É cada vez maior o número de pessoas que hoje estão fazendo a modalidade de graduação a distância. Basta ter um computador com conexão para a internet, que não há mais a necessidade de ir até a faculdade frequentar aulas todos os dias.
Isso permite que, com o corre-corre do dia a dia, seja possível administrar melhor o tempo dos estudos com o trabalho, outros compromissos, e até com o merecido descanso.
Quer saber como funciona a faculdade a distância? Siga com a leitura!
A graduação a distância é também conhecida como EaD (Ensino a Distância). No lugar de ter que assistir as aulas em uma sala de aula presencial, como nas graduações mais tradicionais, a graduação a distância utiliza a maravilhosa tecnologia da internet para fornecer ao aluno aulas, conteúdos, materiais e discussões.
Este modelo não é completamente novo. Antes da internet, existiam diversas formas de Ensino a Distância, como o famoso Telecurso 2000.
O aprendizado de forma não presencial também já foi feito por rádio e cartas. Já na era da tecnologia de comunicação de massa, o e-mail também foi um importante instrumento na transmissão de conhecimentos.
Além de assistir às videoaulas, o aluno pode enviar e receber documentos, participar de fóruns de discussão com os colegas e tutores, tirar dúvidas, acessar uma variedade de conteúdos extra-aula e multimídias, etc.
É possível também resolver as questões mais burocráticas como consultar mensalidades, baixar boletos, fazer solicitações à secretaria acadêmica, entre outras.
As avaliações devem ser feitas presencialmente, por exigência do MEC, para garantir que é o aluno mesmo quem está sendo avaliado. Tais avaliações podem incluir provas, trabalhos em grupo ou individuais e seminários.
Ao final do curso, é também exigido a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser desenvolvido individualmente e apresentado a uma banca avaliadora, tal qual na graduação presencial.
Se ainda tem dúvidas sobre como funciona a faculdade a distância, lembre que na correria da rotina muitas vezes é difícil conciliar horários de trabalho e estudos, até porque muitas vezes eles conflitam.
E nesse caso, não há horários fixos para as aulas da graduação a distância: você pode assistir quando achar mais conveniente.
Em vez de ter que ir até a faculdade, é possível assistir as aulas do seu computador, e em qualquer lugar. Via de regra, é possível gerenciar o próprio tempo muito melhor, já que o curso está disponível 24 horas por dia e pode ser acessado no horário de melhor conveniência.
Não somente isso, mas a relação com os professores e tutores se dá de forma diferente da graduação presencial, uma vez que eles são orientados a responder mais frequentemente e diretamente aos alunos. Nesse sentido, a proximidade com os educadores pode ser até maior em alguns casos.
Como exigido pelo MEC, o conteúdo de uma graduação a distância é o mesmo de uma presencial. Isso quer dizer que você aprende os mesmos conhecimentos que alguém que adota o meio tradicional.
Igualmente, o diploma tem a mesma validade, e é reconhecido cada vez mais pelo mercado de trabalho, tendo-se em vista o mesmo rigor do ensino presencial na avaliação dos alunos.
Se ainda restam dúvidas de como funciona a faculdade a distância, baixe o e-book "Sem medo do reconhecimento: tire todas as suas dúvidas sobre os cursos de graduação on-line". E se já é formado, torne seu currículo ainda mais atrativo com uma segunda graduação!
Leia também:
Graduação EAD: mitos e verdades
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD
Inovação no EAD: Conheça as 5 melhores tecnologias
Segunda graduação ou pós-graduação: qual a melhor opção?
E-book: Sem medo do reconhecimento: tire todas as suas dúvidas sobre os cursos de graduação on-line