Escolher qual faculdade fazer é uma decisão importante e que pode causar muitas dúvidas. Afinal, o resultado dessa escolha vai guiar não somente alguns anos da sua vida enquanto estiver na faculdade, mas também guiará a construção da sua carreira profissional.
Se você ainda se questiona sobre qual profissão seguir, veio ao lugar certo. Listamos aqui algumas questões que devem ser analisadas antes de escolher o curso de graduação. Continue lendo e saiba como descobrir qual a melhor opção para o seu perfil!
Testes vocacionais
O teste vocacional é uma ferramenta que tem como objetivo ajudar uma pessoa a escolher o curso de graduação ideal para o seu perfil. No entanto, é preciso que você saiba que existem diferentes tipos de testes disponíveis.
Na internet, existem diversas avaliações rápidas que se apresentam como testes vocacionais. Porém, os mais confiáveis são aqueles aplicados por profissionais de orientação profissional, muitas vezes psicólogos.
Além disso, saiba que essa ferramenta, por si só, não vai determinar qual carreira você deve seguir, mas pode ser importante para se conhecer melhor.
Preferências pessoais
Para escolher um curso de graduação, é muito importante considerar suas preferências pessoais. E isso significa ir muito além das disciplinas que você mais gostava na escola.
Além de saber quais áreas mais te atraem ou aquelas que não quer de jeito nenhum, você também pode se fazer outras perguntas:
- Qual a rotina de trabalho que você gostaria de ter?
- Você prefere ter uma carreira em que possa usar suas habilidades?
- Sua prioridade é ter maior retorno financeiro?
É muito importante combinar as características da carreira com seus interesses e com o estilo de vida que deseja obter.
Habilidades pessoais
Além das suas preferências, você também pode considerar quais habilidades possui antes de escolher qual faculdade fazer. Por exemplo:
- Você lida bem com pessoas?
- Gosta de tecnologia?
- Prefere trabalhar em equipe ou sozinho?
- Tem boa capacidade para resolver problemas complexos?
- Prefere trabalhos mais abstratos ou mais concretos?
Todas essas questões podem ajudar na hora de decidir a profissão.
No mais, recorde situações que já viveu, analise o que você fez com facilidade, o que foi muito difícil de realizar e busque formas de desenvolver habilidades para atuar na área que deseja!
Mercado de trabalho
Depois de analisar suas características pessoais, desde as preferências até as habilidades, é hora de ver como está o mercado de trabalho. Essa ação também é muito importante para escolher curso de graduação.
Em primeiro lugar, você precisa conhecer as profissões e suas rotinas para reconhecer quais delas se relacionam com os interesses e habilidades que identificou anteriormente.
Em seguida, você também deve verificar como está a empregabilidade nessas carreiras. Descubra quais são as possibilidades de emprego e a média salarial.
Buscar orientação de carreira também é uma boa opção
Como você pode perceber, para escolher curso de graduação, autoconhecimento e pesquisa sobre o mercado de trabalho são fundamentais.
Reflita com cuidado sobre quais são suas preferências e habilidades e, se preciso, conte com orientação profissional para isso. Depois, não esqueça de buscar informações sobre as profissões antes de fazer sua escolha.
Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seu amigos a escolherem qual curso fazer!
Leia também:
Como escolher uma faculdade e estudar para o vestibular?
Fazer faculdade a distância vale a pena?
7 aplicativos para estudar para o vestibular