Sabe aqueles líderes que marcaram a sua trajetória profissional? Com certeza eles tinham algumas características em comum, certo? Continue lendo para conferir algumas delas.
Para ser um líder de sucesso, mais do que estar à frente de uma operação e gerar resultados, é preciso motivar, inspirar e influenciar a sua equipe.
Afinal, gerir pessoas significa lidar com personalidades e motivações diferentes das suas e manter a energia do time sempre em alta, ainda que a empresa esteja passando por um momento turbulento.
Por isso, é frequente encontrar características comuns entre líderes de sucesso.
1. Tem inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das características mais presentes em líderes de sucesso e também a mais requisitada pelo mercado de trabalho.
A valorização dessa habilidade acontece porque é fundamental ter profissionais que consigam manter o equilíbrio das emoções e que saibam gerenciar os sentimentos frente às adversidades, tanto os seus quanto os dos outros.
Essa habilidade é de extrema importância porque esses profissionais conseguem manter um ambiente de trabalho saudável, além de passar por crises com melhor desempenho.
2. É empático
Empatia é uma característica fundamental para líderes de sucesso, afinal, gerir pessoas é entendê-las. Nem todas as pessoas compreendem, sentem e fazem determinada coisa da mesma forma.
Nesse sentido, ter uma liderança compreensiva, que saiba ouvir os seus liderados e, acima de tudo, se colocar no lugar do outro e entender aquele ponto de vista vale ouro. Principalmente em momentos de crise, na qual muitos colaboradores acabam sendo impactados e o rendimento tende a cair.
3. É inspirador
Algum líder já marcou a sua trajetória profissional? Temos certeza que sim! Afinal, uma das características marcantes de um líder de sucesso é ser inspirador e influenciar outras pessoas ao seu redor.
No trabalho em equipe ter essa característica é fundamental, principalmente aquelas com metas agressivas ou em mercados e nichos muito acirrados, como o de vendas e o financeiro.
4. Sabe dar e receber feedbacks
Engana-se quem acredita que um líder de sucesso sabe tudo. Na verdade, mostrar o seu lado humano e vulnerável faz com que a equipe sinta-se mais próxima e aberta a dar suas opiniões. Além disso, o verdadeiro líder sabe que críticas construtivas são sempre uma forma de evoluir profissionalmente e também pessoalmente.
Do outro lado, também é crucial que o bom líder saiba dar feedbacks que sejam construtivos e visam o bem-estar do colaborador e da equipe.
5. Toma decisões baseado em dados e percepção
Uma característica comum aos líderes de sucesso é tomar decisões baseadas em dados e fluxo do mercado. Afinal, eles sabem que nada parte do “achismo” e, sim, da capacidade analítica e da inteligência de mercado.
Uma decisão baseada em estatísticas faz com que os riscos diminuam consideravelmente, resguardando a empresa de grandes prejuízos que poderiam ser evitados.
6. Sabe resolver conflitos
Resolver conflitos é uma das aptidões mais requeridas do mercado, principalmente para quem deseja ocupar cargos de gestão financeira.
Afinal de contas, o líder deve manter um comportamento pacífico e diplomático para amenizar situações de conflitos de uma forma benéfica para todos os lados, seja com um cliente ou outras pessoas da equipe.
7. Sabe se comunicar
A comunicação é fundamental para quem lida diariamente com outras pessoas. Na gestão, ter essa habilidade é importante para transmitir com clareza o que deve ser feito, manter o bem-estar do ambiente ou até mesmo para motivar a equipe quando necessário.
Além disso, uma boa comunicação também inspira confiança e segurança no que está sendo dito.
8. Tem poder de persuasão
Nem sempre uma ideia será bem aceita. Em alguns casos, não porque ela é ruim, mas porque ainda não foi testada ou rompe com os padrões. Por isso, para ser um líder de sucesso e estar à frente do esperado é imprescindível ter essa habilidade.
Nesse ponto é importante deixar claro que persuasão em nada tem a ver com a manipulação! A persuasão é uma forma de utilizar argumentos para convencer o outro do seu ponto de vista, portanto, aqueles que dominam a técnica, em geral, também têm uma linha de raciocínio fluida e clara.
9. É curioso
Outra característica que os líderes de sucesso compartilham é a curiosidade. São pessoas que querem entender sobre vários assuntos e não cansam de aprender.
Isso faz com que a bagagem cultural e técnica seja vasta, influenciando diretamente em decisões mais assertivas e inovadoras.
10. Está por dentro das tendências
Por serem pessoas curiosas, também estão sempre presentes em eventos, palestras, congressos ou até mesmo nas conversas despretensiosas no horário de almoço.
Esse networking e o constante contato com novas tendências faz com que seja mais fácil resolver problemas com mais agilidade e assertividade.
O que é preciso para ser um líder de sucesso?
Ainda que você não tenha essas características, não se preocupe! Muitas delas são adquiridas ao longo das experiências profissionais e do aprendizado de novas técnicas, como a a resolução de conflitos, por exemplo.
Por isso, além de compartilhar essas características, os líderes de sucesso também investem fortemente na sua formação e aprendizado, conquistando cada vez mais conhecimento.
Veja, a seguir, o que é preciso para ser um líder de sucesso!
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Cursos para desenvolver soft skills
Hoje em dia ter conhecimento técnico não é mais o único critério nos processos seletivos, principalmente em vagas de gestão, que lidam com pessoas e grandes responsabilidades.
Por isso, além de desenvolver as suas habilidades técnicas, não esqueça também das comportamentais, como as citadas anteriormente. Elas irão complementar a sua formação e te transformar em um líder de sucesso no mercado!
Para se manter relevante no mercado, não tem outro jeito a não ser permanecer aprendendo. Afinal, a todo momento surgem novas práticas de realizar determinada atividade ou ferramentas que se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento do trabalho.
Por isso, estar atento às novidades do mercado é uma forma de se manter um profissional competitivo e muito requisitado, principalmente quando falamos em cargos de gestão e liderança, no qual combinar anos de profissão e atualização se tornam o combo perfeito em qualquer processo seletivo.
E se estamos falando de atualização, não podemos deixar de mencionar as pós-graduações profissionais.
Por serem cursos mais curtos do que uma graduação e focado em um tema em específico, realizar uma pós-graduação como um MBA ou especialização é a melhor forma de se manter por dentro das tendências.
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