O Serviço Social surgiu no Brasil em 1936 impulsionado pelo processo de urbanização e industrialização no país.
Embora a profissão tenha sido reconhecida em 1957, com a Lei 3252/57, a regulamentação só aconteceu em 1993 com a Lei 8662/93.
O que torna muito comum não saber ao certo o que faz um assistente social.
O assistente social é o profissional graduado em Serviço Social. E para exercer a profissão é preciso estar registrado no Conselho Regional de Serviço Social de seu estado.
Saúde, previdência e assistência são as áreas primordiais do Serviço Social, sempre com o pensamento voltado para a coletividade.Como se tornar um assistente social?
Para seguir a carreira de Serviço Social o estudante precisa gostar de trabalhar com pessoas. Além de conquistar um diploma para atuar na área, o futuro profissional precisa se manter atualizado sobre os mais diversos assuntos.
E como características básicas, ter equilíbrio emocional, capacidade de lidar com problemas e resolvê-los.
Além disso, todo Assistente Social precisa conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e a Constituição Federal.
E dentro de tudo o que faz um assistente social, é preciso entender também suas áreas de atuação.
O trabalho de um assistente social quase sempre é associado às classes menos favorecidas da sociedade e, sim, é verdade que sua maior atuação é nessa área.
Mas o profissional também age em diferentes campos, como por exemplo:
Agora que você já sabe que assistente social possui diversas áreas de atuação para escolher a que mais se identifica, é possível passar para a "prática" de o que faz um assistente social.
Na área da saúde, é comum nos depararmos com assistentes sociais em hospitais, clínicas e postos de saúde.
Nesse caso, é função do assistente social dar assistência aos pacientes e familiares, esclarecendo sobre todas as questões que surgem em função de uma internação, afastamento de trabalho, etc.
Encontra-se o profissional também em clínicas de recuperação de dependentes químicos. Seu trabalho é em conjunto com médicos e psicólogos com o intuito de devolver ao indivíduo sua cidadania.
Na área judicial e conselhos, o assistente social atua na Vara de Infância, Adolescência e Família, junto a um psicólogo.
Em penitenciárias e instituições de menores infratores, seu papel é reintegrar os sujeitos à sociedade, após o cumprimento da pena.
O trabalho do serviço social em empresas é na área de Recursos Humanos, dando orientações sobre seus direitos sociais e trabalhistas.
Também desenvolve e implanta programas de melhorias nas questões de segurança do trabalho, saúde e lazer dos funcionários.
Cabe ainda ao assistente social analisar problemas que envolvam o funcionário e seus familiares. Aqui, é preciso desenvolver um trabalho multidisciplinar que minimize ou resolva a situação.
O assistente social, que atua na área de educação, tem como principal objetivo dar apoio aos alunos com dificuldade de aprendizagem, conhecendo sua comunidade e integrando o núcleo escola-aluno-comunidade.
A função é tão importante que existe um Projeto de Lei que prevê a contratação de assistentes sociais em todas as instituições de ensino público para trabalhar em equipe com psicólogos e pedagogos.
Agora que você já sabe o que faz um assistente social, chegou o momento de descobrir se a área de Serviço Social é para você. Faça o teste de aptidão profissional e descubra agora!
Leia também:
Serviço social: saiba o que faz um assistente social!
Cursos para quem é de humanas