Considerada uma das áreas mais antenadas com tudo o que acontece, a Publicidade é necessária para a divulgação de todo tipo de produto e/ou serviço.
Sendo adaptada para cada caso e, consequentemente, para cada objetivo a ser alcançado, e por esse motivo, tem a necessidade de estar sempre atualizada.
Os hábitos de consumo e preferências das pessoas mudam, a tecnologia sempre oferece um novo dispositivo, mídia ou funcionalidade e o próprio mercado publicitário se reinventa a todo momento.
Vendo de fora, é difícil mensurar a influência que ela tem em cada campanha, sejam resultados de venda propriamente ou manutenção da imagem de uma marca.
O fato é que seu uso é extremamente necessário, a tal ponto que uma pesquisa recente da agência norte-americana Warc divulgou que os investimentos em publicidade no mundo baterão recorde em 2024, ultrapassando a marca de US$1 trilhão.
Notícia que alimenta o otimismo de todo o mercado, bem como dos interessados em ingressar na área. Para isso, é preciso entender que as coisas sempre estão mudando e observar no próprio curso de Publicidade as tendências absorvidas para um melhor aprendizado.
Veremos então, algumas adesões que a graduação foi e está assimilando com o tempo e quão importantes são tais temas na prática profissional.
Um dos principais aspectos que redefiniram a publicidade foi a digitalização, pois ela tornou obrigatória a presença online, com isso, o curso de Publicidade passou a navegar nesse novo cenário.
Como as empresas/marcas agora dependem da publicidade online para se conectar com seu público, ferramentas passaram a surgir de forma natural para essa conexão, como as redes sociais, os mecanismos de busca e as plataformas de e-commerce.
Atualmente, a graduação ensina não só os conceitos tradicionais, mas também estratégias para o ambiente digital como SEO, a funcionalidade de campanhas pagas (os famosos links patrocinados e ads) e até a produzir de conteúdo.
Claro que, além da necessidade prática de abordar tais temas, isso faz com que o curso estimule mais a criatividade e explore novas habilidades esperadas dos publicitários.
Existem muitas, mas pensando nas formas da publicidade de fazer presente, as principais que vimos surgir com o tempo e algumas mais recentes são:
Outra tendência que surgiu e veio para ficar foi a personalização de campanhas, criando experiências únicas para cada consumidor. O que tornou a publicidade mais “genérica”, prática de segundo ou terceiro plano.
Ela funciona a partir da coleta e análise de dados dos usuários. Desse modo, as marcas podem entender as preferências individuais e criar mensagens e ofertas que sejam relevantes.
Quem já não pesquisou por algo que tivesse curiosidade ou real interesse de compra e, por exemplo, passou a visualizar anúncios do objeto da pesquisa? Ou seja, uma prática já comum do mercado de publicidade.
Passando para uma mudança mais social do que tecnológica, a publicidade, enquanto uma das formas de expressão da sociedade, também aderiu pautas necessárias para conscientização.
Temas como sustentabilidade e responsabilidade social, conquistaram seus merecidos espaços, até porque, as marcas não comunicam apenas ofertas, mas valores.
Com isso, investir em boas práticas ambientais, como redução de resíduos e energias limpas, além da inclusão e igualdade social, fortalecem o compromisso com o bem-estar na sociedade. O que, naturalmente, gera um impacto positivo nos consumidores.
Com isso, esses temas se tornaram parte importante do curso de publicidade.
Retomando e mergulhando mais além em tecnologia, o uso de ferramentas inovadoras, como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial (IA), estão gerando debates e trabalhos que, provavelmente, mudarão muito do que se entende por publicidade.
Tal como geram discussão e reação em outros temas, como empregabilidade, originalidade e ética. Em sala de aula, esses avanços tem sido tratados de maneira mais natural, na maior parte das vezes, como objetos de análise.
No geral, as instituições educacionais têm trabalhado as grades curriculares do curso de Publicidade para que essas demandas de mercado estejam presentes e o aluno tenha contato.
Isso é feito, normalmente, com novas disciplinas ou mudanças na abordagem de matérias antes já existentes. Na Unit, especificamente, você pode poderá perceber essas mudanças através de algumas disciplinas, como:
Se você tem o objetivo de construir uma carreira no setor publicitário, é crucial estar atento às novas tendências que emergem no mercado. Compreender essas tendências profundamente pode significativamente aprimorar a qualidade do seu trabalho.
Se você já está cursando uma graduação na área, lembre-se sempre da importância de estar atualizado com as últimas novidades do setor. Por outro lado, se você ainda está considerando qual formação seguir, aproveite para conhecer o nosso curso de Publicidade e Propaganda, que pode oferecer uma base sólida para o seu sucesso profissional nesse campo dinâmico.