Na sociedade atual, altamente competitiva, a concorrência e a alta competitividade são regras mínimas para a sobrevivência, as empresas e instituições sentem a necessidade de possuir equipes de alta produtividade, visando ao sucesso empresarial. Assim sendo, torna-se fundamental a utilização de processos que viabilizam esse crescimento de forma integrada e otimizada.
O coaching e mentoring surgiu como uma proposta de ajudar o indivíduo a resolver seus impasses e transverter o conhecimento adquirido em resultados positivos para si e para a equipe liderada por ele. Dessa forma, seu aprendizado é ampliado para seu grupo de trabalho e, daí, para a coletividade organizacional.
É possível dizer então que o coaching e mentoring é uma espécie de técnica de aprimoramento e condução de profissionais, que pode ser aplicado pelo profissional, com a intenção de atingir os objetivos específicos, utilizando esse método como instrumento motivacional.
O profissional de coaching e mentoring pode trabalhar tanto na esfera coletiva quanto na individual. O principal papel desse perito é ajudar a mostrar as condições favoráveis que a pessoa ou a empresa possui, apontar opções e ajudar a tomar uma nova estrada que seja de seu desejo e interesse, além de auxiliar e apoiar o cliente a persistir na busca de mudança e alcançar suas metas.
O coach deve ser um profissional preparado que tenha as habilidades de observar, ouvir e orientar, pois ele é apenas um influenciador, quem toma todas as decisões são as pessoas mentoreadas. O coach é somente um facilitador, e para tanto utiliza várias ferramentas e estratégias para dar feedbacks significativos e auxilia seu cliente rumo ao sucesso, o que significa alcançar seu desejo e realizar seu sonho para ter uma melhor qualidade de vida.
O coach executivo irá trabalhar em uma empresa ou instituição aspectos de liderança e motivação de equipes para executivos e cargos de autoridade na empresa, que são o público alvo dessa modalidade. Esses profissionais podem ficar saturados ou desmotivados para comandar suas equipes e o coach vai criar estratégias de motivação e organização para que o desempenho deles maximize.
Dessa forma, o coach desenvolverá as habilidades de liderança desses indivíduos para que tenha um aumento da produtividade, melhora nas tomadas de decisões, aprimoramento na capacidade de resolução de conflitos e corrigir problemas comportamentais que podem ter se desenvolvido nas figuras de liderança.
Enquanto o coaching executivo está centrado para os cargos mais altos da empresa, o empresarial irá atuar com todos os níveis hierárquicos. Essa modalidade tem como objetivo aumentar a produtividade da instituição como um todo, em todos os segmentos. Assim, o coach assessora a empresa a alcançar metas estratégicas, gerar mudanças de comportamento e aprimorar a capacidade de produção.
O coach empresarial formula estratégias que alinhem valores da empresa com os seus colaboradores, otimizando ao máximo o capital humano. Ele consegue fazer por várias formas, dentre elas: definindo objetivos precisos e palpáveis para as equipes; ministrando palestras motivacionais e informativas com técnicas de aperfeiçoamento do trabalho;introduzindo atividades físicas entre pausas do trabalho para diminuir o cansaço dos trabalhadores.
A metodologia do coaching pessoal ou de vida consiste no trabalho de um objetivo específico ou na vida toda. Como já dito, o coach não irá realizar nenhuma ação para o seu cliente, mas sim apresentará mecanismos e estratégias que o aproximem de alcançar os seus objetivos e ter uma vida melhor.
O coach utiliza questionários poderosos e estratégias para descobrir o nível de satisfação de seu cliente quanto às diversas áreas da vida, identificando as que já possuem um bom desenvolvimento e aquelas que necessitam de uma atenção maior. Com isso, começa-se o processo de busca pelo melhor que pode acontecer em cada área da vida, o que seria o ápice da evolução pessoal e do trabalho do coach.
O coach de carreira será um auxílio para o cliente que deseja fazer uma mudança de área na sua vida profissional. Ele ajuda essa pessoa a identificar quais são as suas modalidades de interesse, dentre as diversas profissões existentes. Para isso, ele vai pontuar qualidades, defeitos e gostos do seu cliente, com o fito de alinhar a âmbito pessoal e técnico dele.
Além disso, ele também ajuda na promoção de mudanças do profissional em sua área atual de trabalho. Encontrar um rumo na sua especialidade, crescer na carreira, aprimorar o relacionamento interpessoal e ter técnicas para liderar grandes equipes são as necessidades mais comuns de um profissional que inicia um processo com um coach de carreira.
Para ser um coach de sucesso é preciso, primeiramente, gostar de trabalhar com pessoas. As relações interpessoais são a base para exercer essa profissão. Não basta isso apenas, é preciso saber se comunicar de maneira coerente, assertiva e educada, tendo uma boa oratória para que as palavras consigam modificar o comportamento dos clientes.
Outro ponto importante é desenvolver técnicas para gerar planejamentos estratégicos que vão gerir a vida do cliente. Esses projetos irão traçar planos, baseados em etapas, que vão culminar no sucesso dos objetivos que foram ponderados pelo cliente.
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A graduação é dividida em quatro módulos e tem um período de duração de 2 anos, em média. A grade curricular é composta por matérias que irão desenvolver as habilidades necessárias para ser um coach, como: Comunicação e Expressão; Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade; Técnicas de Administração; Psicologia Positiva; Empreendedorismo; Inteligência Emocional;
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