Ser publicitário requer muita criatividade e técnicas de comunicação para fazer a divulgação dos produtos, marcas, ideias e serviços. Além disso, essa é uma área que possui ótimas oportunidades de emprego, principalmente nas grandes cidades, em agências de publicidade, convenções e na área de marketing de médias e grandes empresas, sem contar que possui salários atraentes.
Se você se interessa por essa profissão e quer saber mais, continue lendo esse artigo e descubra mais sobre e o que é necessário para se tornar um publicitário.
O publicitário é o profissional responsável por desenvolver campanhas publicitárias, criar estratégias de vendas, definir logotipos, embalagens de produtos, outdoors, como também dedica-se para criar e manter uma boa imagem de uma marca.
Essa é uma profissão que permite que o profissional atue em diversas áreas, além de poder atuar como autônomo, fazendo parte de equipes de agências publicitárias ou de empresas privadas.
O publicitário pode desenvolver vários trabalhos em diferentes áreas de atuação, conheça a seguir quais são essas áreas:
Essa é uma das áreas mais conhecidas e relacionadas a publicidade, nela o profissional desenvolve campanhas publicitárias para alguma marca ou empresa.
Mas engana-se quem pensa que a criação de uma campanha publicitária é um trabalho individual, para que a ideia que foi pensada para determinado produto ou marca chegue até o consumidor final é preciso trabalhar em equipe, afinal a realização de uma campanha publicitária envolve várias etapas. Veja quais são essas etapas:
Mas clama, o trabalho do publicitário não finaliza aí, depois da propaganda veiculada na mídia, o publicitário ainda precisa avaliar o impacto daquela campanha para o público, além de fazer um relatório sobre essa avaliação para que a empresa possa verificar os resultados da campanha e se necessário solicitar algum ajuste.
Nas campanhas eleitorais é fundamental a presença de um publicitário, ele irá auxiliar a definir a marca de um determinado candidato, podendo estar envolvido desde a escolha da roupa até as palavras utilizadas nos pronunciamentos.
Além disso, o publicitário pode determinar ou gerenciar as diretrizes para a equipe de comunicação que irá trabalhar junto ao candidato.
Algumas empresas, principalmente aquelas de grande e médio porte, contratam publicitários para o departamento de marketing e de vendas, nesse caso ele irá desenvolver trabalhos voltados para estratégias de venda dos produtos, além disso pode atuar desenvolvendo conteúdos para rótulos e embalagens ou no planejamento de convenções, feiras e eventos.
Se você deseja ser um publicitário, não há exigência legal de ingressar em uma faculdade, mas pensado em ser destaque no mercado de trabalho é interessante você se profissionalizar e ingressar em uma universidade, seja pública ou particular, que seja reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) para possuir o diploma no curso superior de Publicidade e Propaganda.
É interessante também começar a trabalhar através de estágios, isso ajuda na inserção ao mercado de trabalho, sem contar que possibilitará um bom portfólios com as campanhas já desenvolvidas e assim possibilitará que você mostre um pouco do seu trabalho aos contratantes.
O curso de Publicidade e Propaganda na Unit oferece aos seus alunos infraestrutura de qualidade para aprendizagem e pesquisa, além disso os alunos possuem aulas práticas, desenvolvem campanhas publicitárias e realizam visitas técnicas sob orientação dos professores, tudo isso voltado para capacitar os alunos para o mercado de trabalho.
Além disso, possui uma Agência Prática Experimental e com ótimas estruturas de laboratórios, incluindo estúdios de áudio, TV, fotografias e laboratório de mídias digitais.
O curso tem duração média de 4 anos (8 semestres), sendo ofertado nos turnos matutino, vespertino e noturno, além de contar com um excelente corpo docente. Em relação às disciplinas que compõem a grade curricular estão:
Além disso, é necessário realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio obrigatório supervisionado.