Comprar e vender são duas atividades básicas para a sobrevivência de qualquer empresa. O primeiro passo é adquirir matéria-prima de qualidade, para depois traçar estratégias que despertem o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.
A supervisão de todo esse processo é de responsabilidade do gestor comercial, que deve entender cada variável capaz de influenciar na concretização ou mesmo na desistência de um negócio.
Concluir a graduação em gestão comercial oferece ao tecnólogo a possibilidade de atuar em diversas organizações. No post de hoje, você vai entender melhor porque esse profissional tem sido tão procurado.
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O que faz um gestor comercial?
O gestor comercial é o responsável por garantir a eficiência na comercialização de produtos e serviços, capazes de coordenar e executar tarefas que vão desde a análise de mercado até o acompanhamento de pós-vendas, incluindo estratégias de relacionamento com os clientes.
Para isso, ele deve conhecer todos os fatores que podem afetar positiva ou negativamente essa transação, a partir de uma análise dos cenários econômicos, financeiros e tributários.
Deve, também, entender as características específicas de cada etapa, da concepção, passando pela execução e distribuição de determinado produto ou serviço, até chegar às estratégias promocionais mais adequadas ao público-alvo.
Para fazer jus a tamanha responsabilidade, o currículo da graduação em gestão comercial flerta com diversas áreas como economia, finanças, marketing, entre outras.
Quem pretende construir uma carreira de sucesso na área de gestão comercial deve manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores, já que frequentemente ele estará envolvido em uma negociação.
Conhecer o comportamento de quem está do outro lado da mesa torna-se, portanto, um requisito básico para o sucesso de qualquer estratégia. É preciso se adaptar aos novos padrões de exigências dos consumidores.
Ao mesmo tempo, ele deve se destacar pela habilidade de tomar decisões rápidas, mesmo em cenários adversos, respeitando-se o fato de que esta é uma área onde o planejamento pode ser alterado a qualquer momento.
Em tempos de crise econômica, o grande desafio de todas as empresas é assegurar a manutenção de seu potencial competitivo. Uma das maneiras de se alcançar esse objetivo é zelar pela integridade do volume de vendas. E isso pode ser alcançado com a contribuição de um gestor comercial.
Isso faz com que este profissional seja requisitado por empresas de todos os portes e segmentos, estando habilitado para ocupar cargos de diferentes níveis hierárquicos, atuando como vendedor, representante, gerente ou diretor.
Por último, é conveniente salientar a importância do desenvolvimento tecnológico para otimizar o processo de vendas. Vários softwares específicos permitem que o graduando exerça um controle mais efetivo, identificando as deficiências que precisam ser sanadas.
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