O curso de Engenharia Mecânica é um dos mais procurados entre as engenharias por ser área que associa os conhecimentos universais da matemática e da física, além de matérias abrangentes, proporcionando ao estudante uma formação generalista, a fim de que o profissional atue em diferentes áreas da indústria.
Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Engenheiro mecânico, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.
Como é a profissão de Engenheiro Mecânico
O trabalho do engenheiro mecânico diz respeito a atuar na projeção, no desenvolvimento e na supervisão de sistemas mecânicos diversos, como por exemplo, em máquinas e equipamentos de todos os tipos, os quais podem ser destinados tanto ao uso industrial quanto ao uso pessoal.
A atuação no mercado de trabalho para engenheiros mecânicos é bastante vasta e pode ocorrer em diferentes áreas que vão desde a construção de projetos e ferramentas ou até mesmo a construção de fábricas e usinas, a exemplo desses ramos de trabalho tem-se:
- Indústrias de base (mecânicas, petroquímicas, siderúrgicas, energia etc.);
- Indústrias de produtos ao consumidor como setor de refrigeração e automobilístico;
- Hospitais e clínicas biomédicas;
- Empresas de instalações e prestação de serviços;
- Centros de pesquisa;
- Setor público (órgãos ligados à Ciência e Tecnologia);
- Escritórios de consultoria para projetos industriais;
- Desenvolvimento de máquinas, equipamentos e processos produtivos;
- Supervisão da operação de equipamentos industriais;
- Gerenciamento de linhas de montagem, aperfeiçoamento e racionalização de processos de produção em busca de mais produtividade com segurança;
- Marketing e venda especializada de equipamentos e aeronaves, por exemplo;
- Pesquisa em biociências, projetos de biomecânica, mecânica nos esportes, reabilitação, criação e manutenção de equipamentos biomédicos.
Como é o curso de Engenharia Mecânica
A graduação em Engenharia Mecânica é do tipo bacharelado com duração média de cinco anos e é uma graduação de turno integral que proporciona ao estudante uma formação generalista, a fim de que o profissional atue em diferentes áreas da indústria.
O curso de engenharia mecânica aborda temáticas que dizem respeito a criação e a projeção de equipamentos dos mais variados setores, como motores de carros, sistemas biomédicos, turbinas de aviões, mecanismos de armazenamento, de distribuição de energia elétrica e outros.
Ao longo do curso de Engenharia Mecânica, o aluno inicia com os conteúdos básicos das Exatas, como exemplo:
- Cálculo;
- Física;
- Química;
- Informática;
- Desenho.
E, ainda nos primeiros anos, terá contato com os conteúdos específicos da Mecânica:
- Termodinâmica;
- Mecânica dos Sólidos;
- Aerodinâmica;
- Robótica;
- Motores de Combustão, entre outras.
Além de toda essa parte teórica, o aluno também realiza várias atividades práticas em laboratório.
O currículo do curso de Engenharia Mecânica prepara o aluno para ser também gestor de cadeias produtivas nas indústrias. Para isso, são apresentados conteúdos de Administração, Gestão Ambiental, Qualidade, Economia, Finanças e Planejamento de Negócios.
Ao final do curso, o estudante faz o estágio supervisionado obrigatório, onde irá continuar a aplicar na prática tudo aquilo que está aprendendo com os projetos da graduação. Para concluir a formação, o estudante deve realizar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Onde estudar Engenharia Mecânica
O curso de Engenharia Mecânica pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.
Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.
Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.
Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!
Curso de Engenharia Mecânica da Unit
O curso de Engenharia Mecânica da Unit prepara o futuro profissional para projetar, construir e manter sistemas mecânicos, utilizando energias de diferentes fontes: térmica, de fluxo, elétrica etc. A partir de diversas vivências profissionais ao longo do curso, é possível desenvolver as competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho.
O engenheiro mecânico é o profissional que está à frente dos projetos, produções e manutenções que requerem sistemas mecânicos, como motores (automóveis, aviões, navios, usinas, entre outros exemplos).
Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!