O profissional de Design de Interiores é responsável por desempenhar atividades no projeto e planejamento de ambientes, com intuito de atender às necessidades do contratante, no que diz respeito ao conforto, estética e segurança desses espaços. O curso de Design de Interiores faz parte da categoria de tecnólogo, na qual o profissional realiza uma graduação na área com a duração média de 2 anos.
Essa profissão de tecnólogo em Design de Interiores está cada vez mais em alta e foi regulamentada, em 2016, mediante uma lei federal que listou as atribuições e responsabilidades do profissional, delimitando e garantindo o seu espaço no mercado de trabalho.
Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Designer de interiores, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.
O profissional de designer de interiores pode atuar em seu próprio escritório, em parceria com outros profissionais ou trabalhar em incorporadoras e construtoras, além de terem espaços de trabalho na indústria do entretenimento, com a parte de design como cenários, cidades cenográficas, eventos, indústria de móveis, entre outros.
Dentre as principais e promissoras áreas de atuação, tem-se:
Decoração e Paisagismo - O designer pode cuidar da mobília, da escolha do material do revestimento das paredes, das cores do ambiente, dos acessórios e da forma como serão distribuídos no local escolhido pelo cliente. Partes como deck, piscina, jardim e quintal podem fazer parte do projeto do designer, ampliando ao paisagismo a sua atuação.
Consultoria - O designer de interiores pode trabalhar com consultoria especializada para clientes de escritórios de arquitetura, imobiliárias, construtoras, incorporadoras e até mesmo em lojas de móveis ou materiais para acabamento.
Desenho de móveis – Desenhar o mobiliário é uma boa opção para o designer que gosta de criar suas próprias peças. É possível trabalhar com desenho de móveis por conta própria, caso tenha seu escritório, ou para empresas de mobília.
Eventos - O designer pode montar ambientes em diferentes tipos de eventos, cuidando da decoração, do sistema de iluminação e de som, trazendo para o espaço a identidade do cliente. Atividades como em Coquetéis, lançamentos, formaturas, casamentos e eventos corporativos são eventos que dão diferentes possibilidades de atuação para o designer de interiores.
Set Design - A produção de cenários para televisão, teatro, cinema ou fotografia é uma possibilidade de trabalho para o designer de interiores. A área é conhecida como set design.
A graduação em Design de Interiores fornece ao aluno conhecimentos técnicos, sociais, culturais, estéticos e artísticos, com o objetivo de formar um profissional completo e multidisciplinar. Dessa forma, o curso de Design de Interiores oferece ao estudante uma formação voltada para a prática, pensando no mercado de trabalho, sem deixar de lado o conteúdo humanístico.
A distribuição dos conteúdos entre teoria e prática e a ênfase em determinadas áreas, assim como duração da graduação, pode variar conforme a instituição. Logo, em algumas universidades o curso tem duração de dois anos, enquanto outras em dois anos e meio.
A grade curricular do curso de Design de Interiores é projetada para fornecer aos alunos uma ampla gama de conhecimentos e habilidades necessárias para atuarem nessa área criativa e técnica. Clique aqui para conhecer a matriz curricular completa da graduação em Design de Interiores da Unit.
O curso de Design de Interiores pode ser encontrado na UNIT, que é uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.
Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.
Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.
Portanto, quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!
A profissão de tecnólogo em Design de Interiores tem sido cada vez mais reconhecida. Em 2016, essa profissão foi regulamentada mediante uma lei federal que listou as atribuições e responsabilidades do profissional, delimitando e garantindo o seu espaço no mercado de trabalho.
O curso de Design de Interiores da Unit foi criado para formar profissionais aptos a planejar e projetar espaços internos, compreendendo a importância de respeitar as necessidades do cliente e de quem circula por ele, com segurança, autonomia e funcionalidade.
Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!