O curso de Comunicação Social gira em torno das linguagens que usamos para nos comunicar nos mais diversos meios, como televisão e rádio. Mas você sabe onde os profissionais da área realmente podem trabalhar?
A graduação em Comunicação Social possibilita o uso da mídia para divulgar campanhas informativas e cria conteúdos que auxiliem no processo de construção da cidadania.
No entanto, a maneira como percebemos e assimilamos um filme, não é a mesma como vemos um meme na Internet, por exemplo.
Por isso, a chave dessa carreira é entender em quais lugares comunicadores sociais podem trabalhar e como eles montam a comunicação de acordo com os objetivos de uma campanha ou empresa.
Por ser uma graduação ampla, o curso de Comunicação Social costuma dar ênfase a vertentes específicas.
Assim, Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda são campos de trabalho muito procurados por quem conclui a graduação.
Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?
O jornalista é o profissional responsável por redigir notícias, realizar reportagens, conduzir entrevistas e apresentar programas informativos. O ambiente de trabalho varia de acordo com sua especialidade.
Caso se dedique ao jornalismo investigativo, terá uma vida mais movimentada e até mesmo perigosa, uma vez que estará em contato direto com os acontecimentos.
Por outro lado, se você for um jornalista literário, poderá desfrutar de um ambiente mais calmo, como a redação de um jornal ou até mesmo sua casa.
Seja qual for o caso, sua função é investigar a veracidade dos fatos, comprovando-os com evidências físicas e testemunhos. É igualmente importante comunicar as informações de maneira clara, adaptando a linguagem ao canal e ao público-alvo.
O profissional de Relações Públicas é responsável pela construção, promoção e manutenção da imagem de uma organização perante o público.
O trabalho envolve estabelecer relacionamentos com a mídia, gerenciar crises e saber usar as tendências do mercado a favor de seus clientes.
É possível trabalhar com instituições do setor público e privado, como escritórios de advocacia ou arquitetura; figuras públicas, como atores e cantores; até mesmo com políticos, principalmente em anos eleitorais.
É uma área que exige excelentes habilidades de comunicação, já que você precisa encontrar a melhor maneira de transmitir uma mensagem, sem dar margem para ambiguidades ou ferir os princípios éticos e legais.
Quem faz a faculdade de Publicidade e Propaganda se torna um profissional responsável por promover produtos e serviços de acordo com o perfil de seu público-alvo.
Após levantar os dados necessários, como faixa etária, poder aquisitivo e hábitos de consumo, ele desenvolve uma campanha de comunicação.
Em seguida, opta por uma mídia. Enquanto para os jovens a Internet pode ser um canal mais atrativo, para as pessoas mais velhas a televisão pode funcionar melhor.
Isso deve ser levado em consideração na hora de montar a campanha, já que a escolha inadequada pode torná-la ineficiente e desperdiçar recursos valiosos para as empresas.
Se você está considerando algum curso de Comunicação Social, saiba que há inúmeras possibilidades de atuação profissional. É uma ótima oportunidade para trabalhar com aquilo que gosta e ainda fazer a diferença na vida de várias pessoas.
Leia também:
Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?
Jornalismo: uma carreira mais atual do que nunca
Design gráfico: curso, mercado de trabalho e meios de se destacar na profissão