Neste blog post, você vai entender o que é o MBA, quais os tipos, as principais diferenças entre as outras pós-graduações e vai conferir dicas de como escolher o melhor curso para você. Acompanhe!
Possuir uma pós-graduação se tornou um diferencial competitivo no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa da consultoria Robert Half, 42% dos líderes consideram o MBA extremamente relevante para o currículo.
Entretanto, para escolher a pós-graduação adequada, é preciso conhecer quais são as modalidades, como funciona cada curso e o que ele lhe agregará ao longo da sua formação.
Outro ponto importante é definir quais são os seus objetivos com aquela pós-graduação, afinal, como todo investimento, é algo que precisa ser feito com atenção.
O termo MBA, em inglês Master in Business Administration, se refere a um tipo de pós-graduação lato sensu destinada aos profissionais que buscam aprimorar as habilidades de gestão.
Apesar da origem aglo-saxã (Reino Unido e Estados Unidos), o MBA tem ficado bastante popular no Brasil, tornando-se um fator bastante valorizado no mercado de trabalho.
Conforme pesquisa realizada pelo vagas.com, 70% das vagas de cargos de chefia cadastradas na plataforma exigem curso de especialização ou pós-graduação. Fato que contribui para que a especialização seja cada vez mais desejada pelos profissionais!
Os cursos de MBA possuem duração mínima de 360 horas-aula – carga-horária mínima reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). E o processo de seleção varia de acordo com as instituições de ensino.
Porém, para poder cursar uma pós-graduação em MBA, é necessário ter finalizado um curso de graduação do nível superior, seja de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.
Nos cursos, as aulas giram em torno de debates da área de gestão e administração, trazendo temas sobre liderança, gestão de pessoas, tomada de decisão etc.
Apesar de ser voltado para o mundo corporativo e das finanças, atualmente existem MBAs em áreas como:
Hoje, há duas modalidades de MBA que são mais comuns, o MBA Tradicional e o MBA Executivo. Entenda:
O MBA Tradicional, também conhecido como MBA em Gestão, é definido como uma especialização mais prática voltada para a rotina do mercado, sendo a gestão o principal fator analisado.
Considerado como uma das especializações mais populares no Brasil, o MBA em Gestão é indicado para os profissionais que já possuem algum tempo no mercado de trabalho e querem adquirir qualificação para a área de gestão.
O MBA Executivo é indicado para pessoas que já possuem experiência em liderança e gestão de pessoas e desejam alcançar cargos de nível executivo, sendo visto como uma especialização mais avançada que o MBA em Gestão.
As pós-graduações se dividem em dois tipos: stricto sensu e a formação lato sensu. A primeira é direcionada aos cursos de mestrado e doutorado, que são alternativas mais voltadas para o campo acadêmico, enquanto a segunda é direcionada para a esfera mercadológica, como os MBAs.
A especialização stricto sensu é indicada para profissionais que possuem o intuito de seguir a carreira acadêmica, atuando em projetos, pesquisas, dando aulas etc, ou seja, o mestrado e o doutorado possuem um viés mais teórico.
Já os cursos lato sensu, como dito anteriormente, têm o objetivo de desenvolver habilidades ligadas à gestão e conhecimentos específicos de determinada área.
O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo, diante disso o nível de exigência também aumentou. E, além de ampliar os conhecimentos, fazer um MBA expande as oportunidades de crescimento dentro de uma empresa.
Outra vantagem é a possibilidade de aumento do salário, visto que as organizações passam a valorizar ainda mais o profissional. Entre outros benefícios, estão:
Agora que você já conhece os benefícios que um MBA tem para a carreira, surge a principal dúvida: como escolher o curso ideal?
Por conta disso, elencamos alguns pontos que devem ser analisados antes da decisão. Veja:
Antes de selecionar qual é o curso ideal, é muito importante estabelecer quais são os seus objetivos com aquele curso, seja para promoção no trabalho, networking, aprendizado ou apenas um certificado.
Como foi citado, a carga horária mínima dos cursos de MBA é de 360 horas, entretanto existem programas que exigem mais tempo. O ideal é que antes do ato da matrícula, você avalie como conciliar todas as tarefas e defina o que seria melhor para sua rotina.
É muito importante se informar sobre a credibilidade da instituição de ensino escolhida, uma vez que fará toda diferença no seu currículo. Também é imprescindível se informar sobre a dinâmica das aulas, a metodologia e quem são os professores e coordenadores.
▶ Quer saber como ter mais sucesso na área de gestão e de negócios? Se inscreva no formulário e descubra "O Poder do MBA".
Gostou do conteúdo? Leia também:
Quando investir em uma pós-graduação?
Saiba como conquistar uma promoção no trabalho