O serviço social é uma área que proporciona o desenvolvimento e a coesão social em meio a um conjunto de desigualdades presentes na sociedade, por meio de intervenções para que esses cenários possam ser modificados.
Tais intervenções são baseadas tanto em estratégias das ciências sociais e humanas, como em princípios da justiça social, direitos humanos e assistência social.
O assistente social é o profissional que atua nessa área, através de instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais para propor adequações nas mais diferentes questões sociais das comunidades.
Esse profissional é fundamental para a elaboração e execução de políticas públicas e programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. Nesse sentido, convém analisar um pouco mais acerca dessa importante profissão.
O assistente social é o profissional responsável pela implantação de programas sociais em áreas importantes como saúde, alimentação, educação e por apresentar soluções que visem promover uma melhora na qualidade de vida da população em geral.
São muitas as atribuições desse profissional, desde a orientação a indivíduos e a instituições acerca de direitos e deveres, até o planejamento, administração e análise de projetos sociais em diferentes âmbitos.
Além disso, o assistente social também controla ações relacionadas à economia doméstica, educação do consumidor, alimentação e saúde, entre outras.
O campo de atuação do assistente social é bastante amplo, uma vez que pode trabalhar tanto em instituições públicas quanto privadas.
Entre as principais áreas de atuação desse profissional estão:
O curso de Serviço Social é direcionado a formação de profissionais capazes de analisar e compreender as questões sociais.
Durante o curso haverão abordagens relacionadas a formação social, econômica e política do Brasil, por meio de matérias como Organização Social do Brasil, Antropologia, Sociologia, Política, Legislação Social e Direitos Humanos.
Outras disciplinas têm o objetivo de induzir o pensamento crítico do estudante acerca das realidade sociais, de manifestações sociais, das diferenças entre as classes e de capacitá-lo para elaborar projetos de intervenção em comunidades.
Além disso, durante a graduação o aluno tem a possibilidade de efetuar certos trabalhos de campo não apenas em comunidades, como também em diversos espaços sociais.
O MEC (Ministério da Educação) estabelece uma carga horária mínima de 3.000 horas/aula, o que significa dizer que para a conclusão do curso de nível superior são necessários 4 anos, divididos em 8 semestres de estudos.
Vale mencionar que tal carga horária engloba o período de estágio supervisionado que deve ser realizado por todos os alunos do curso de Serviço Social.
A grade curricular do curso de Serviço Social é formada por disciplinas ligadas a assuntos como Antropologia, Economia, Direitos Humanos, Família e Sociedade que, por sua vez, permitem ao aluno explorar e expandir o conhecimento científico e técnico na área.
O curso de Serviço Social na modalidade EAD pode ser encontrado na Universidade Tiradentes (Unit), uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Sendo assim, essa universidade é capaz de desenvolver profissionais extremamente aptos para enfrentar o mercado de trabalho.
O bacharelado possui duração de quatro anos e nesse período o aluno só necessita se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas no fim do período, ou seja, a maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.
A Unit EAD proporciona uma graduação de alto nível em Serviço Social. Isso porque ela forma profissionais capacitados para realizar análises e compreensões críticas acerca da realidade, através de uma fundamentação teórico-metodológica e ética-política bastante eficaz.
Essa formação prepara o futuro assistente social para o atendimento das demandas sociais e a para a promoção do desenvolvimento da sociedade, principalmente, de indivíduos e comunidades que estão em situação de vulnerabilidade.
Na Unit os egressos são aptos para planejar, desenvolver e implantar, projetos e programas sociais, bem como elaborar políticas públicas que visem a redução das desigualdades sociais e a ampliação da acessibilidade aos direitos humanos.
Como podemos observar, o ingresso nesse curso é de grande valor, uma vez que ele reúne um conjunto de conhecimentos relevantes para a atuação do Assistente Social. Portanto, não perca tempo! Se matricule já no curso e venha ser um aluno EAD!