E se eu te disser que existe um método efetivo de estudar para o vestibular e absorver o conteúdo com mais eficiência?
O nome é Engenharia Reversa. Guarde esse nome, porque ele vai mudar a forma com que você encara seus estudos!
Estudar para o vestibular é um desafio para milhões de pessoas que almejam uma vaga no Ensino Superior.
A prova é necessária para que o estudante comprove que adquiriu o conhecimento necessário para o desafio da faculdade.
Afinal, se o estudante não sabe o básico, ele não terá o necessário para aprender ciências complexas e específicas na graduação. E é aqui que entra a Engenharia Reversa.
A técnica de Engenharia Reversa consiste no estudo a partir da resolução de questões. É reversa porque o sistema de estudos tradicional nos ensina a estudar o conteúdo para posteriormente “testá-lo” a partir das questões.
A trajetória de estudos para o vestibular é objeto de dificuldade para muitos, principalmente com relação ao planejamento, foco e objetividade.
Em meio a tanto conteúdo, às vezes fica difícil saber até por onde começar. Essa técnica vem para corrigir esse problema e manter o foco no resultado.
A vantagem da Engenharia Reversa é que ela permite dominar a prova específica que será prestada, permitindo o estudo da teoria de forma direcionada e otimizada na resolução da questão, afinal é isso que interessa.
O estudo deve ser detalhado, compreendendo o enunciado e cada alternativa.
Com a análise completa da questão e suas alternativas, ainda que o estudante erre, é possível que ele compreenda o que errou e o que precisa saber para não errar.
É aí que está o segredo, já que o foco do estudo passa a ser mais objetivo com o treinamento para acertar a questão.
Antes de estudar o conteúdo e realizar a revisão, vá direto para a resolução das questões. Para isso existe o banco de questões do Enem que vai treinar a cabeça para a resolução de problemas e para a assertividade na resolução da prova.
A técnica de Engenharia Reversa não é indicada para estudantes iniciantes.
É indicada para alunos que já aprenderam o conteúdo e estão no processo de revisão e de especialização em uma prova específica, como é o caso dos vestibulares e dos concursos públicos.
Para quem vai aprender pela primeira vez, é indicado a assimilação do conteúdo por meio das aulas com professores, o uso de livros digitais e materiais de apoio e resolução das questões.
O sucesso no vestibular depende muito mais do conhecimento da prova, dos macetes, do conhecimento das questões do que do conhecimento apenas do conteúdo. Nesse sentido, as vantagens do estudo por questões são:
Técnicas e métodos de estudos são sempre bem-vindos e varia de pessoa para pessoa e os objetivos de cada um. Mas nós alertamos: não existe fórmula mágica.
O que existe é comprometimento, planejamento e eficiência. Essa é a forma mais prática e ágil de alcançar a tão sonhada vaga no ensino superior. Vai que dá!
Baixe o e-book "Segredos da organização pessoal para estudar para o vestibular". Basta preencher o formulário desta página.
5 aplicativos para organizar seus estudos
Como devo estudar para a prova do vestibular?