O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é a prova mais importante para quem deseja ingressar no Ensino Superior.
Dividida em dois domingos, a prova avalia quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humana) mais uma prova de redação.
Considerando este momento como importante para muitos jovens, a professora e psicóloga Luciana Andrade separou algumas dicas importantes para quem irá fazer a prova:
- Fazer simulados de provas passadas;
- Estar atualizado dos assuntos cotidianos lendo notícias ou ouvindo podcasts;
- Praticar a escrita para a prova de Redação;
- Verificar o local de prova com antecedência;
- Descansar na véspera da prova: dormir bem, alimentar-se de comidas leves e ter atividades prazerosas como sair com os amigos ou ver um filme.
- Evitar as redes sociais para não ver notícias aleatórias sobre o Enem, o que não acrescentaria no conhecimento e geraria mais ansiedade.
A ansiedade é um problema muito frequente nesse período para os estudantes.
Luciana diz que a própria situação do vestibular gera ansiedade, pois é o primeiro concurso que muitos jovens estão fazendo na vida e com isso há um aumento de expectativas.
Algumas recomendações dadas pela psicóloga estão: manter hábitos saudáveis e ter momentos de lazer. É importante manter uma rotina e não sobrecarregar as atividades para não ficar muito cansado.
Apoio dos pais
O apoio dos pais nesse momento é fundamental.
Luciana diz que os pais podem apoiar demonstrando abertura e interesse sobre as escolhas dos filhos e perceber suas habilidades (ele gosta de ler, escreve bem, gosta de desenhar ou tem uma característica criativa?).
Outro fator que a psicóloga aponta são as dúvidas que os jovens têm sobre as suas escolhas. “Os pais podem tentar compreender essas dúvidas, colocando para o filho que sua escolha não é definitiva. O que sabemos é que as nossas escolhas, inclusive as profissionais, tem a ver com o nosso gosto, a nossa história de vida. Mas também tem a ver com o encontro dessas com as experiências, as oportunidades, os encontros e os acasos”, explica.
Além dos pontos levantados, a organização também é um fator determinante para o bom desempenho nos estudos e na realização de provas.
O melhor aluno e o mais bem preparado nunca chegarão à aprovação sem um mínimo de ordem e disciplina, concorda? Baixe o e-book “Segredos da Organização Pessoal”, aplique nossas dicas e melhore seus estudos.
Leia também:
10 dicas eficientes que te ajudarão a estudar para o vestibular