Com o aumento dos formados em Pedagogia, cresce também a competitividade e a necessidade de se destacar no mercado de trabalho e conquistar as melhores vagas.
Por outro lado, novos campos de atuação surgem e inovam o mercado, as profissões são dinâmicas e as possibilidades também se expandem. Que tal conhecer mais uma, o universo da pedagogia nas empresas?
Acompanhe!
Trata-se de uma vertente da Pedagogia que se dedica a promover apoio no espaço organizacional sempre que se planeje implementar mudanças, seja a criação de novas filiais ou a necessidade de que os colaboradores trabalhem melhor em equipe.
O objetivo do pedagogo é promover a integração entre os diferentes setores e profissionais ao exercitar e relembrar aspectos fundamentais para a companhia, como criatividade na hora de propor soluções para problemas e outras características que contribuem para o sucesso dos negócios.
A pedagogia nas empresas também se preocupa com a qualificação profissional dos colaboradores. Por isso, também busca maneiras eficientes de promover a aquisição de novos conhecimentos e o aprimoramento de habilidades técnicas ou comportamentais. Isso inclui workshops, palestras com personalidades relevantes da área, cursos de atualização, dinâmicas de grupo etc.
A intervenção pedagógica nos ambientes empresariais é fundamental para posicioná-los competitivamente. Ao investir em treinamento organizacional, prepara-se os colaboradores para atender às principais demandas técnicas do mercado de trabalho com qualidade. Além disso, expande-se a compreensão e assimilação de questões nem sempre debatidas no dia a dia do trabalho.
Também potencializa a atividade humana, tornando a equipe mais produtiva, integrada e comprometida com resultados. Investir no desenvolvimento do capital intelectual dos colaboradores ajuda a humanizar o processo laboral, reter talentos na organização e atualizá-los diante de novas realidades sociais.
Quando um profissional sente que o seu trabalho está sendo valorizado, a tendência é que se crie um vínculo mais estreito com a empresa e mais compromisso com os objetivos gerais da organização.
Gostou do conteúdo? Leia também:
4 passos para se tornar um líder de sucesso