Se você já pensou em uma forma de ganhar dinheiro online ou começar um negócio sem sair de casa, então você já pensou em se tornar um empreendedor digital.
Essa área é antiga e nova ao mesmo tempo, o empreendedorismo digital surgiu junto com a Internet em 70, porém com o passar dos anos essa forma de negócio alcançou um patamar diferente. Conheça um pouco mais sobre essa área a seguir.
De forma mais direta o empreendedorismo digital trata-se de uma modelo de arranjo de negócios onde um produto será negociado de forma online. Assim o empreendedor em questão pode trabalhar vendendo seu próprio produto ou fazer a revenda de terceiros, por meio de blogs, sites, plataformas específicas.
Saiba também, que o empreendedorismo digital é uma área de inovação, para criar novos negócios de forma mais simples, ágil e barata.
Vale ressaltar que o empreendedor digital pode trabalhar com seu próprio produto/serviços online, através de sites, blogs, plataformas, redes sociais e entre outros.
Alguns exemplos de negócios digitais são blogs, canais no YouTube, e-commerces, e cursos online. Esses por sua vez são subdivididos em algumas áreas de atuação do empreendedor digital, são elas:
A opção de produção trata-se de na verdade de um grande leque de opções, dentre os meios para a produção de conteúdo destacam-se plataformas como os podcast, blogs, e-books, cursos.
Um exemplo de como isso pode funcionar é os produtores de conteúdos focados em plataformas como o YouTube, no Brasil temos o grande exemplo da produtora de conteúdo Dia studios, que conta com diversos influencers sob seu selo.
Esse modelo é tão diverso que além da produção de vídeos pode haver a criação de pacotes de conteúdos exclusivos, isso funciona como um tipo de patrocínio.
Marketing de afiliados
Existe a possibilidade de trabalhar na venda de produtos de terceiros, isso é chamado de marketing de afiliados, aqui o empreendedor vai fazer o lucro por meio do percentual de vendas, a cada produto vendido uma porcentagem é sua.
Uma maneira mais fácil de compreender como isso funciona na prática, são os sites que vendem cursos online, a cada matrícula feita o dono da plataforma fatura uma parte e o indivíduo que fornece o curso fatura o restante.
Sem dúvidas o E-commerce é a forma mais conhecida de empreendedorismo digital. É aqui que se encaixam as lojas virtuais.
Pode haver diversos nichos de lojas, pode ir de vendas de roupas até a venda de produtos alimentícios. O principal atrativo aqui é a facilidade de iniciar o comércio, já que o espaço de venda é virtual, iniciar um negócio só precisa do produto, e um computador.
Se você tem um bom número de seguidores, e um bom número de engajamento em suas redes sociais, isso pode gerar uma influência sobre a opinião dos outros, logo você pode se chamar de influencer.
Assim você pode usar sua influência para fechar parcerias com marcas, produtos e serviços que possam interessar seus seguidores, assim você pode vender a sua influência.
O streamer é um nicho bastante crescendo bastante nos últimos anos, um grande exemplo disso temos o Casimiro, um streamer renomado no Brasil.
A forma de operação é bastante similar ao do influencer, porém aqui o processo ocorre no ao vivo, em plataformas como a twitch. Além disso, boa parte da renda dos streamers vem das doações ao vivo e do pacote de assinatura ao vivo, além dos contratos publicitários.
O local de atuação do empreendedor digital é auto explicativo, porém é preciso compreender como funciona esse meio inovador. Como trata-se de um meio online, utiliza-se principalmente de canais digitais para a conquista do público alvo. A exemplo disso temos o empreendedorismo por meio da criação de vídeos e conteúdos digitais, aqui o empreendedor pode vender um infoproduto por meio de cursos online, pré gravados por exemplo.
Ainda na linha de empreendedorismo através de vendas de vídeos, existem plataformas específicas para venda desses produtos, como o hotmart, lá você irá contar com uma audiência fixa do site. Porém o lucro das vendas deve ser repartido, já que funciona como um tipo de pagamento pelo espaço utilizado.
O curso de empreendedorismo digital da Unit, trata-se de um curso tecnológico, ou seja, de breve duração, com duração média de quatro semestres, dois anos. Trata-se de um curso operado de forma 100% online, e conta com uma plataforma avançada de para a ministração de aulas, o AVA, lá o aluno pode fazer suas atividades e assistir as aulas de forma síncrona e assíncrona, assim flexibilizando o processo de aprendizagem.
A matriz curricular do curso de Empreendedorismo digital da UNIT é composta pelas seguintes disciplinas:
Ao pensar em empreender digitalmente é comum surgir dúvidas em relação ao em inúmeras questões técnicas em relação ao modo de administração do próprio negócio. A Unit tem o objetivo de formar profissionais altamente capacitados a atuar no âmbito de desenvolvimento de empreendimentos visionários, além de preparar o aluno para gerir seu próprio, a Unit oferece uma grade que auxilie o profissional na prestação de serviços de consultoria também.
O profissional formado na Unit pode sair do curso tecnológico com seu empreendimento digital totalmente formado com o auxílio da instituição.