A carreira de Design gráfico é excelente para os profissionais que desejam atuar em vários segmentos. Já que qualquer empresa pode ter a atuação de um Designer Gráfico, porque são os responsáveis pelo cuidado da marca e seus recursos visuais, com a intenção de promover a marca ao mercado de acordo com os seus objetivos.
Contudo, estes profissionais podem trabalhar na modalidade freelancer prestando serviços para várias empresas. Além disso, tem a possibilidade de escolher atuar de forma remota, não sendo obrigados todo dia a cumprir carga horária presencialmente.
É notável que é uma área na qual oferece um leque de maneiras de atuação, assim facilitando aos seus profissionais se encaixarem no mercado e ganharem visibilidade.
A remuneração desses profissionais pode alcançar o teto salarial de R$8.116,85 dependendo da empresa e do nível de experiência do colaborador. Já a média salarial é de R$2.005,00.
Como está o mercado de trabalho para Designer Gráfico
Com o uso constante da internet várias dinâmicas foram surgindo, de tal forma que o visual ganhou cada vez mais importância. Com as mídias digitais se expandindo cada vez mais e com um maior número de usuários, muitas pessoas utilizam dela para promover a sua marca e imagem, até mesmo a pessoal.
O Designer Gráfico é o responsável por estudar o mercado, produto, marca e até mesmo a pessoa que está contratando seus serviços, para apresentar algo autêntico e que seja capaz de demonstrar os principais aspectos.
Desse modo, vários profissionais de Design Gráfico estão sendo contratados para elaborarem projetos que sejam capazes de atrair clientes e chamar atenção do público. Também é comum encontrar nas empresas setores de marketing que tenham designers gráficos para atender as demandas e necessidades da companhia.
Não há dúvidas, que uma boa publicidade pode otimizar o ganho de uma empresa e promover mais a aceitação do público. Dessa forma, o Designer gráfico criará estratégias visuais e gráficas através dos seus serviços.
Nesse sentido, o mercado de trabalho para o profissional de Design Gráfico é bastante promissor, oferecendo várias formas de atuação e abrangendo diversos setores.
Quem se forma em Design Gráfico trabalha onde
É comum encontrar esses profissionais atuando em vários setores, já que muitos necessitam de divulgação para ganhar destaque e é imprescindível uma identidade visual para estabelecer uma marca.
Confira alguns dos segmentos:
- Agências de publicidade;
- Editoras;
- Departamentos em empresas;
- Emissoras de TV;
- Empresas de embalagens;
- Gráfica;
- Produtoras de vídeos;
- Empresas cinematográficas.
É evidente que o mercado de trabalho nesta área é vasto, possibilitando que os profissionais de Design Gráfico possam atuar no mercado sem se limitar somente a uma área.
Vale ressaltar que há aqueles que optam em trabalhar na modalidade autônoma, com mais flexibilidade e maior oportunidade de atender mais clientes.
Principais áreas de atuação do Designer Gráfico
Por ser uma carreira que pode ser vinculada a vários setores e ser usada como uma fonte para atrair novos clientes, é comum encontrar esses profissionais em quase todo negócio, sendo contratado ou como freelancer.
Muitos profissionais estão optando por oferecer seus serviços sem precisar se vincular a uma empresa e ser exclusivo dela. É uma maneira de atender um número maior de clientes, e elaborar mais projetos. Além de adquirir sua independência profissional.
Diante disso o número de vagas para esses funcionários cresce ainda mais, por causa da sua importância no mercado e como a sua atuação tem o poder de alavancar um negócio. Veja as principais atuações:
Design digital
Neste setor vai atuar na parte visual de plataformas e sites na internet, por exemplo blogs, e-commerce e redes sociais,projetando sua funcionalidade, estética e sua manutenção, levando em conta o visual no momento da programação para que possa oferecer aos seus usuários uma boa experiência.
Identidade Visual
Conhecida como branding sua funcionalidade é reunir questões da marca com estratégias visuais para atrair o público, também para determinar a autenticidade das suas ações. Através de logotipos, paletas de cores entre outros pontos que são levados em conta para atingir o objetivo esperado, sendo usados nos materiais da empresa, por exemplo cartões de visita.
Desenho de embalagens e produtos
O designer gráfico tem a possibilidade de atuar no ramo da indústria nos layouts criativos das embalagens ou dos produtos para chamar atenção dos consumidores, trazendo a marca como destaque.
Designer de interface
Seu foco não será somente na programação técnica, sua maior preocupação é criar um contato do usuário mais atraente, por meio de uma observação do seu público, assim criando uma experiência de acordo com a personalidade deles. Dessa forma, as transições, layouts, botões e teclas tem um designer específico e são colocados conforme o comportamento do público que vai acessar.
Programação Visual
Neste ramo, a responsabilidade do designer é conseguir trazer uma mensagem através de um meio gráfico, levando em consideração as percepções dos usuários. Atuando diretamente com o marketing, para estabelecer uma logomarca, identidade visual e etc.
Perfil do profissional de Design Gráfico
O Designer Gráfico tem atributos singulares para sua profissão. Por ser uma das profissões que promove o convencimento, grandes aspectos devem ser levados em conta no momento de elaborar um projeto. Por isso, é necessário que o profissional seja capaz de desenvolver habilidades específicas, capazes de contribuir com sua rotina profissional. De tal maneira, que os seus projetos sejam autênticos e inovadores.
Dessa forma, o profissional precisa ter uma visão aguçada unida com a criatividade, para que possa enxergar o que é necessário para impactar o público, utilizando da sua criatividade para tornar seus serviços originais.
O domínio da tecnologia é um diferencial para que o profissional possa otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade, já que seu trabalho é desenvolvido com o auxílio de artefatos tecnológicos.
Curso de Design Gráfico da Unit
O curso de Design Gráfico pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das universidades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.
Com professores aptos para ministrarem aulas das matérias que são exigidas para o curso de Designer Gráfico, conheça algumas:
- Comunicação e Linguagem visual;
- Design para Mídias Digitais e Impressas;
- Comportamento do Consumidor.
À proporção que o aluno ganhará mais aprendizado e técnicas que vão contribuir na sua rotina profissional, assim conseguirá ocupar os melhores cargos no mercado.