Gestor Ambiental: atuação estratégica para sustentabilidade

Conheça um pouco sobre a Gestão Ambiental, profissão que preza pela boa utilização dos recursos naturais


O tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente está em constante crescimento na atualidade, com isso cresce o interesse de grandes empresas em associar sua imagem com sustentabilidade e outras pautas. Mas você sabe qual profissional é responsável por isso?

O gestor ambiental vai trabalhar justamente com essas temáticas visando administrar a exploração do meio ambiente de forma sustentável e menos nociva possível.

O que faz um Gestor ambiental

O gestor ambiental é um profissional que com o conhecimento sobre o bom uso dos recursos naturais visa manejar a utilização dos mesmos para gerar menos impacto ambiental. Dentro dessa área há outras 3 subdivisões muito importantes, que são a econômica, social e ambiental.

A atuação desse profissional vai estar ligada mais aos aspectos econômicos, visando que a exploração ambiental para tal finalidade seja a menos prejudicial possível.

Como e onde atua um Gestor ambiental

Devido a amplitude na gestão ambiental, o profissional formado na área, tem diversas oportunidades de área de atuação, são elas:

  • Recuperação de áreas degradadas
  • Certificação ambiental
  • Geoprocessamento
  • Educação Ambiental
  • Extração de recursos naturais
  • Elaboração de políticas públicas
  • Consultoria ambiental

Recuperação de áreas degradadas

A natureza vive e se recupera através de ciclos, em intervalos de tempo específicos, quando o mesmo não é respeitado ocorre a natureza fica prejudicada, diminui a biodiversidade e aumenta o custo operacional a longo prazo. A exemplo do impacto que a má preservação do meio ambiente pode causar, um local de área desmatada, pode custar 100 vezes mais caro, para o tratamento de água por exemplo.

Desse modo, torna-se evidente a necessidade de recuperar as áreas degradadas. Nessa forma de atuação o gestor ambiental vai trabalhar realizando pesquisas de campo para investigar a extensão de danos. A partir dos dados coletados, pode elaborar uma série de relatórios sobre a situação local e planejar ações que visem a recuperação da área.

Além do mais, um gestor ambiental pode atuar em corporações privadas que necessitam de relatórios e análises de áreas ambientais, em organizações públicas como parte das políticas públicas e em organizações não governamentais (ONGs).

Certificação ambiental

Para averiguar e assegurar que empresas públicas ou privadas estão cumprindo os parâmetros de preservação ambiental, é através da certificação de órgãos competentes. Aqui é necessário que o gestor tenha o conhecimento dos processos de licenciamento e de legislação ambiental, tanto nacional quanto internacional.

Na parte de certificação o gestor ambiental será responsável por controlar e atualizar as licenças exigidas por lei, seguindo as normas estabelecidas pela Organização Internacionais de Normalização (ISO), para que haja uma adequação dos procedimentos operacionais, pode haver promoção de treinamentos com a equipe de trabalho.

Certificador ambiental pode trabalhar na área privada prestando serviços de certificação para organizações que necessitam ou em âmbito público trabalhando no setor ambiental e atuando locais que estejam descumprindo regras de preservação.

Geoprocessamento

Geoprocessamento corresponde ao tratamento de informações geográficas, como relevo, paisagem, águas e tipo de solos. É utilizado no ramo de processos de ocupação, onde visam minimizar os impactos ambientais, além de garantir condições seguras para as construções.

Ele trabalha para coletar dados para o planejamento e gerenciamento humano além das redes de infraestrutura de determinado local.

O mercado de trabalho do especialista em geoprocessamento é bastante amplo, pode trabalhar em empresas privadas e em organizações públicas, prestando serviços de sensoriamento remoto, planejamento e desenvolvimento, assessoramento técnico, consultoria, gestão de bacias hidrográficas.

Educação Ambiental

Aqui o gestor vai trabalhar em prol de planejar, desenvolver e divulgar programas e ações de  conscientização para a população para que haja o conhecimento da importância da preservação ambiental. 

Como educador, o gestor ambiental pode trabalhar em escolas, empresas privadas, setor público ou para a população de uma maneira geral.

Extração de recursos naturais

O gestor ambiental desta especialização vai trabalhar com o acompanhamento de extração de minérios, petróleo. Nesses o profissional fica responsável por supervisionar e assegurar que as técnicas e materiais utilizados estejam dentro das normas, visando gerar o menor impacto ambiental possível.

Assim ele pode realizar análises entre as áreas que vão ser exploradas e pode planejar a extração de recursos, além de planejar a recuperação da mesma área, de modo que reverta os danos causados.

Esses profissionais costumam atuar no setor privado ou em organizações como as mineradoras e petroleiras.

Elaboração de políticas públicas

O gestor ambiental é um profissional altamente qualificado para a elaboração de políticas públicas que visem a preservação ambiental, vale ressaltar que uma escassez de profissionais da gestão ambiental é bastante preocupante.

O profissional pode trabalhar em ministérios, em órgãos de administração diretamente ligados ao IBAMA.

Consultoria ambiental

O gestor ambiental pode trabalhar de maneira autônoma prestando serviços de consultoria de forma que possa oferecer planos de ação para garantir  que as organizações ambientais estão cumprindo  as regras ambientais e evita que as mesmas sofram com  multas ou sofram sanções por infringir as regras.

Design sem nome (88)-2

Onde atua um profissional de gestão ambiental

O gestor ambiental profissional pode atuar em empresas que envolvam o planejamento e desenvolvimento de projetos de assessoria ou consultoria.

Pode exercer sua profissão por meio de trabalho em propriedades privadas, empreendimentos, setor governamental, no ramo da agricultura familiar e instituições de pesquisa.

Conheça o curso de Gestor ambiental da Unit

O curso de gestão ambiental trata-se de uma graduação tecnológica, que dura quatro semestres (cerca de dois anos) e ocorre em ambiente virtual. 

A matriz curricular do curso de gestão ambiental da unit é composta por disciplinas como: 

  •   Filosofia e Cidadania 
  •   Cultura, Sociedade e Sustentabilidade 
  •   Fundamentos de Economia 
  •   Fundamentos de Matemática Básica  
  •   Fundamentos de Gestão
  •   Estatística 
  •   Comunicação Organizacional e Contemporânea
  •   Química Ambiental e Indicadores de Qualidade Ambiental 
  •   Legislação Ambiental Brasileira
  •   Fundamentos e Projetos para Educação Ambiental 
  •   Sistemas de Informações Geográficas e Softwares Ambientais
  •   Gestão de Resíduos 
  •   Licenciamento Ambiental 
  •   Experiência Extensionista I 
  •   Gestão de Saneamento e Recursos Hídricos 
  •   Energias Renováveis 
  •   Processos de Avaliação, Mensuração e Relatórios de Impactos Ambientais 
  •   Auditoria, Perícia e Certificação Ambiental 
  •   Experiência Extensionista II 

Além da flexibilidade de horários de estudo, o curso conta com matérias como estatística, administração, comunicação e planejamento urbano. Estudar EAD na Unit é dar o passo inicial para sua carreira de sucesso!

topo-email-ebook-exatasTudo o que você precisa saber sobre a área de Exatas

Baixe nosso ebook e descubra agora as profissões que fazem parte da área, o perfil dos profissionais que se formam e quais são os melhores cargos para quem faz cursos de Exatas!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
Especialidades da Medicina: quais são e como funcionam
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Conheça os tipos de Engenharia
Áreas de atuação da Fisioterapia
O que precisa para trabalhar em banco?

POSTS RELACIONADOS

emec