Aqueles que desejam entrar no ensino superior precisam escolher um tipo de curso que esteja alinhado às suas perspectivas profissionais, como deseja atuar e qual profissão quer seguir.
Por isso, preparamos uma leitura para explicar sobre cada modalidade do ensino superior e dar dicas a respeito dos tipos de curso de graduação e pós-graduação disponíveis no mercado. Fique atento e descubra as oportunidades disponíveis para cada curso.
É um curso que se destaca pelo apelo profissionalizante, com o foco em pessoas já formadas no ensino médio, mas que também é uma ótima pedida para os que já conquistaram um título superior e buscam inserção no mercado.
Também direcionado a estudantes que procuram conhecimentos práticos e um curso com menor duração, indicado principalmente para quem quer ingressar no mercado de trabalho mais rápido.
O curso tecnólogo abre oportunidades para o mercado profissional, como estudante pode começar a carreira com estágio, ideal para a rotina de estudante e ao conquistar o diploma tem a possibilidade de conquistar vagas com um contrato CLT, por exemplo.
A duração desse tipo de curso é de dois a três anos. Sendo assim, não é um curso que demanda muito tempo e dá acesso a uma certificação de nível superior.
Um tecnólogo em gestão ambiental, por exemplo, tem acesso a cargos operacionais e, futuramente, até de supervisão.
O tecnólogo permite ao profissional cursar uma pós-graduação, mas falaremos sobre isso mais abaixo!
Apesar de nomes parecidos, o curso de tecnólogo é diferente do ensino médio-técnico. As principais diferenças são a certificação, duração, formação profissional e objetivos profissionais.
O ensino técnico é voltado ao início da carreira em cargos como jovem-aprendiz ou estágio, por exemplo, mas não certifica o profissional no ensino superior.
É um título de nível médio, sendo ideal à introdução adiantada, ou simplificada, no mercado de trabalho.
É a formação superior mais conhecida, é composta por ensinamentos mais teóricos que um tecnólogo, podendo conferir atribuições mais completas ao futuro profissional.
A qualidade da formação provém de uma maior inserção e exposição do aluno aos conceitos teóricos, práticos e, principalmente, sócio-culturais da sua área de atuação. Além disso, bacharéis podem atuar em uma série de setores dentro de sua área de formação.
O diploma de bacharelado possibilita o acesso a mais áreas e cargos do que um tecnólogo, sendo uma formação que possibilita um raio de atuação mais diversificado ao futuro profissional.
Além disso, essa modalidade de curso superior acaba fomentando mais a criação da rede de contatos e de inserção acadêmica formal do aluno em questão por ser, também, um curso de 4 a 5 anos — que pode se estender para 6 em alguns casos.
Uma tendência também é unir o diploma de bacharelado com uma pós-graduação, intercâmbios e outras categorias de extensões da formação.
É uma modalidade que procura, exclusivamente, capacitar futuros professores. A licenciatura pode ser concluída vinculada à matrícula de bacharel, ou concluída após a graduação.
Há, inclusive, a oportunidade de ser cursada como modalidade única e independente de curso superior na área de sua preferência.
Com o foco em formar profissionais que querem trabalhar na área acadêmica, o curso de licenciatura não forma apenas professores de nível fundamental, médio ou básico.
O futuro professor também poderá lecionar no ensino superior, realizando cursos de mestrado e doutorado.
Portanto, é uma especialização de nível superior, que possibilita a um profissional — recém-formado ou não — obter outra vertente de atuação em sua carreira: a educação.
Para a conclusão da capacitação como professor, o aluno deve realizar um estágio em uma instituição de ensino, de nível fundamental ou médio, e obter um relatório do mesmo — a ser apresentado à sua própria instituição para obter o certificado de docente.
Tecnólogos não podem cursar licenciatura vinculada ao seu curso — mas, podem cursar a licenciatura, como já dissemos acima, independentemente.
Devemos ser categóricos para ajudar na compreensão daquilo que se configura como pós-graduação.
