O foco de uma empresa está sempre direcionado em seu crescimento e em conquistar as maiores taxas de lucros, todos os setores estão empenhados nisso, cada um com uma estratégia relevante.
No entanto, no meio do caminho não se pode esquecer que a empresa é formada por pessoas e que os processos devem ser o mais humanizados para o bem-estar dos funcionários envolvidos.
Por isso o papel do Recursos Humanos é tão importante e seus profissionais são valorizados no mundo corporativo, buscando sempre o melhor resultado tanto para a empresa quanto para os empregados.
Está interessado nessa área? Continue sua leitura para saber as possibilidades de atuação, as tendências do mercado e o que a graduação de Gestão de Recursos Humanos tem a oferecer!
O que faz o profissional de Recursos Humanos
Dentre as principais atuações que o profissional irá desempenhar encontram-se liderança em equipes de trabalho, elaboração de estratégias de recursos humanos, consultorias e assessorias em diversas instituições, sejam públicas ou privadas.
Suas atividades estão relacionadas aos processos de:
- Contratação dos funcionários;
- Comunicação interna;
- Funções administrativas junto aos setores financeiros para pagamentos dos direitos do trabalhador;
- Eventos de integração e mediação de conflitos entre empregados.
Como cada empresa tem uma cultura organizacional diferente, e o egresso da graduação em gestão de recursos humanos deve criar soluções para cada situação, unindo o que foi aprendido na faculdade com o que melhor funciona como mecanismo interno da empresa em que atua.
Mercado de trabalho de Recursos Humanos
O profissional de Recursos Humanos tem sido cada vez mais valorizado dentro das organizações. Ele desempenha um papel estratégico, visando a melhor gestão dos empregados casando-a com a elevação da produtividade dentro da empresa.
A partir do bom trabalho desse setor, é possível ter funcionários competentes, satisfeitos com os cargos e atividades que exercem, com extensão para a melhor qualidade de vida de todos. O resultado é um trabalho bem desenvolvido, assiduidade e crescimento.
Toda empresa conta com um setor de RH, por isso a taxa de ocupação dessa profissão é boa no mercado. No entanto, as empresas que mais contratam o gestor de recursos humanos são as relacionadas à indústria, comércio e construção civil.
Curso de Gestão de Recursos Humanos
Para dar início a essa carreira, o primeiro passo é fazer uma graduação em Gestão de Recursos Humanos. A Unit oferece o curso com duração de dois anos, disponível na modalidade Tecnológica, com foco maior na prática do profissional no mercado de trabalho.
Sendo uma área multidisciplinar, o aluno encontra uma grade curricular completa, com disciplinas que envolvem comunicação, pedagogia, contabilidade, compreensão de cultura organizacional, gestão de pessoas, economia, e muito mais.
Entre as oportunidades que a instituição de ensino oferece estão estágios dentro da própria faculdade ou, ainda, em empresas parceiras e conveniadas para contribuir para que o aluno seja inserido rapidamente no mercado de trabalho.