O Engenheiro de Produção é o responsável por realizar mudanças nos processos de produção, através das suas observações das falhas e da falta de rentabilidade das etapas.
Com a finalidade de contribuir com a otimização do tempo e da produtividade, visto que sua visão é diferente do restante dos colaboradores.
Ou seja, são capazes de ter uma perspectiva ampla do que está ocorrendo na empresa ou indústria e instruir quais são os passos necessários para o seu aperfeiçoamento.
Por sua atuação proporciona diversas formas de ser realizada, permite que estejam vinculados a vários segmentos.
Nesse sentido, o número de vagas de emprego para essas áreas não deixa a desejar, permitindo facilidade aos seus estudantes ao sair da faculdade já conseguir um espaço no mercado.
Principalmente, no segmento alimentício e logístico esses profissionais estão sendo mais solicitados, por causa do meio competitivo.
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas e indústrias tentam criar estratégias para aumentar seu número de produtividade e se manterem à frente.
Por essa razão os Engenheiros de Produção vão avaliar todas as operações, desde a parte administrativa até às trocas com os clientes. Na perspectiva de avaliar o que os clientes estão desejando da empresa.
Dessa forma, podem criar estratégias voltadas para o crescimento empresarial, um dos fatores que também está colaborando com o crescimento da Engenharia de produção, é a tecnologia.
Uma vez que muitas organizações estão implantando equipamentos, sistemas bons que podem otimizar a produção e consequentemente colaborar com o desenvolvimento da empresa.
Para que sejam usados com uma finalidade própria e realmente sejam capazes de desempenhar o que precisa ser feito, o Engenheiro de Produção vai comandar como esses dispositivos devem ser utilizados.
Portanto, para a tecnologia colaborar realmente com a otimização dos produtos e serviços, ainda é necessário o desempenho desses profissionais para que a empresa cresça.
Em alguns ambientes é mais comum encontrar os Engenheiros de Produção, já que suas funções são imprescindíveis para determinados lugares, como:
Quando o Engenheiro de Produção atua no banco é para verificar se os serviços prestados estão colaborando para a satisfação do cliente.
Ao que se diz respeito o Engenheiro de Produção no hospital é para assegurar que as rotinas administrativas estão de acordo com um bom funcionamento promovendo o bem-estar.
A Engenharia de Produção permite aos seus profissionais um olhar clínico voltado para a empresa, conseguindo encontrar meios para otimização da produção e dos processos e sistemas de todos os setores.
Ou seja, vai ser o responsável pelo gerenciamento de materiais e recursos, podendo ser humanos ou financeiro. Diante disso, há algumas áreas de atuação, como:
Operações e Processos da Produção
Seu foco é para os projetos, operações e aperfeiçoamento dos sistemas que estão envolvidos na criação do produto, sendo eles bens ou serviços. Utilizando de modelos matemáticos processados computacionalmente.
Realizando as seguintes funções:
Logística
O objetivo de atuação dos Engenheiros de Produção na logística é acompanhar o transporte e movimentação do estoque, também verificar quais são os produtos que estão ainda sendo armazenados e o tempo
Colaborando para reduzir o custo e garantir a disponibilidade do produto, atendendo a demanda. Basicamente são responsáveis por:
Gestão de Qualidade
Juntamente com a equipe técnica dos processos de qualidade, vai supervisionar como anda a qualidade dos produtos produzidos.
Além disso é o responsável por comandar como deverá ser a ação da equipe, a respeito sobre:
Gestão de Produto
Essa é uma função que envolve seu engajamento com o departamento de marketing, pois vai cooperar com o planejamento e o designer do produto, apontando quais são os meios que podem atrair o cliente.
Em resumo, assumir um papel importantíssimo para a confecção de embalagens e nas campanhas publicitárias, ajudando o departamento de marketing a entender melhor do produto ou serviço oferecido.
O Engenheiro de Produção desempenha um papel importante para o crescimento do negócio, visando estratégias que possam aumentar o número de produtividade com qualidade e assim se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Por essa razão, é esperado que sejam atentos ao que ocorre em todas etapas do produto e tenha uma visão analítica da situação, sendo capaz de formular de maneira clara o que está ocorrendo e tomar medidas de acordo com suas observações.
Como também a comunicação é um dos aliados para um bom desempenho nessa função, visto que vai liderar uma equipe técnica, principalmente da gestão de qualidade, precisa saber dar ordens de maneira objetiva e simples, para que todos possam compreender.
Além disso, devem buscar especializações e permanecer atualizados com as novidades do mercado, principalmente quando se trata de tecnologias, pois muitos equipamentos e sistemas estão surgindo.
O curso de Engenharia de Produção pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD. A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.
O curso de Engenharia de Produção é voltado para o ensino de sistemas de produção, tanto para bens quanto para serviço, orientando os seus alunos sobre as funções que deverão ser realizadas por eles.
As aulas são apresentadas em uma plataforma digital (AVA) também contendo apostilas e questionários, atualizados sobre a realidade da profissão.
Além disso, é disponível ao aluno videoconferência com os tutores e colegas para tirar dúvidas e um momento de aprendizado e consequentemente formar uma rede de contato. A ida a instituição no final do período, somente para a realização das provas.