A faculdade Semipresencial é uma das diferentes modalidades de ensino que ganharam muita adesão nos últimos anos. Conheça por que ela se tornou tão popular!
Nos últimos tempos, a educação se transformou e ganhou formas diferentes de passar seus conhecimentos e técnicas, o que deu maior alcance para várias áreas do saber e possibilitou, ainda, a realização de muitos sonhos de carreira.
Para comprovar tal crescimento, dados do Censo da Educação Superior de 2021 mostraram que o ensino à distância cresceu 474% na última década analisada.
E uma das formas de expansão do ensino tem ocorrido através das diferentes modalidades, que vão de encontro às dificuldades que muitos encontravam para estudar. Pois, até então, não poderiam seja por falta de tempo ou de oferta local.
Junto ao EaD, a faculdade Semipresencial existe hoje para suprir essa demanda e proporcionar formação de qualidade para os estudantes. Mas é normal que, sendo muito recente sua popularização, ainda existam dúvidas sobre o que é e como funciona.
Por isso, o objetivo deste artigo é responder as principais dúvidas que existem sobre o semipresencial. Continue lendo!
A modalidade semipresencial de uma faculdade combina elementos do ensino presencial com a flexibilidade do ensino a distância.
Então, nesse modelo, os alunos têm maior possibilidade de estudar em sua própria velocidade ou ritmo, o que, aliás, não tira o rigor e a importância de precisar comparecer às aulas presenciais que ocorrem regularmente.
Geralmente, os cursos semipresenciais são estruturados em torno de aulas online que são acompanhadas por atividades presenciais, como palestras, discussões em grupo, projetos em equipe e avaliações.
Assim, as aulas online são disponibilizadas na plataforma da instituição - o espaço virtual de aprendizagem - onde os alunos podem acessá-las a qualquer momento e em qualquer lugar, precisando apenas estar conectado à Internet.
Já as atividades presenciais, quando necessárias, são agendadas em dias específicos, o que permite que os alunos planejem sua agenda com antecedência de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais.
Essas atividades presenciais ocorrem em uma sala de aula tradicional ou podem ser oferecidas em um ambiente de aprendizagem colaborativo, como sala de estudo em grupo.
Outra característica da faculdade Semipresencial é oferecer também recursos de suporte para ajudar os alunos a terem sucesso nos estudos, ou seja, ferramentas que auxiliem a aprendizagem.
Essas ferramentas podem ser:
Apesar de parecer algo muito recente, a origem do ensino semipresencial é bem antiga, existindo dados que afirmam um surgimento na década de 60 nos Estados Unidos, quando as universidades começaram a oferecer cursos à distância através da televisão e do rádio.
Depois, graças à internet, foi se tornando cada vez mais acessível e popular.
Assim, nos anos 2000, a modalidade semipresencial tornou-se algo presente em boa parte do mundo, especialmente nas instituições de ensino superior.
No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) autorizou em 2004 o semipresencial como modalidade regular na educação nacional, e desde então, tem conquistado novos adeptos.
Então a faculdade Semipresencial já não é há muito tempo uma possibilidade ou teoria, mas realidade, possibilitando também sua utilização em outros níveis de ensino (como cursos de Pós-Graduação).
Agora que já conhece as características e a história de origem dessa modalidade de ensino, vale a pena reforçar as vantagens do Semipresencial:
Como algumas vantagens e características do semipresencial são similares ao EAD, algumas pessoas podem ficar indecisas entre as duas modalidades. No entanto, é fácil diferenciá-las, uma vez que a principal diferença entre o ensino à distância (EAD) e o ensino semipresencial é justamente a presença das atividades presenciais, assim sendo:
Então, o perfil do aluno de EAD é de pessoas que buscam flexibilidade total em seus horários de estudo, como trabalhadores em tempo integral (por muitas vezes, mães que ficam boa parte do tempo em casa) ou pessoas que vivem em áreas afastadas.
Ou seja, se você se identifica com esse perfil, com certeza saberá aproveitar bem as vantagens do EAD, pois esses alunos tendem a ser autônomos, capazes de administrar seu próprio tempo e cumprir prazos de entrega sem o deslocamento até à instituição de ensino.
Portanto, a faculdade Semipresencial nada mais é que uma “nova” modalidade que tem ajudado milhares de brasileiros a voltar, ingressar ou concluir seus estudos. Assim, possibilitando evolução da carreira e, principalmente, expansão do conhecimento.
Em outras palavras, o importante mesmo é não deixar que as dificuldades te impeçam de estudar e escolher a modalidade que melhor se encaixa na sua rotina. Encontre sua graduação dos sonhos entre nossos cursos de graduação e se inscreva já!