Há muitos cursos de faculdade que pertencem a essa categoria, mas são muito diferentes entre si em simultâneo.
Veja como são feitas as classificações segundo o MEC:
São os cursos de pós-graduação na modalidade de especialização e MBA(MASTER BUSINESS ADMINISTRATION). Todos os graduados podem fazer, pois são cursos voltados ao mercado de trabalho tradicional e ao aperfeiçoamento da capacidade individual..
As posições de gerência, supervisão, ou afins, frequentemente requerem profissionais que possuam ao menos um título nesta modalidade.
MBAs são vistos como um certificado de experiência e de estabilidade da carreira profissional. São recomendados aos que procuram exercer uma carreira complexa e voltada ao mercado de trabalho ou setor empresarial.
São, portanto, cursos de menor ênfase teórica, menor carga horária, e que são voltados a estudos de casos dentro de um nicho específico.
Assim como o MBA, a especialização também é um curso de curta duração, mas destaca-se pela certificação; enquanto o MBA é voltado ao setor empresarial ou ao trabalhador de carreira profissional (ou seja, técnico), o segundo é menos restrito.
A especialização não depende de um foco exclusivo ao mercado técnico/empresarial, e sim de um aprofundamento dos estudos na área de escolha.
Esse aprofundamento pode ser motivado por interesses profissionais, ou apenas por desenvolver novas habilidades.
Não é incomum ver profissionais buscando a especialização como estratégia para ingressar em determinada área que seja diferente da que atua.
São as especializações voltadas às pessoas já graduadas, mas que seguem o caminho voltado à inovação pela ciência, descobertas, patentes, academia e pesquisa.
Mestrados, doutorados e pós-doutorados são os cursos que configuram essa classificação, sendo eles mais extensos e garantindo um nível a mais de graduação além do bacharelado — ou seja, um diploma e título (de “mestre em”, “doutor em”, etc.).
Nesta ordem acima, vão crescendo em tamanho de importância e reconhecimento no próprio nicho de pesquisa.
Destacam-se os cientistas que demonstram inserção e domínio da teoria e/ou prática de sua área desde cedo, frequentemente já desde a graduação.
As iniciações científicas são um modo de obter essa inserção, pois são um projeto de pesquisa destinado a introduzir o graduando ao funcionamento e propósito da ciência — e até colocá-lo para trabalhar em determinadas tarefas de produção pertinentes ao nicho.
Durante o caminho na conquista dos títulos, é comum que o indivíduo vá, cada vez mais, aprofundar-se no seu nicho e agregar valor qualitativo à sua imagem profissional.
O Mestrado é o título que permite ao profissional lecionar ao nível superior, fazendo-se necessário aos interessados em carreira educacional nas universidades.
É um título frequentemente requerido para cargos elevados em qualquer setor de trabalho.
Junto ao MBA, o mestrado representa a dedicação e aprofundamento do profissional: uma demonstração de responsabilidade à carreira em sua área e de compromisso ao seu conhecimento, bem como sua formação.
Os títulos de Doutorado e Pós-Doutorado são majoritariamente voltados ao reconhecimento e proficiência. São títulos de prestígio, essencialmente, que têm apelo aos que verdadeiramente têm paixão por sua área de formação.
Portanto, o doutorado é destinado a um objetivo futuro na sua carreira, mas que também agrega um valor inigualável ao seu mérito acadêmico e profissional perante o mercado de trabalho — qualquer que seja.
Títulos de prestígio são excelentes formas de vender obras literárias ou didáticas a respeito de ciência, cultura, e pensamento em geral, através da autoridade.
Pense que o material desenvolvido e editado pela universidade para o seu uso como estudante precisa de alguém capacitado, envolvido e eficiente, para acumular todo o conhecimento necessário para se desenvolver um material didático.
Esse alguém deve ter capacidade de compreender aquilo que se pretende ensinar ao nível superior, portanto alguém de grau académico elevado e destaque no seu meio: um doutor!
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