Os Sistemas de Informação ainda são novidades para algumas pessoas, mas saber sobre o mercado de trabalho e o curso ajuda muito quem tem interesse pela área
Com o avanço e a predominância da tecnologia, profissões que envolvem diferentes ramificações da área de Sistemas de Informação estão cada vez mais populares e requisitadas no mercado de trabalho.
Com isso, o curso de Sistemas de Informação vem sendo muito procurado. Mas afinal, como trabalham esses profissionais?
Quem se forma em Sistemas de Informação tem oportunidades bastante amplas no mercado de trabalho.
O número de profissionais qualificados ainda não supre a demanda da área, o que faz com que as vagas sejam abundantes e os salários muito atrativos.
As oportunidades podem ser encontradas em diferentes setores e portes (empresas grandes e pequenas), como:
Também é possível trabalhar por conta própria, assumindo projetos que façam sentido para a especialização, cronograma e orçamento de cada um.
O desenvolvimento de programas e sistemas, bem como a assessoria para diferentes companhias são atividades muito comuns para quem trabalha como autônomo.
E como todo o trabalho é feito em computadores, qualquer profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar remotamente, inclusive em empresas fora do país.
A grande variedade de oportunidades faz com que as áreas de atuação de Sistemas de Informação sejam igualmente amplas. Veja alguns exemplos abaixo:
Modelagem e criação de sistemas de computadores que promovem soluções de problemas para o dia a dia de uma empresa.
O profissional que trabalha neste segmento é responsável por projetar, instalar e configurar a infraestrutura de redes dentro de uma empresa.
Parte do trabalho é prezar pela segurança de dados e administrar todos os equipamentos e servidores.
A função consiste em liderar todos os profissionais envolvidos no andamento de um projeto de Sistemas de Informação.
Além dos conhecimentos técnicos, o gerente de projetos deve delegar funções, orientar os membros da equipe, traçar estratégias e revisar todas as atividades até que a entrega seja feita.
A ciência de dados tem profissionais capacitados para compilar e analisar as informações que estão inseridas em um grande volume de dados.
Com isso, é preciso transformá-los em números que agregam em diversos aspectos de uma empresa.
A área é responsável por promover as melhores práticas de gestão em uma companhia.
O consultor de TI identifica as necessidades de uma empresa e promove a construção de soluções que possam otimizar processos e resultados variados.
Profissionais que trabalham com isso devem desenvolver e monitorar as especificações dos bancos de dados de uma organização, garantindo segurança, praticidade e bom desempenho.
Como o mercado tecnológico cresce e se reinventa todos os dias, novas funções também aparecem.
Isso abre um leque ainda maior para que os profissionais possam se especializar e preencher espaços no mercado de trabalho.
A remuneração média de quem trabalha com Sistemas de Informações é de R$ 10.718,63.
Obviamente, os valores variam (para mais e para menos) de acordo com a região, empresa, cargo, nível de especialização e atividades do dia a dia.
Profissionais autônomos precificam seus serviços de acordo com o tamanho do projeto, ferramentas utilizadas, mão de obra, nível de especialização, entre outros.
De modo geral, o retorno financeiro é muito interessante mesmo para quem trabalha de forma independente.
O curso de Sistemas de Informação oferece aos alunos a capacidade de administrar o fluxo de informações e distribuí-las por redes de computadores de uma ou mais organizações.
O estudante aprende a criar, adaptar e instalar programas que possam facilitar a consulta de dados, administrar redes de computadores, planejar, organizar e criar sistemas de processamento, armazenagem, recuperação de informações e experiência do usuário.
O curso de Sistemas de Informação tem modalidades de bacharelado, tecnólogo, licenciatura e pós-graduação. Para o seu objetivo profissional, cabe saber qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, além de qual modalidade melhor se aplica a você.
O bacharelado é o mais procurado. Esse tipo de formação dura cerca de cinco anos. Para obter o diploma, os alunos devem entregar um projeto de conclusão de curso e ter, ao menos, 300 horas de estágio.
Essas condições podem sofrer alterações de acordo com a instituição, mas seguem a mesma linha de exigências.
Normalmente, a grade curricular do curso contém:
Porém, é importante notar que as grades curriculares de diferentes instituições são variáveis, o que significa que uma universidade pode não ter a mesma disciplina que a outra.
Para mais detalhes sobre a área, é sempre bom ter contato com algum profissional que já atue por tempo considerável.
Além disso, caso já conheça o curso e tenha interesse em cursá-lo, você tem a opção prática de prestar o vestibular online.
Leia também: