Desde os primórdios da humanidade, as pessoas ocupam espaços. Neles, são construídos casas e edifícios, que futuramente servirão como residência ou local de trabalho. E, diante dessa tendência de crescimento das zonas urbanas, surgiu a necessidade de criar novas formas de planejar e organizar ambientes.
Neste post, você vai entender a importância da Arquitetura e Urbanismo e conhecer com detalhes o papel essencial dos profissionais formados nesse curso: a responsabilidade de facilitar, otimizar e viabilizar o processo de ocupação dos espaços urbanos.
Continue lendo!
Para começar, nós vamos explicar o que é Arquitetura. Basicamente, este é o nome que se atribui ao processo de projetar e organizar espaços ou ambientes que atendam às diferentes necessidades humanas.
No que diz respeito ao urbanismo, esse conceito contempla o estudo e o planejamento das cidades, considerando não apenas o fluxo de estradas, mas também o espaço urbano que será utilizado em processos de zoneamento e edificação, visando, assim, o desenvolvimento urbano e o aproveitamento racional de espaços públicos.
Para ser um arquiteto profissional de sucesso é preciso:
Além disso, é muito importante que o profissional esteja pronto para liderar projetos, sempre atento às tendências de mercado e novas regulamentações para não cair na defasagem.
Durante a execução de um projeto, quem se formou no curso de Arquitetura e Urbanismo deve se destacar por sua capacidade de aliar o conhecimento técnico à sua sensibilidade estética e criatividade.
Em outras palavras, o novo arquiteto precisa ter o olhar treinado para reconhecer as diferentes manifestações artísticas, buscando maneiras de valorizá-las por meio da exploração de semelhanças ou diferenças de traços, cores e formas.
Para desenvolver seu trabalho, o profissional deve considerar os padrões estéticos e tendências, bem como o período histórico e os valores que refletem ou norteiam o comportamento social, fazendo com que a arquitetura do lugar acompanhe e reflita as transformações que afetam a sociedade durante os tempos.
Para conquistar o reconhecimento no trabalho, um profissional formado em Arquitetura e Urbanismo precisa vencer alguns desafios nos projetos que for responsável. Então, ao projetar ou reorganizar espaços arquitetônicos, urbanos ou de interiores, o arquiteto é estimulado a:
Atualmente, o terceiro ponto é um dos maiores desafios em um projeto de arquitetura, pois há uma crescente preocupação com os possíveis impactos que uma intervenção urbana pode causar ao meio ambiente.
Nesse contexto, o profissional de Arquitetura e Urbanismo também é o responsável pela seleção de materiais que serão utilizados e deve priorizar aqueles que sejam menos poluentes ou então que sejam passíveis de reaproveitamento, sempre observando as normas técnicas em vigor.
Se decidir trabalhar no segmento de restauração, a missão do arquiteto e urbanista é viabilizar um plano de recuperação para edifícios antigos, que podem, inclusive, estar em estágio de deterioração.
O desafio, neste caso, é manter as características originais do imóvel, tornando-o habitável ou credenciando-o para visitação pública.
Leia também:
Soft Skills: saiba como desenvolvê-las
Importância do segundo idioma: mercado de trabalho
⭐ Ei! Gostou de saber mais sobre a área?
Então baixe nosso e-book especial do curso de Arquitetura e Urbanismo e mergulhe ainda mais em curiosidades exclusivas sobre o dia a dia e mercado de trabalho!
🎯 E se já quiser entrar nessa área tão interessante, entre na página do curso de Arquitetura e Urbanismo para conhecer a grade curricular, disciplinas, carga horária e como se inscrever!