com o crescimento do mercado estético as pessoas têm buscado cada vez mais a HOF, trazendo um bom retorno financeiro para quem trabalha com isso.
O dentista ortodontista é o responsável por corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares, quando estes não estão posicionados de maneira adequada, através do tratamento ortodôntico. O tratamento ortodôntico pode ser feito tanto com aparelho fixo, como com aparelho móvel, e atualmente também com os alinhadores, que são ferramentas mais modernas que têm surgido dentro da odontologia.
O papel do ortodontista vai além do posicionamento dos dentes para obter um sorriso esteticamente agradável, sobretudo, a função principal da ortodontia é restabelecer a função e dar qualidade de vida ao paciente.
Dessa maneira, o tratamento ortodôntico pode melhorar aspectos como a facilitação para higienização dos dentes, melhoria no processo de mastigação, evitar problemas relacionados a má oclusão dos dentes, reposicionar ossos da mandíbula e maxila de maneira a melhorar a estética e o bem estar do paciente.
Para se tornar ortodontista, o cirurgião dentista pode fazer uma especialização em ortodontia que tem em média duração de dois a três anos e é ofertada em várias cidades do país.
Muito se engana quem acredita que o cirurgião dentista atua apenas no consultório. Na odontologia hospitalar, o cirurgião dentista atua realizando exames clínicos intra-orais, tratamentos odontológicos em pessoas hospitalizadas, orientação da higienização bucal correta, que é um fator importante na diminuição do tempo de internação, entre outros.
Além disso, o dentista hospitalar também é responsável por fazer o controle de possíveis doenças e infecções que possam se propagar via oral no ambiente hospitalar. Dessa maneira, podemos ver que essa especialidade é de fundamental importância para o bem estar dos pacientes hospitalizados e que a atuação do cirurgião dentista é muito mais ampla do que se imagina.
O curso de odontologia é dividido em várias disciplinas práticas e teóricas que englobam a grade curricular estabelecida pelo MEC para a formação do cirurgião dentista. Entre as disciplinas teóricas uma das principais é anatomia, dividida em anatomia geral e anatomia de cabeça e pescoço, mas apesar de teórica ela também pode contar com atividades práticas.
Ainda entre as teóricas temos também a imunologia, farmacologia, histologia e fisiologia. Já as disciplinas práticas estão divididas em dentística, periodontia, endodontia, odontopediatria, cirurgia, e outras. Mas, assim como as disciplinas teóricas contam com atividades práticas, as disciplinas práticas também possuem conteúdo teórico a ser administrado ao longo do curso.
Na Unit a odontologia é reconhecida e valorizada como uma das principais áreas da saúde, por isso o curso é centrado em capacitar os alunos a serem profissionais com um diferencial técnico científico de destaque no mercado de trabalho.
A graduação é dividida em 10 períodos, que duram 5 anos, em média. Conta com matérias básicas da área da saúde e outras mais direcionadas à odontologia e com uma infraestrutura preparada para oferecer ao discente uma formação completa, a Unit possui laboratórios de anatomia, fisiologia, histologia e de outras áreas, que objetivam profissionalizar e instruir o estudante, baseado em evidências científicas.
Além disso, a clínica odontológica da Unit onde são feitos os estágios é considerada centro de excelência na área e presta serviços à comunidade, especialmente para pessoas de uma condição socioeconômica menos privilegiada.
A clínica atua como escola, servindo como laboratório de aulas práticas para os estudantes, que sob supervisão do corpo docente, realizam profilaxia, tratamentos preventivos e restauradores, tratamento odontopediátricos, diagnósticos de lesões orais, tratamentos endodônticos, periodontia, cirurgia oral e radiologia.