Um dos principais objetivos da faculdade de Direito é preparar o profissional para tornar-se um instrumento da justiça. Representar seus clientes ou instituições, defender os interesses deles e, assim, ajudar a sociedade a prosperar ao colaborar com o cumprimento das normas.
Ao longo do curso de Direito, os estudantes não aprendem apenas sobre a legislação brasileira. Certas disciplinas complementam o conhecimento e estão ligadas com a rotina e funções deste profissional.
Continue lendo para descobrir algumas áreas do judiciário e disciplinas importantes para a formação dos futuros bacharéis em Direito!
O estudo da Sociedade e o Direito Civil
O conjunto de normas estabelecidas para que a sociedade viva de forma organizada foi desenvolvida na esfera do Direito Civil. Essa área é responsável por determinar os direitos e deveres dos cidadãos e avaliar se tudo está sendo comprido da maneira correta. E assim, moderar as relações interpessoais entre os indivíduos, as famílias ou o Estado.
Por conta disso as disciplinas como Fundamentos Antropológicos e Sociológicos e Filosofia e Cidadania têm um importante peso no curso de Direito. Os estudantes do curso de Direito serão apresentados a conteúdos que vão ajudá-los a compreender melhor o funcionamento de uma sociedade e suas origens, além de desenvolver uma visão mais humanística.
Os fundamentos do Crime e o Direito Penal
Responsável por regular as leis impostas pelo Poder Legislativo, o Direito Penal - ou Direito Criminal - é a área que atua sob aos delitos cometidos por indivíduos ou instituições. Sua intenção é proteger a sociedade como um todo e mantê-la de forma harmônica em prol do seu crescimento.
Ao longo do curso de Direito, o estudante terá conteúdos específicos para atuar nesta área e conhecer como tudo acontece. Por exemplo, ele terá disciplinas destinadas a conhecer os Fundamentos e Teoria do Crime, assim como analisar a Teoria da Pena e se aprofundar em duas oportunidades em estudos sobre Crimes em Espécie.
Foco na escrita
Um grande conhecimento da Língua Portuguesa e uma ótima escrita são algumas das características marcantes dos advogados. Afinal, é por meio de textos e da oratória que são apresentados os conjuntos de normas que regem a sociedade.
E por conta disso, os estudantes entram em contato com essa forma de escrita desde o primeiro semestre. A disciplina de Direito e Linguagem transmite a eles todo o conhecimento para desenvolver artigos e outros conteúdos utilizando a linguagem jurídica.
Ética e Filosofia
É importante lembrar que o mundo jurídico segue sua própria ética e filosofia, assuntos que são discutidos em todas as disciplinas e relembradas a cada estudo de caso durante o curso de Direito. Entretanto, o aluno tem a oportunidade de se aprofundar e entender melhor sobre esses temas com as matérias Ética Profissional e Filosofia Jurídica.
E no fim da graduação na faculdade de Direito, é o momento do egresso descobrir qual será sua área de atuação após sua formação.
Toda a base de conhecimento adquirida durante os cinco anos, combinada com os aspectos éticos da profissão, são essenciais para que ele se transforme em um profissional pronto para atuar no mercado e fazer com que a justiça seja cumprida.
Para saber mais sobre a área de Direito, confira mais detalhes sobre a graduação, como está o mercado de trabalho e quais as oportunidades que te esperam, com os textos abaixo ou visitando nossa página da faculdade de Direito.
Leia também:
Conheça 3 áreas de atuação do Direito
Pós-graduação EaD em Direito
Faculdades na área de humanas: como escolher o curso certo
Qual a diferença entre exatas e humanas?