Considerada uma das áreas mais antenadas com tudo o que acontece, a Publicidade é necessária para a divulgação de todo tipo de produto e/ou serviço.
Sendo adaptada para cada caso e, consequentemente, para cada objetivo a ser alcançado, e por esse motivo, tem a necessidade de estar sempre atualizada.
Os hábitos de consumo e preferências das pessoas mudam, a tecnologia sempre oferece um novo dispositivo, mídia ou funcionalidade e o próprio mercado publicitário se reinventa a todo momento.
Vendo de fora, é difícil mensurar a influência que ela tem em cada campanha, sejam resultados de venda propriamente ou manutenção da imagem de uma marca.
O fato é que seu uso é extremamente necessário, a tal ponto que uma pesquisa recente da agência norte-americana Warc divulgou que os investimentos em publicidade no mundo baterão recorde em 2024, ultrapassando a marca de US$1 trilhão.
Notícia que alimenta o otimismo de todo o mercado, bem como dos interessados em ingressar na área. Para isso, é preciso entender que as coisas sempre estão mudando e observar no próprio curso de Publicidade as tendências absorvidas para um melhor aprendizado.
Veremos então, algumas adesões que a graduação foi e está assimilando com o tempo e quão importantes são tais temas na prática profissional.
Digitalização e Publicidade Online
Um dos principais aspectos que redefiniram a publicidade foi a digitalização, pois ela tornou obrigatória a presença online, com isso, o curso de Publicidade passou a navegar nesse novo cenário.
Como as empresas/marcas agora dependem da publicidade online para se conectar com seu público, ferramentas passaram a surgir de forma natural para essa conexão, como as redes sociais, os mecanismos de busca e as plataformas de e-commerce.
Atualmente, a graduação ensina não só os conceitos tradicionais, mas também estratégias para o ambiente digital como SEO, a funcionalidade de campanhas pagas (os famosos links patrocinados e ads) e até a produzir de conteúdo.
Claro que, além da necessidade prática de abordar tais temas, isso faz com que o curso estimule mais a criatividade e explore novas habilidades esperadas dos publicitários.
Formas de publicidade online
Existem muitas, mas pensando nas formas da publicidade de fazer presente, as principais que vimos surgir com o tempo e algumas mais recentes são:
- Mídias Sociais;
- Mecanismos de Busca (SEO e SEM);
- Display Ads;
- Marketing de Conteúdo;
- E-mail Marketing;
- Influencer Marketing;
- Publicidade em mídias alternativas (podcasts, serviços de streamings, sites de stream, jogos, aplicativos, etc.).
Personalização e Experiência do Consumidor
Outra tendência que surgiu e veio para ficar foi a personalização de campanhas, criando experiências únicas para cada consumidor. O que tornou a publicidade mais “genérica”, prática de segundo ou terceiro plano.
Ela funciona a partir da coleta e análise de dados dos usuários. Desse modo, as marcas podem entender as preferências individuais e criar mensagens e ofertas que sejam relevantes.
Quem já não pesquisou por algo que tivesse curiosidade ou real interesse de compra e, por exemplo, passou a visualizar anúncios do objeto da pesquisa? Ou seja, uma prática já comum do mercado de publicidade.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Passando para uma mudança mais social do que tecnológica, a publicidade, enquanto uma das formas de expressão da sociedade, também aderiu pautas necessárias para conscientização.
Temas como sustentabilidade e responsabilidade social, conquistaram seus merecidos espaços, até porque, as marcas não comunicam apenas ofertas, mas valores.
Com isso, investir em boas práticas ambientais, como redução de resíduos e energias limpas, além da inclusão e igualdade social, fortalecem o compromisso com o bem-estar na sociedade. O que, naturalmente, gera um impacto positivo nos consumidores.
Com isso, esses temas se tornaram parte importante do curso de publicidade.
Uso de tecnologias emergentes
Retomando e mergulhando mais além em tecnologia, o uso de ferramentas inovadoras, como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial (IA), estão gerando debates e trabalhos que, provavelmente, mudarão muito do que se entende por publicidade.
Tal como geram discussão e reação em outros temas, como empregabilidade, originalidade e ética. Em sala de aula, esses avanços tem sido tratados de maneira mais natural, na maior parte das vezes, como objetos de análise.
Como tem sido a adaptação do currículo de Publicidade?
No geral, as instituições educacionais têm trabalhado as grades curriculares do curso de Publicidade para que essas demandas de mercado estejam presentes e o aluno tenha contato.
Isso é feito, normalmente, com novas disciplinas ou mudanças na abordagem de matérias antes já existentes. Na Unit, especificamente, você pode poderá perceber essas mudanças através de algumas disciplinas, como:
- Marketing Digital;
- Produção de Conteúdo em Novas Mídias;
- Startups, Incubadoras e Negócios;
- Comportamento do Consumidor;
- História Social da Mídia.
Se você tem o objetivo de construir uma carreira no setor publicitário, é crucial estar atento às novas tendências que emergem no mercado. Compreender essas tendências profundamente pode significativamente aprimorar a qualidade do seu trabalho.
Se você já está cursando uma graduação na área, lembre-se sempre da importância de estar atualizado com as últimas novidades do setor. Por outro lado, se você ainda está considerando qual formação seguir, aproveite para conhecer o nosso curso de Publicidade e Propaganda, que pode oferecer uma base sólida para o seu sucesso profissional nesse campo dinâmico.