A Gestão de TI é um ramo essencial da Tecnologia da Informação, segmento que está em expansão devido à enorme importância que os dados têm. Saiba mais agora!
É muito provável que, mesmo não trabalhando ou estudando no ramo da tecnologia e/ou informatização, você já tenha ouvido falar sobre o TI.
De certa forma, o termo ganhou tamanha popularidade que chega a ser utilizado por muitos para tentar “explicar” com o que trabalha.
O que não é à toa, pois devido uma série de fatores - como a migração de processos (antes apenas físicos) para o digital -, se existe um mercado em constante expansão é o de TI. Incluindo vários cargos e segmentos que podem ser aproveitados na carreira.
Para que se tenha uma ideia da importância da tecnologia da informação e, consequentemente, da Gestão de TI, do investimento em tecnologia feito pela região da América Latina, o Brasil representa sozinho cerca de 36% segundo dados da International Data Corporation (IDC).
Então, é natural “esbarrar” com o TI em alguma situação, sendo ainda mais natural tê-lo em algum departamento de onde trabalha, mas não saber identificar do que se trata.
Por isso, e por todas as oportunidades que esse mercado está oferecendo, é necessário conhecer adequadamente o TI e, especialmente, entender como funciona a Gestão de TI enquanto vertente.
Respondendo de maneira prática, a Gestão de TI é um conjunto de técnicas, processos e políticas que servem para gerenciar os recursos tecnológicos de informação de uma organização, seja uma empresa, órgão governamental ou etc.
Inclusive, tem por objetivo garantir que a infraestrutura dessa tecnologia esteja alinhada com as metas e objetivos estabelecidos. Além de ser utilizada de forma eficiente para melhorar as operações do negócio, o funcionamento de tudo.
Dito isso, algumas das responsabilidades da Gestão de TI são:
Assim, para que tenha sucesso, a Gestão de TI deve trabalhar em colaboração com outras áreas, como a de negócios e finanças.
Não tem problema caso não saiba o que é TI ou esteja pouco familiarizado com o termo.
O TI é uma espécie de sigla para “Tecnologia da Informação”,que, por sua vez, é um conjunto de recursos tecnológicos usados para processar, armazenar e transmitir informações de forma digital.
Isso inclui hardware, software, redes de computadores, internet e até nossos dispositivos móveis, de modo que o TI permite que as empresas e organizações gerenciem as informações, melhorando assim a comunicação e as tomadas de decisão.
A diferença é que enquanto o TI se refere aos recursos tecnológicos utilizados para processar e armazenar as informações, a Gestão de TI se concentra em administrar esses recursos, garantindo que a infraestrutura de TI funcione adequadamente.
Portanto, podemos dizer que o TI cuida dos aspectos técnicos, a parte operacional, de execução. E a Gestão de TI viria antes disso, pensando em estratégias, fazendo planejamento, gerenciando projetos e provendo segurança da informação e suporte técnico.
É esperado que o gestor de TI tenha conhecimento técnico em tecnologia da informação, mas também possua habilidades de liderança, gerenciamento de projetos, tomada de decisões, solução de problemas e comunicação.
Isso porque trata-se de uma função que atua constantemente em coletivo, ou seja, atuando a maior parte do tempo em equipe. Para tal, é essencial estabelecer relacionamentos positivos com outras áreas.
Além disso, o profissional que deseja trabalhar em Gestão de TI deve, obrigatoriamente, ser alguém bem atualizado com as últimas tendências e inovações tecnológicas, pois ser capaz de aplicar essas tendências na rotina de trabalho faz total diferença para seu currículo.
Inclusive, é preciso lembrar que, dada a estreita relação necessária entre TI e departamentos financeiros, o objetivo principal do cargo sempre será aumentar o retorno dos investimentos em TI e melhorar os processos internos para obter resultados produtivos.
Como a TI está presente na maioria dos segmentos e mercados, o gestor pode encontrar oportunidades de trabalho nos mais variados espaços, o que podemos chamar de áreas do TI, como as opções abaixo:
Apesar de ser um mercado em plena expansão, o TI pode parecer restrito para quem não trabalha nele, mas, na verdade, basta se identificar com a área e ter formação em pelo menos uma das faculdades condizentes.
Se você tem interesse na carreira, alguns dos cursos para trabalhar com TI são:
Sendo possível, ainda, conseguir acesso ao TI através da formação em Administração. Claro que, dependendo dos seus conhecimentos, formações secundárias e requisitos específicos da vaga.
E se deseja fazer qualquer uma dessas faculdades para trabalhar na Gestão de TI, você encontra todas elas aqui na UNIT! Basta visitar nossos cursos de graduação e se inscrever naquele que chamou mais atenção!