De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), em 2020 a expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos. Diante disso, a presença da Gerontologia e Bem-estar é crucial, já que é a área responsável por estudar as etapas do envelhecimento e seus aspectos.
Após essas observações, é mais fácil desenvolver meios para promover qualidade de vida cada vez maior aos idosos, ao mesmo tempo que buscam mantê-los em uma vida ativa.Esses profissionais podem estar atuando a serviço do governo ou de redes privadas.
Com o número de idosos crescendo, hospitais, casas de apoio e centros de pesquisas estão buscando mais profissionais qualificados da área, com a intenção de suprir a demanda que tem.
Como está o mercado de trabalho em Gerontologia e Bem-Estar
Ao passo que a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando, a área de Gerontologia e Bem-estar ganha mais espaço e ênfase no mercado de trabalho. Diante da larga demanda, a facilidade de empregabilidade direcionada a esses profissionais também acompanha esse crescimento.
Além disso, a população, principalmente os idosos, estão se conscientizando em viver a terceira idade de forma ativa e saudável. Por isso, os profissionais desse ramo estão sendo cada vez mais procurados e a sua presença em ambientes que atendem os idosos tem sido mais pertinente.
Ao decorrer do tempo, o número de pessoas que vão procurar essa área para se especializar vai ser maior, visto que é uma das profissões do futuro. Por isso quanto mais rápido garantir sua formação nela, melhor ainda.
Quem se forma em Gerontologia e Bem-Estar trabalha onde
A Gerontologia e Bem-estar pode estar presente em todo ambiente que busca promover qualidade de vida aos idosos. Veja quais são:
- Centros de apoio;
- Hospitais;
- Clínicas;
- Instituições de ensino.
Também têm aqueles que podem optar por prestar consultorias, tanto ao idoso quanto à família, ajudando a encarar essa nova fase da vida.
Principais áreas de atuação de Gerontologia e Bem-Estar
A Gerontologia e Bem-estar, como o próprio nome sugere, é a qualidade de vida dos idosos. Esses profissionais vão criar meios e estratégias que possam mantê-los ativos e participando da vida em comunidade. Confira algumas áreas de atuação:
Educação Comunitária
Seu objetivo principal é a inserção desses idosos na comunidade e, em alguns casos, ajudando-os a voltar a estudar, atuando no desenvolvimento de habilidades, como oficinas e cursos especializantes.
Assim, o idoso pode contribuir com a dinâmica social e ter um convívio ativo com outras pessoas que vão além do ciclo familiar.
Reabilitação
Alguns idosos, por vezes, sentem-se à margem da sociedade, já que muitos consideram-se fracos para ser independentes. Neste caso, o gerontólogo vai ajudá-lo a melhorar o condicionamento físico, auxiliando na procura de profissionais qualificados na área de educação física.
Pesquisa
Neste ramo, vai contribuir nos estudos relacionados ao envelhecimento, por exemplo na produção de medicamentos e nos hábitos alimentares, pois são fatores que possibilitam o crescimento da expectativa de vida.
Apoio Psicológico
Entrar em uma nova fase da vida não é algo fácil. Por isso, esse profissional vai colaborar para a entrada na terceira idade sem muitas cobranças e entendendo as transformações físicas e emocionais que podem causar.
No entanto, sua participação não é somente no início. Eles estarão presentes durante toda a jornada da terceira idade, como no processo de aceitação da perda da mobilidade, mortes de amigos, entre outros fatores recorrentes.
Ensino
Aqueles com afinidade com a licenciatura e que desejam estar em sala de aula podem optar por uma educação continuada e buscar especializações como: pós-graduação, mestrado e doutorado, possibilitando a inserção no ensino superior, além da participação ativa em pesquisas de campo relacionadas ao envelhecimento.
Perfil do profissional de Gerontologia e Bem-Estar
O profissional em Gerontologia e Bem-estar precisa de algumas características específicas para ter sucesso na carreira e mais facilidade ao executar suas funções.
Como vão lidar com pessoas que estão em processo de transição, estarão constantemente diante de alguns desafios, principalmente a falta de aceitação que os idosos podem ter em relação a nova modalidade de vida que precisam ter.
Por essa razão, sentem mais dificuldade em se adaptar à nova fase. Para amenizar essas situações, o gerontólogo precisa ser flexível e paciente para lidar com a teimosia. Além disso, é fundamental usar a comunicação a seu favor para convencer os idosos a adotar os métodos necessários e não se desleixar com os cuidados que devem ter.
Ou seja, estimular a procurar meios de permanecer ativo e contribuir com a sociedade, tendo uma vida saudável e significativa.
Curso de Gerontologia e Bem-Estar da Unit
O curso de Gerontologia e Bem-estar pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD. A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.
O curso de Gerontologia e Bem-Estar da Unit dispõe de grade curricular ampla, formada por matérias de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, disponibilizadas através de uma plataforma digital moderna.
Além disso, os estudantes têm acesso a materiais didáticos digitais atualizados, garantindo um maior aprofundamento dos conteúdos aprendidos.
Durante a graduação em EAD de Gerontologia e o Bem-estar, o aluno não precisa se locomover diariamente para a instituição, devendo fazer isso somente em dias de avaliação, ou seja, todo final de período. Isso garante que o estudante tenha controle de sua rotina, podendo se organizar com antecedência.
Além disso, oferece aos seus alunos videoconferências com os colegas de classe e com os tutores, com a intenção de aproximar os futuros colegas de profissão e, juntos, adquirirem mais aprendizados.