Comprar e vender são duas atividades básicas para a sobrevivência de qualquer empresa. O primeiro passo é adquirir matéria-prima de qualidade, para depois traçar estratégias que despertem o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.
A supervisão de todo esse processo é de responsabilidade do gestor comercial, que deve entender cada variável capaz de influenciar na concretização ou mesmo na desistência de um negócio.
Concluir a graduação em gestão comercial oferece ao tecnólogo a possibilidade de atuar em diversas organizações. No post de hoje, você vai entender melhor porque esse profissional tem sido tão procurado.
O que faz um gestor comercial?
O gestor comercial é o responsável por garantir a eficiência na comercialização de produtos e serviços, capazes de coordenar e executar tarefas que vão desde a análise de mercado até o acompanhamento de pós-vendas, incluindo estratégias de relacionamento com os clientes.
Para isso, ele deve conhecer todos os fatores que podem afetar positiva ou negativamente essa transação, a partir de uma análise dos cenários econômicos, financeiros e tributários.
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Deve, também, entender as características específicas de cada etapa, da concepção, passando pela execução e distribuição de determinado produto ou serviço, até chegar às estratégias promocionais mais adequadas ao público-alvo.
Para fazer jus a tamanha responsabilidade, o currículo da graduação em gestão comercial flerta com diversas áreas como economia, finanças, marketing, entre outras.
Como ser um bom gestor comercial?
![como-ser-um-bom-gestor-comercial](https://www.unit.br/hs-fs/hubfs/a-web-mkt/inbound-mkt/blog-unificado/2022/Mar%C3%A7o%202022/28-03-carreira-em-alta-gestor-comercial/como-ser-um-bom-gestor-comercial.jpg?width=862&name=como-ser-um-bom-gestor-comercial.jpg)
Quem pretende construir uma carreira de sucesso na área de gestão comercial deve manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores, já que frequentemente ele estará envolvido em uma negociação.
Conhecer o comportamento de quem está do outro lado da mesa torna-se, portanto, um requisito básico para o sucesso de qualquer estratégia. É preciso se adaptar aos novos padrões de exigências dos consumidores.
Ao mesmo tempo, ele deve se destacar pela habilidade de tomar decisões rápidas, mesmo em cenários adversos, respeitando-se o fato de que esta é uma área onde o planejamento pode ser alterado a qualquer momento.
A importância do gestor comercial
Em tempos de crise econômica, o grande desafio de todas as empresas é assegurar a manutenção de seu potencial competitivo. Uma das maneiras de se alcançar esse objetivo é zelar pela integridade do volume de vendas. E isso pode ser alcançado com a contribuição de um gestor comercial.
Isso faz com que este profissional seja requisitado por empresas de todos os portes e segmentos, estando habilitado para ocupar cargos de diferentes níveis hierárquicos, atuando como vendedor, representante, gerente ou diretor.
Por último, é conveniente salientar a importância do desenvolvimento tecnológico para otimizar o processo de vendas. Vários softwares específicos permitem que o graduando exerça um controle mais efetivo, identificando as deficiências que precisam ser sanadas.
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