Blog Unit - Universidade Tiradentes

Quanto ganha um estagiário de Direito?

Escrito por Unit | Jun 29, 2023 1:00:00 PM

O Direito é uma das profissões mais satisfatórias do país, atraindo milhares de estudantes anualmente. Mas você sabe quanto ganha um estagiário em Direito? Descubra mais aqui!

O Direito emprega milhares de brasileiros,em suas diversas áreas de atuação. Uma de suas características que contribui para esse cenário é estar sempre acompanhando as mudanças que ocorrem na sociedade.

Apesar das mudanças sociais, os direitos e o cumprimento da lei devem continuar sendo base para a vida em conjunto. Assim, novas áreas de atuação em Direito surgem para acompanhar as novidades. 

Uma confirmação disso é a pesquisa do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) que estimou cerca de 27 novas funções para os advogados no futuro.

E a área não é apenas produtiva em termos de oportunidades, mas também satisfatória segundo os próprios atuantes. Pois outra pesquisa, do Datafolha junto ao jornal Folha, identificou que 74% dos advogados, dão as maiores notas (entre 7 e 10) para a carreira.

Outro fator que contribui nessa avaliação é o quanto ganha um bacharel em Direito após estar estabelecido no mercado de trabalho, visto que os valores são consideravelmente maiores que em outras profissões.

Prestígios e vantagens à parte, toda profissão tem um começo, e seja para interessados ou curiosos, uma dúvida que muitos têm é quanto ganha um estagiário de Direito, isso porque estagiar é uma das formas mais comuns de começar a carreira nessa graduação.

Por isso, responderemos a pergunta logo abaixo e também daremos dicas de como conseguir o seu tão sonhado estágio em Direito!

Afinal, quanto ganha um estagiário de Direito?

Um estagiário na graduação de Direito no Brasil ganha em torno de R$ 800 e R$ 1500 por mês, claro que variando muito a depender de muitos fatores.

Entre esses fatores estão,o porte da empresa contratante, a região/estado em que estão localizados, as atividades desempenhadas pelo estagiário, o semestre que está estudando ou o nível de conhecimento.

Existem sim casos em que a remuneração é maior e não se trata de raras exceções. Além disso, vale lembrar que qualquer atividade do tipo é amparada pela Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008) que estabelece limites para a carga horária e a concessão de benefícios, garantindo que o estagiário receba seus direitos mínimos.

Respondida quanto ganha um estagiário de Direito, cabe agora descobrir e colocar em prática algumas dicas para que consiga sua primeira oportunidade na área e, assim, continue progredindo.

Como conseguir um estágio em Direito? 

Quando estamos procurando um emprego é comum nos depararmos com dificuldades e algumas delas são bem específicas sobre a área de atuação.

E no caso do Direito não é diferente, existem obstáculos e quanto antes tiver conhecimento deles, mais cedo poderá superá-los e conquistar sua tão desejada vaga de estágio.

Entre tais obstáculos, estão a competição acirrada, a falta de experiência prévia e até restrições geográficas. Porém, para esses e outros casos existem soluções que te farão se destacar dos demais. Veja algumas delas:

Outras formas de adquirir experiência

Para responder à experiência exigida, seja proativo e busque oportunidades que possam agregar valor ao seu currículo mesmo sem fins lucrativos como:

  • Trabalhos voluntários;
  • estágios não remunerados;
  • participação em clínicas jurídicas e eventos oferecidos pela sua faculdade;
  • atividades extracurriculares relacionadas ao Direito;
  • como grupos de estudo;
  • seminários e conferências;
  • cursos online e webinars.

Mentorado

Procure um advogado ou profissional experiente em algum dos tipos de Direito que esteja interessado em ser seu mentor. 

Desse modo, mentores podem fornecer orientação, compartilhar experiências e fornecer insights valiosos sobre a prática jurídica. Um mentor pode ajudá-lo a ingressar na área e oferecer conselhos sobre como adquirir experiência e construir uma carreira estável.

Sem dúvidas, só de ter em seu currículo que está sendo mentorado por determinado profissional, já te diferencia em um processo seletivo pois demonstra disposição e iniciativa em aprender.

Networking

Antigamente o “QI” (quem indica) tinha um tom pejorativo e fazia parecer que alguns candidatos só eram/são aprovados por conhecerem alguém da empresa. Pensamento um tanto ingênuo que se popularizou por muito tempo.

O networking, pensando em termos de construir uma rede de contatos, sempre foi prática vigente. A verdade é que ninguém indica uma pessoa apenas por conhecê-la, porque isso compromete a imagem de quem indica e as relações pessoais são prejudicadas.

O que ocorre é que algumas pessoas possuem mais ímpeto, habilidade de comunicação, e com isso, se apresentam melhor e estão sempre ligadas nas oportunidades que amigos e conhecidos oferecem ou deixam escapar. 

Por conta disso, o networking é fundamental para os estudantes de direito que buscam contatos dentro do campo jurídico, ter conexões com profissionais, colegas de estudo, professores e pessoas relevantes do meio.

Isso te dá acesso a informações, aprendizado e orientação mais pessoal, indicações e/ou recomendações, parcerias profissionais, futuras e pra vida toda. Além disso, é um ótimo meio para conhecer o quanto ganha um bacharel em Direito na área que deseja atuar.

Por isso, utilize plataformas profissionais como o LinkedIn, tenha sempre atenção às conversas na faculdade de Direito e acompanhe canais, veículos e mídias relevantes do meio, como influencers, blogs de grandes escritórios e personalidades jurídicas.

Esteja em todos os lugares

Quase como uma extensão da dica anterior, o esperado então é que esse networking não seja apenas em redes sociais e contato pessoal.

Hoje existem vários sites especializados na oportunidade de estágios e vagas de emprego para estudantes, alguns mais focados em Direito e outros para graduações em geral. Alguns deles são:

  • CIEE
  • NUBE
  • Vagas.com
  • Indeed
  • Jurídico
  • Jusbrasil
  • Trabalha Brasil
  • Estagiários.com
  • Grupo Cia de Talentos

Isso sem contar opções de sites pagos que são relevantes pelo fato de que algumas empresas só anunciarem suas oportunidades neles e os sites/perfis em redes sociais de escritórios e empresas de advocacia já mencionados antes.

Adapte-se e seja flexível

Agora, se o fator que mais tem te prejudicado são as restrições geográficas, ou seja, as oportunidades que estão surgindo são em outras cidades ou mesmo estados, considere a possibilidade e não deixe de se candidatar por esse obstáculo.

Uma vez que estiver participando do processo, terá mais informações para saber se compensa mudanças como de moradia, adquirir um meio de transporte como carro ou moto e mudar seu curso de horário ou de modalidade.

Pense nisso principalmente se os valores e benefícios estiverem acima de quanto ganha um estagiário de Direito, porque além dessas chances serem raras na vida, o esforço que aplicar também será observado pelos seus superiores, e isso com certeza contará a seu favor.

Por fim, colocando nossas dicas em prática, é seguro dizer que suas chances de encontrar uma vaga de estágio ou ser encontrado para uma aumentam. E se ainda não está na faculdade, mas quer entrar nessa área, não perca tempo e comece já o curso de Direito!