Desde antes de Cristo, o petróleo já era utilizado por pessoas em vários locais do mundo para os mais diversos fins, todavia, a utilização desse óleo nas indústrias é recente (datada no século XIX). Nos dias de hoje esse óleo é a fonte de energia mais utilizada na maioria dos países.
Através do petróleo muitos produtos importantes são gerados como a gasolina automotiva, óleo diesel, lubrificantes, gás natural veicular (GNV), gás liquefeito de petróleo (GLP), plástico, cosméticos e ainda alguns alimentos industrializados.
Devido a relevância desse produto, a área da Engenharia de Petróleo tem atraído muitas pessoas para realizarem um curso superior no ramo.
Durante essa graduação, que tem titulação de bacharelado, o estudante é qualificado para associar técnicas da engenharia aos conhecimentos técnicos em geologia e mineração, atuando, assim, diretamente na exploração de jazidas de petróleo e gás natural.
Diante da importância do petróleo nos dias de hoje, convém conhecer um pouco mais acerca da profissão de Engenheiro de Petróleo, bem como sobre a graduação e a grade curricular do curso.
O engenheiro de petróleo é um profissional que atua no processo de produção de petróleo, gás natural e biocombustível, envolvendo-se não só nas etapas de exploração de poços e jazidas, como também na comercialização do produto.
Outra responsabilidade desse profissional é o planejamento e administração da produção desses recursos de maneira segura e sustentável, visando evitar quaisquer incidentes, como vazamentos e explosões nas plataformas, por exemplo.
Além disso, o trabalho do engenheiro de petróleo pode ser requisitado em empresas que exploram petróleo, prestando consultoria e fiscalizando o cumprimento da legislação do setor para auxiliar seus clientes.
Esse profissional atua através dos conhecimentos provenientes não só da engenharia, mas também de outras áreas importantes como a geologia e mineração em refinarias, petrolíferas, indústrias petroquímicas e plataformas marítimas.
O curso superior de Engenharia de Petróleo é oferecido em grau de bacharelado e possui duração média de cinco anos.
Essa graduação associa as técnicas da Engenharia aos conhecimentos de Geologia e Mineração, por meio de matérias teóricas e atividades práticas. Nos anos finais do curso são abordados conhecimentos mais específicos da área de exploração do Petróleo e Gás, através de disciplinas como:
Vale mencionar que também existe a possibilidade de ingressar nessa carreira mediante a formação em curso superior de Tecnologia em Petróleo e Gás que possui duração mais curta, cerca de dois anos e meio.
A formação em Engenharia de Petróleo qualifica os estudantes para planejar e gerenciar os processos que envolvem a extração e produção da indústria, bem como trabalhar na distribuição dos produtos e derivados, atentando-se, sempre, à preservação do meio ambiente.
O curso de Engenharia do Petróleo possui afinidade com as Ciências Exatas, uma vez que a maioria das disciplinas envolvem Cálculo, Matemática, Estatística, Física e Química.
Nesse sentido, confira aqui as principais matérias são encontradas na grade curricular do curso de graduação em Engenharia de Petróleo da Unit.
O curso de Engenharia de Petróleo pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).
A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.
Dessa forma, essa instituição tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.
Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade, intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.
O curso de Engenharia de Petróleo da Unit possui duração de 5 anos. Durante esse tempo o estudante adquire conhecimento acerca das etapas dos processos de extração e beneficiamento de petróleo e gás, através de uma formação multidisciplinar que alia aulas teóricas e práticas, capacitando-o para atuar nos mais diversos ramos da exploração de petróleo.
No fim da graduação, o aluno está capacitado para trabalhar em muitos segmentos do mercado de petróleo como perfuração de poços, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, bem como poderá atuar com biocombustíveis, visando desenvolver fontes alternativas de energia.
A infraestrutura do curso dispõe de laboratórios que são fundamentais para que o profissional tenha uma formação mais sólida, pois proporciona experiências práticas.
Dessa forma, infere-se que o curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Tiradentes oferece todas as ferramentas necessárias para a formação de um engenheiro com as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, qualificando-o para resolver problemas e aprimorar os processos nas indústrias do petróleo e do gás natural.
Portanto, não perca tempo! Se matricule já no curso e venha ser um aluno da UNIT! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você!