Você tem afinidade com cálculos, busca sempre meios tecnológicos e diferentes formas de inovação? Esse já é um passo para ter afinidade com o curso de engenharia mecânica.
O Engenheiro Mecânico além de desenvolver máquinas e ferramentas, acompanha todo o processo e atua diretamente com ideias, tecnologia e direcionamento para o projeto de diferentes ramos, podendo atuar em vários setores de forma direta ou indireta no produto final.
Se você se identificou e quer saber mais informações sobre essa profissão, continue lendo o nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre essa área profissional.
O engenheiro mecânico desenvolve uma profissão muito dinâmica, responsável por desenvolver máquinas em diferentes âmbitos, como: automotiva, informática, eletrodoméstica, dentre várias outras. Ao contrário do que se imagina, o engenheiro mecânico não fica restrito apenas às áreas automotivas, é responsável também por supervisionar todo o processo, bem como o de toda a equipe.
Embora esteja à frente da área de produção, está também diretamente ligado ao projeto das peças e ferramentas que serão utilizadas para o processo, podem estar envolvidos com a compra e venda, além do gerenciamento das mesmas e dessa forma obtém confiabilidade de que o resultado final da produção sairá como esperado.
Embora muitos desses profissionais optem por seguir diretamente como um engenheiro mecânico, outros optam também pela carreira acadêmica, que é uma excelente alternativa.
O engenheiro mecânico atua diariamente na maioria dos âmbitos dessa profissão, de forma direta ou indireta, em setores públicos ou privados e através de indústrias: automobilísticas, metalúrgica, petroquímica ou bancos. Em cada setor, esses profissionais serão distribuídos em áreas que dinamizam todo o processo de produção, por exemplo:
Nessa indústria, o engenheiro desenvolve projetos que envolvem desde o bom funcionamento do bombeamento, até a distribuição de produtos químicos. Além disso, por ser responsável pela equipe, esse profissional é responsável também por conduzir e atuar na gestão.
Esse tipo de indústria está relacionada às fábricas que estão associadas aos aspectos químicos, bem como aos derivados do petróleo. Assim, é indispensável a participação do engenheiro, para a criação, processamento, produção e entrega do produto final daquela empresa.
Esse tipo de indústria está relacionada desde o projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de automóveis. O engenheiro atua dentro de todas as etapas com participações diferentes, desde a produção até a gestão.
Além disso, as principais análises desse profissional dentro dessa indústria estão ligadas ao aperfeiçoamento de dispositivos como: frenagem, câmbio, motores, dentre outros.
Dentro desse setor o profissional está ligado principalmente ao processo de produção, desde a parte de extração, fabricação, fundição e tratamento. Todas as etapas devem ser desenvolvidas utilizando boas técnicas.
Esse tipo de indústria é responsável por produzir vários tipos de metais como: alumínio, cobre, ferro e titânio. Além disso, está associada à indústria siderúrgica, já que os produtos finais podem ser utilizados como fonte de matéria prima de outras empresas.
Por ser uma profissão que está diretamente associada aos cálculos e tecnologia, alguns bancos optam por contratar esses profissionais, pois o campo de investimentos necessita de altos números e projeções, que pode ser administrado com excelência por um profissional que tenha essas características.
Não se trata de uma área de atuação específica dessa profissão, mas pode surgir como uma boa oportunidade de emprego.
Para manter boa infraestrutura, e qualidade de vida para a população, o setor público requer a presença de engenheiros capacitados para a criação de projetos, condução de obras e organização da logística de uma cidade ou local que comporte grande número de pessoas que esteja voltado ao público, como é o caso de estádios de futebol.
Os salários variam de acordo com cada área e local de atuação, mas de acordo com as leis: 4.950-A e 5.194/66, a remuneração para 6 horas de trabalho diário é de em média 6 salários mínimos. Quanto menos experiência, menor será o salário, mas após algum tempo e com uma boa base curricular, os salários podem chegar a R$: 11.337,06 reais mensais.
Para se tornar um engenheiro mecânico é necessário concluir o ensino superior em uma faculdade devidamente regulamentada pelo MEC ( Ministério da Educação). O curso tem duração de cinco anos, com o intuito de formar um profissional capacitado para atuar prontamente nessa área.
Por ser uma profissão universal orienta-se que os profissionais aprendam outros idiomas, a fim de buscar campo de atuação em diferentes países. Além de conhecimentos específicos da área, são estudadas disciplinas que abordam áreas da física, química e matemática, e não apenas específicas para essa profissão.
Depois de concluído o curso, para atuar de forma regulamentada, o profissional deve ser registrado pelo Conselho Regional de Engenharia da Agronomia ( CREA), e dessa forma poderá exercer a profissão de acordo com previsto na lei de regulamentação.
A Universidade Tiradentes prepara o aluno para o futuro, de modo que este saia capaz de executar projetos, produções e manutenções de máquinas e ferramentas. A grade curricular é baseada em conhecimentos físicos e materiais com elementos que sejam de extrema importância e suficiente para formar um profissional capacitado.
É indispensável o uso de laboratórios para as práticas durante o curso. Dessa forma, a UNIT disponibiliza espaços destinados como: laboratório de comando numérico, CAD (Computer Aid Design), física mecânica, automação, mecânica de fluidos, instrumentação, resistência dos materiais, dentre outros espaços.
Além disso, é necessário produzir o TCC (trabalho de conclusão de curso) e o estágio obrigatório supervisionado.