Habilidades de liderança são cada vez mais importantes no mercado de trabalho e o Programa Mentoria Unit pode ajudar você a conquistá-las ainda na universidade!
Os cargos de liderança nas empresas são o desejo de muitas pessoas, seja pelo prestígio da posição, afinal é uma posição que demanda competência no que faz, ou mesmo pelos maiores valores salariais e outros benefícios obtidos.
Mas, o cargo de líder não se limita mais a delegar tarefas e verificar relatórios e metas semestrais. Atualmente, o líder deve promover o desenvolvimento dos colaboradores por meio de ações que integrem e promovam um ambiente de crescimento mútuo.
E possuir competências de escuta ativa, cultura de feedback, gestão de conflitos, entre outras, são determinantes para o líder desempenhar suas funções e obter o melhor de sua equipe.
No mercado de trabalho mentor é uma profissão que tem sido cada vez mais relacionada como exemplo de eficiência da função de liderança.
A mentoria é um recurso de promoção de desenvolvimento profissional e pessoal que vem crescendo no Brasil nos últimos anos, fortemente impulsionado pelos resultados positivos que as pessoas estão experienciando.
De modo geral, a mentoria consiste na relação de um mentor e um, ou mais, mentorado. Nesse processo, o mentor é responsável por utilizar a sua experiência para auxiliar o mentorado e aprender novas habilidades para alcançar os seus objetivos.
E para obter sucesso nessa tarefa, o mentor precisa possuir competências específicas para além da sua experiência profissional.
Vejamos algumas habilidades que o mentor precisa ter:
- Exercer a escuta ativa
- Ser comunicativo
- Desenvolver relações de confiança
- Ter verdadeiro interesse no crescimento do mentorado
- Respeitar a diversidade e ter empatia pelas pessoas
Diante desse cenário e impulsionada pela missão de sempre oferecer a melhor formação acadêmica e profissional, a universidade desenvolveu o Programa Mentoria Unit que possibilita aos alunos o desenvolvimento das habilidades necessárias ao líder de sucesso.
Conhecendo o Programa Mentoria Unit
O programa, que está em seu quinto ano de existência, já contribuiu na formação de dezenas de graduandos, veteranos e calouros, e pretende alcançar ainda mais alunos.
A razão de ser do programa é promover a integração entre alunos e universidade por meio do recurso da mentoria acadêmica durante o primeiro ano de graduação dos calouros. E para isso, possui os seguintes objetivos:
- Acompanhar os primeiros passos dos alunos
- Estimular a formação de grupos
- Instigar a busca por melhor aproveitamento acadêmico
- Orientar sobre funcionamento da Instituição
- Construir novos saberes a partir das inter-relações
- Diminuir o anonimato acadêmico
A busca por tais propósitos ajuda o calouro a superar as dificuldades iniciais da faculdade de Odontologia ou de outro curso de graduação disponível na universidade.
O veterano possui um papel central no desenvolvimento da mentoria, pois é ele quem atuará diretamente como mentor de um grupo de calouros.
Benefícios de ser mentor
Como mentor no Programa Mentoria Unit, o aluno veterano será responsável por integrar os novos alunos na universidade por meio de atividades que apresentem a instituição, as diversas possibilidades na graduação e estimule a participação na vida acadêmica.
Para tanto, é necessário ser uma pessoa que goste de se comunicar, conheça os processos acadêmicos e os projetos de extensão da universidade e, principalmente, deseja desenvolver sua liderança como ferramenta para o crescimento de seus pares.
Com orientação de professores coordenadores, o veterano vai adquirir e aprimorar habilidades de relacionamento humanizado, de recepção e integração de pessoas, com respeito a diversidade e as particularidades de cada indivíduo.
Além disso, saber usar o seu conhecimento como ferramenta para outras pessoas é um dos aprendizados mais valiosos como mentor. É muito comum encontrar pessoas que possuem muita experiência, mas não sabem como fazer dela um benefício ao próximo.
Essa habilidade é o que diferencia os bons líderes. Cada integrante de um grupo possui sua particularidade e compreende as coisas ao seu modo, por isso, saber como adaptar a sua experiência de maneiras diferentes é fundamental para alcançar a todos no grupo.
Vejamos outras competências adquiridas como mentor.
Gestão de conflitos
Quando falamos em liderar e integrar pessoas, é preciso que exista um ambiente adequado e receptivo, em que as individualidades sejam respeitadas e todos se sintam parte importante do grupo.
Essa gestão do espaço é primordial para a integração do calouro na universidade. Com tantas novidades e a euforia de todos, o mentor aprenderá a gerir esse grupo, estimulando o respeito e a empatia entre todas as partes.
Planejamento estratégico
Para alcançar as metas estipuladas em qualquer tipo de projeto é fundamental elaborar um plano de trabalho com etapas factíveis e que contribuam para o objetivo final, utilizando os pontos fortes de cada membro da equipe.
E agindo em conjunto com os professores na organização do planejamento de ações da mentoria, o veterano aprende na prática como é o processo de criação estratégica.
Formação de talentos
É muito comum que as pessoas não percebam que possuem grande aptidão para determinadas tarefas, sendo necessário um estímulo externo para fazê-las compreender.
Ajudar os calouros a perceber o seus próprios talentos é uma tarefa recorrente do mentor, pois é comum que os ingressantes ainda não percebam o seu próprio talento para uma área específica da graduação.
Participar do Programa Mentoria Unit é uma oportunidade de contribuir positivamente na vida de outras pessoas e de aprender na prática a exercer a sua liderança.
E se você ficou interessado em saber mais sobre o universo da mentoria, confira o nosso artigo sobre o que é mentoring e conheça mais dessa profissão que está sendo cada vez mais procurada.
Leia mais:
Você precisa de algum tipo de mentoria?
Programa de mentoria: entenda como funciona
Descubra como ser um mentor na Unit
O que é mentoria de carreira?