O Designer Gráfico é o profissional responsável pela criação de artes e designs para plataformas tradicionais e digitais. O crescimento no setor digital aponta que essa área é bastante promissora, pois novas oportunidades estão surgindo com o avanço tecnológico.
Na prática o designer gráfico é responsável por criar a parte visual de materiais como sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, campanhas e logotipos. Esse profissional também está envolvido na diagramação de jornais e revistas, bem como na criação de infográficos e no desenvolvimento de animações, ou seja, atua transformando as ideias em imagens e formas concretas.
Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Designer gráfico, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.
Atualmente, o mercado de trabalho para a profissão de designer gráfico tem se mostrado bastante em alta, principalmente, no contexto digital por conta do comércio eletrônico e a interface com o usuário. O trabalho de um designer gráfico constitui a produção de peças de comunicação visual e pela formulação de layouts.
O designer gráfico pode atuar em agências de publicidade e propaganda, produtoras de vídeo e cinema, veículos jornalísticos, empresas desenvolvedoras de sistemas e aplicativos, em departamentos de comunicação e marketing de organizações de diversos setores, trabalhar em órgãos públicos, ONGs, ou atuar de forma autônoma, como freelancer.
Como a profissão de designer gráfico não é regulamentada, não existe um piso salarial para a categoria. Segundo o site do Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial nacional de um designer gráfico é de R$2.000,00.
As áreas de atuação e mercado de trabalho de Design Gráfico são variadas e as possibilidades são múltiplas. Cabe ao profissional escolher a que tem maior afinidade e grau de especialização.
O designer gráfico tem várias possibilidades de trabalho, sendo algumas delas:
Setores de marketing;
Agências de publicidades;
Estúdios de Design;
Produtoras audiovisuais e emissoras de TV;
Gráficas;
Algumas das principais atividades desempenhadas por um designer gráfico são:
Criação e produção de animações para o meio digital.
Criação de logotipos, marcas e embalagens.
Definição da aparência e formato de páginas de jornal e revistas (cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel).
Criação visual de sites, blogs, banners para a internet.
Planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a Televisão.
Na área de Design de Produtos: desenhando novos produtos para diversas áreas, levando em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários do objeto.
Esse profissional pode ainda desenhar móveis, jóias, vestuário, equipamentos médicos e odontológicos, peças para maquinário industrial, eletrodomésticos, entre outros.
Existem dois tipos de modalidade de curso superior em Design Gráfico:
Bacharelado: com duração de 4 anos e formação generalista.
Tecnológico: com duração de 2 anos e formação mais focada nas necessidades do mercado de trabalho.
No decorrer da graduação, independentemente se é bacharelado ou tecnológico, o estudante de Design Gráfico tem contato com disciplinas teóricas, como História da Arte e Teoria da Comunicação, e disciplinas direcionadas à prática da profissão, como Composição Gráfica, Fotografia e Produção Gráfica. Por fim, a realização de estágios supervisionados na área e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O currículo programático do curso de Design Gráfico varia de acordo com o grau conferido, podendo ser tecnólogo ou bacharel e também com relação a instituição de ensino. Seguem abaixo, algumas disciplinas que costumam fazer parte do curso de Design Gráfico:
Análise Textual;
Composição e Projeto Gráfico;
Computação Gráfica;
Comunicação Aplicada;
Comunicação Editorial;
Desenho Artístico;
Desenho Vetorial;
Desenvolvimento de Embalagens;
Estética;
Ética e Legislação;
Fotografia;
História da Arte;
Ilustração;
Legislação e Ética;
Modelagem 3D;
Planejamento Estratégico;
Princípios de Sistemas de Informação;
Produção Gráfica;
Publicações para Web;
Registro Visual e Sonoro;
Sinalização e Mídia Exterior;
Teoria das Cores;
Teorias e Técnicas da Comunicação;
Tipografia;
Usabilidade.
Onde estudar Design Gráfico
O curso de Design gráfico pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).
A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com os melhores cursos de mestrado e doutorado do país.
Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.
Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.
Ou seja, quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!
Design gráfico é a profissão responsável por planejar elementos visuais com uma finalidade comunicativa. Esse planejamento pode ter aplicação a diversas finalidades, como ao Design Editorial, games, animações, vídeos, embalagens, sinalizações, marcas e tantos outros projetos voltados para comunicação.
O curso de Design Gráfico da Unit foi elaborado pensando na capacitação de profissionais da área, desde como a visão artística pode colaborar aos propósitos da comunicação até omanuseio das mais diversas formas de expressão, como computação gráfica, ilustração, tipografia e outras técnicas.
Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!