A matemática faz parte da vida de qualquer ser humano, de forma consciente ou não. É uma das matérias mais importantes na vida escolar, que será usada em praticamente todas as áreas de atuação de qualquer profissional. Por esse motivo, o matemático é uma das pessoas mais importantes para a formação escolar e acadêmica do estudante.
Os Matemáticos atuam na resolução de problemas que envolvam cálculos e lógica. A matemática serve como alicerce para o desenvolvimento de novos conhecimentos em distintas vias de conhecimento, como informática, engenharia, arquitetura, medicina, entre outros.
O mercado de trabalho para o matemático licenciado abrange mais as áreas de ensino. Ele tem a possibilidade de atuar em todas as etapas da educação básica, do infantil até o ensino médio. No Brasil, existe um déficit de professores de matemática, tanto na rede pública quanto na privada. Há também a possibilidade de seguir carreira acadêmica no ensino superior, sendo professor ou pesquisador na área da educação.
O Matemático pode exercer várias funções dentro da área educacional, dentre elas está a de lecionar. O professor de matemática irá trabalhar o raciocínio lógico com seus alunos através de cálculos matemáticos. Dessa forma, preparando-os para todos os pilares da vida que a disciplina está presente.
Quem é licenciado em matemática não precisa seguir a carreira de professor apenas. O profissional está capacitado para atuar à frente de escolas e instituições de ensino como um diretor ou líder de coordenação, guiando a estrutura educacional do local com o planejamento anual e os obstáculos que aparecerem no percurso.
Além disso, o matemático pode ser um consultor de design de produtos, pode envolver-se com a biomatemática e até matemática empresarial. Para esse profissional, a tecnologia tem um papel importante, ele pode ser um tradutor de modelos matemáticos para a linguagem de computadores.
Também pode ser ato do matemático formar por meio da área da programação soluções digitais, resolver impasses concretos que podem advir da economia, da administração, utilizando a programação ou até desenvolver projetos que englobam a robótica, HTML, máquinas e outras tecnologias emergentes.
O licenciado em matemática pode trabalhar em editoras de livros didáticos auxiliando na criação do material, na edição e na revisão. Ademais, com o avanço tecnológico, essa área não se resume a livros, mas também no auxílio da criação de jogos matemáticos digitais e de outros produtos eletrônicos que colaborem com o ensino da matemática.
A pesquisa é muito importante para a continuidade do desenvolvimento de novas técnicas de ensino e na evolução diária do conteúdo da matéria. Logo, o matemático que atuar como pesquisador tem uma grande responsabilidade com o futuro da área acadêmica, tendo o principal objetivo de avançar nessa matéria milenar.
O matemático pode atuar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica sobre projetos e atividades em espaços ou ambientes de educação não formal, como organizações sem fins lucrativos e empresas.
O professor de matemática não necessariamente precisa estar vinculado a uma instituição para exercer sua profissão. O déficit de matemática na população brasileira é real e notório e uma boa alunos do ensino básico necessitam de apoio para uma compreensão mais concreta da matéria. Logo, os professores autônomos de matemática têm um papel importante na formação brasileira.
Um dos pontos mais importantes para cogitar se tornar um matemático é ter uma boa relação com os números. Saber realizar cálculos matemáticos e exercícios de lógica é fundamental. Além disso, a concentração é crucial para a resolução de operações matemáticas, é dever do matemático desenvolver essa habilidade durante a graduação.
Outrossim, ser uma pessoa comunicativa contribui significativamente para se tornar um bom licenciado em matemática. O contato com os futuros alunos exigirá do profissional a capacidade de transmitir o conhecimento de maneira dinâmica.
É necessário também ter a tecnologia ao seu lado, pois a matemática e os sistemas de computadores caminham lado a lado. Em um mundo em que a tecnologia avança diariamente, precisa-se de que entendam de tecnologia, pois independente da área que for atuar, o profissional terá contato.
A Licenciatura em Matemática na Unit tem um total de 6 períodos, tendo em média 3 anos de duração. O objetivo da instituição é formar profissionais capazes de atuar no ensino fundamental e no ensino médio. Além do ensino técnico sobre a área das exatas, o professor formado pela Unit é ensinado a transmitir o conhecimento de maneira didática, tendo o aluno como partícipe do caminho.
Para ser aceito como ingresso nesse curso é necessário prestar o ENEM ou o vestibular, com o Enem os estudantes podem ter acesso ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e ao PROUNI (Programa Universidade para Todos). Já o vestibular é por onde os alunos podem concorrer a bolsas de estudo na modalidade parcial e cobertura total da mensalidade, se o mesmo se encaixar nas exigências.
Durante a graduação, o estudante será habilitado a analisar e selecionar um bom material didático, que colabore com a formação dos seus futuros discentes. Ademais, também é ensinado a desenvolver uma escrita e oralidade, que transmitam clareza e precisão no momento de transferência de conhecimento.
A Unit proporciona ao seu discente um programa que colabora para o crescimento profissional dentro do mercado de trabalho, o projeto Unit Carreiras. Os estudantes têm o direito de participar de simulações de entrevistas e receber auxílio na elaboração de seus currículos. Além disso, tem acesso a estágios, projetos de capacitação e ofertas de emprego.