Há algumas décadas, abandonar a carreira – ou nem mesmo iniciá-la – para dedicar-se à maternidade era muito comum. Hoje ocorre o oposto, muitas mulheres optam por não ter filhos para investir na vida profissional.
Uma terceira opção recorrente é estancar na carreira após o nascimento dos filhos. Especialmente pela crença de que, com as crianças por perto, é impossível manter os estudos com qualidade. E sem o investimento em novas competências, a vida profissional não avança.
O real desejo da maioria, entretanto, é conseguir equilibrar os dois universos e ter sucesso na carreira e na vida pessoal. Essa pode ser uma tarefa difícil, mas está longe de ser impossível. Tendo planejamento e dedicação, ser mãe e estudar é uma realização viável e vantajosa.
Neste post, entenda como conciliar a rotina da maternidade com o melhor investimento para sua carreira. Saiba também como ser uma profissional bem-sucedida pode trazer benefícios para os filhos e utilize essa motivação a seu favor!
Os filhos ocupam uma parte considerável do tempo materno, mas isso não quer dizer que eles devam dominar completamente a vida da mãe. Atualmente, os pais são muito mais participativos na criação dos filhos e na rotina doméstica. Com isso, as mamães podem alcançar sucesso profissional sem abdicar da família.
Isso não quer dizer que a tarefa seja fácil, é preciso muita dedicação, mas quem tem um objetivo claro e a motivação certa vai longe. O relato de mulheres que já passaram pela experiência indica que a rotina é puxada e cansativa. Por outro lado, a satisfação de construir uma carreira desejada e bem-sucedida compensa todo o esforço.
A cada dia, também, mais recursos são criados para auxiliar as mães que querem conciliar os filhos com estudo e trabalho.
Conheça algumas ferramentas e dicas que podem lhe ajudar nessa missão!
A organização é fundamental para atingir sucesso nessa empreitada. Quem tem filhos, especialmente os pequenos que são mais dependentes, sofre muito com imprevistos.
Uma preocupação que muitas mulheres têm quando o assunto é conciliar filhos e carreira é a crença de que a ausência materna prejudica a criança. Na verdade, é bem o contrário. Claro que as mães devem ser participativas na vida dos filhos, mas diversos levantamentos já indicaram os benefícios de ter uma mãe bem-sucedida profissionalmente.
As crianças tornam-se mais autônomas e, influenciadas pelo sucesso da mãe, têm mais chances de seguir o mesmo caminho. O estudo também é uma forma de garantir aos filhos uma qualidade de vida melhor. Essa é uma motivação que ajuda muitas mulheres a manter o ritmo na rotina agitada de ser mãe e estudar ao mesmo tempo.
Mais motivada para investir em si mesma? Confira os cursos EaD que a Unit tem disponível para você!
Leia também: Fazer faculdade a distância vale à pena?