Tendências do mercado e como o curso de Publicidade se adapta a elas

Entenda como o curso de Publicidade acompanha as tendências de mercado, o surgimento de tecnologias e novos comportamentos de consumo


Considerada uma das áreas mais antenadas com tudo o que acontece, a Publicidade é necessária para a divulgação de todo tipo de produto e/ou serviço.

Sendo adaptada para cada caso e, consequentemente, para cada objetivo a ser alcançado, e por esse motivo, tem a necessidade de estar sempre atualizada.

Os hábitos de consumo e preferências das pessoas mudam, a tecnologia sempre oferece um novo dispositivo, mídia ou funcionalidade e o próprio mercado publicitário se reinventa a todo momento.

Vendo de fora, é difícil mensurar a influência que ela tem em cada campanha, sejam resultados de venda propriamente ou manutenção da imagem de uma marca.

O fato é que seu uso é extremamente necessário, a tal ponto que uma pesquisa recente da agência norte-americana Warc divulgou que os investimentos em publicidade no mundo baterão recorde em 2024, ultrapassando a marca de US$1 trilhão.

Notícia que alimenta o otimismo de todo o mercado, bem como dos interessados em ingressar na área. Para isso, é preciso entender que as coisas sempre estão mudando e observar no próprio curso de Publicidade as tendências absorvidas para um melhor aprendizado. 

Veremos então, algumas adesões que a graduação foi e está assimilando com o tempo e quão importantes são tais temas na prática profissional.

Digitalização e Publicidade Online

tendencias-do-mercado-publicitario-e-como-o-curso-de-publicidade-se-adapta-a-elas

Um dos principais aspectos que redefiniram a publicidade foi a digitalização, pois ela tornou obrigatória a presença online, com isso, o curso de Publicidade passou a navegar nesse novo cenário.

Como as empresas/marcas agora dependem da publicidade online para se conectar com seu público, ferramentas passaram a surgir de forma natural para essa conexão, como as redes sociais, os mecanismos de busca e as plataformas de e-commerce.

Atualmente, a graduação ensina não só os conceitos tradicionais, mas também estratégias para o ambiente digital como SEO, a funcionalidade de campanhas pagas (os famosos links patrocinados e ads) e até a produzir de conteúdo.

Claro que, além da necessidade prática de abordar tais temas, isso faz com que o curso estimule mais a criatividade e explore novas habilidades esperadas dos publicitários.

Formas de publicidade online

Existem muitas, mas pensando nas formas da publicidade de fazer presente, as principais que vimos surgir com o tempo e algumas mais recentes são:

  • Mídias Sociais;
  • Mecanismos de Busca (SEO e SEM);
  • Display Ads;
  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • Influencer Marketing;
  • Publicidade em mídias alternativas (podcasts, serviços de streamings, sites de stream, jogos, aplicativos, etc.).

Personalização e Experiência do Consumidor

Outra tendência que surgiu e veio para ficar foi a personalização de campanhas, criando experiências únicas para cada consumidor. O que tornou a publicidade mais “genérica”, prática de segundo ou terceiro plano.

Ela funciona a partir da coleta e análise de dados dos usuários. Desse modo, as marcas podem entender as preferências individuais e criar mensagens e ofertas que sejam relevantes.

Quem já não pesquisou por algo que tivesse curiosidade ou real interesse de compra e, por exemplo, passou a visualizar anúncios do objeto da pesquisa? Ou seja, uma prática já comum do mercado de publicidade.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Passando para uma mudança mais social do que tecnológica, a publicidade, enquanto uma das formas de expressão da sociedade, também aderiu pautas necessárias para conscientização.

Temas como sustentabilidade e responsabilidade social, conquistaram seus merecidos espaços, até porque, as marcas não comunicam apenas ofertas, mas valores.

Com isso, investir em boas práticas ambientais, como redução de resíduos e energias limpas, além da inclusão e igualdade social, fortalecem o compromisso com o bem-estar na sociedade. O que, naturalmente, gera um impacto positivo nos consumidores.

Com isso, esses temas se tornaram parte importante do curso de publicidade.

Uso de tecnologias emergentes

Retomando e mergulhando mais além em tecnologia, o uso de ferramentas inovadoras, como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial (IA), estão gerando debates e trabalhos que, provavelmente, mudarão muito do que se entende por publicidade.

Tal como geram discussão e reação em outros temas, como empregabilidade, originalidade e ética. Em sala de aula, esses avanços tem sido tratados de maneira mais natural, na maior parte das vezes, como objetos de análise.

Como tem sido a adaptação do currículo de Publicidade?

No geral, as instituições educacionais têm trabalhado as grades curriculares do curso de Publicidade para que essas demandas de mercado estejam presentes e o aluno tenha contato.

Isso é feito, normalmente, com novas disciplinas ou mudanças na abordagem de matérias antes já existentes. Na Unit, especificamente, você pode poderá perceber essas mudanças através de algumas disciplinas, como:

  • Marketing Digital;
  • Produção de Conteúdo em Novas Mídias;
  • Startups, Incubadoras e Negócios;
  • Comportamento do Consumidor;
  • História Social da Mídia.

Se você tem o objetivo de construir uma carreira no setor publicitário, é crucial estar atento às novas tendências que emergem no mercado. Compreender essas tendências profundamente pode significativamente aprimorar a qualidade do seu trabalho.

Se você já está cursando uma graduação na área, lembre-se sempre da importância de estar atualizado com as últimas novidades do setor. Por outro lado, se você ainda está considerando qual formação seguir, aproveite para conhecer o nosso  curso de Publicidade e Propaganda, que pode oferecer uma base sólida para o seu sucesso profissional nesse campo dinâmico.

topo-como-fazer-networking

Você sabe qual é a melhor forma de fazer networking? Isso é essencial na publicidade!

Acesse nosso ebook exclusivo para descobrir dicas e lugares ideais para fazer um bom networking. Amplie sua lista de contatos!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
Especialidades da Medicina: quais são e como funcionam
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Conheça os tipos de Engenharia
Áreas de atuação da Fisioterapia
O que precisa para trabalhar em banco?

POSTS RELACIONADOS

emec