As Terapias Integrativas se tornaram muito populares na promoção de saúde e bem-estar dos pacientes. Os profissionais dessa área fazem a utilização de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais que ajudam no combate a dores, doenças e patologias em geral. Tais terapias são empregadas como paliativos em doenças crônicas, sendo utilizadas na prevenção e intervenção em situações como depressão, hipertensão e estresse.
Várias pesquisas demonstram os benefícios em unir os tratamentos da medicina convencional com as terapias integrativas para a efetivação do equilíbrio entre corpo, mente e espírito no dia a dia de quem a pratica.
Uma das grandes vantagens da terapia integrativa é a possibilidade de ampliação da qualidade de vida, uma vez que ela lida com questões de saúde física, emocional, oferecendo aos praticantes um tratamento mais humanizado e, assim, garantindo o bem estar de forma geral através das metodologias.
Como é a profissão de Terapeuta Integrativa
O Terapeuta Integrativa é o profissional que atua no planejamento, efetivação e administração de ações que visam promover a autonomia e a independência de pessoas que possuem patologias de ordem física, mental, educacional ou social.
Ele costuma trabalhar de maneira conjunta ao terapeuta ocupacional no cuidado integral, com o intuito de recuperar pessoas que apresentam alterações na realização de atividades de autocuidado ou até mesmo na interação social. Além disso, a atuação do terapeuta integrativa também está associada ao desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e psicológicas.
Tipos de terapias e área de atuação
Diversos são os tipos de terapias que funcionam como complementos para casos de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais como a aromaterapia, psicoterapia, hemoterapia, acupuntura, osteopatia. Várias terapias importantes são inclusive ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre aquelas mais procuradas estão:
Acupuntura
A acupuntura consiste numa técnica de equilíbrio da energia corporal que desbloqueia os pontos que carregam energia pelos membros. Ao harmonizar esses pontos a dor desaparece. Esse procedimento é eficiente para combater o estresse, ansiedade e insônia.
Homeopatia
A homeopatia se refere a introdução de uma pequena quantidade de um remédio para curar uma patologia. A principal ideia da homeopatia é que as substâncias naturais que podem desencadear sintomas e doenças também são capazes de curar um paciente.
Fitoterapia
É uma terapia que consiste na utilização de vegetais, conhecidos como plantas medicinais, in natura ou ainda na forma de medicamentos para a prevenção e tratamento de doenças. A fitoterapia crê que a interação com o ambiente é essencial para a promoção da saúde das pessoas. O profissional dessa área costuma trabalhar em clínicas de terapia, casas de repouso, creches e empresas.
Como é o curso de Terapias Integrativas e Complementares
O curso de Terapias Integrativas e Complementares é um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, um Tecnólogo e é oferecido na modalidade EAD, o que permite que o aluno tenha uma excelente formação em um curto espaço de tempo, por conta da flexibilidade ofertada.
A duração do curso é mais curta do que uma graduação convencional. Dessa forma, o aluno tem a possibilidade de dominar técnicas e áreas de atuação, as quais incluem:
- Bioenergética;
- Geoterapia;
- Reflexologia podal;
- Hidroterapias;
- Musicoterapia, entre outras.
As áreas são diversas justamente para possibilitar várias abordagens do terapeuta em relação ao tratamento do seu paciente, ou seja, independentemente da patologia, o terapeuta terá várias ferramentas a seu favor para tratar a doença e, assim, minimizar seus impactos na vida do paciente.
Como é a grade do curso de Terapias Integrativas e Complementares
A grade curricular do curso de Terapias Integrativas e Complementares valoriza uma ampla abordagem, preparando o aluno para lidar desde com os Aspectos Regulatórios de Terapias Integrativas e Complementares até ações mais específicas. Além disso, na matriz curricular a bioética e a biossegurança também são tratadas com a mesma relevância que as técnicas de terapias integrativas.
Onde estudar Terapias Integrativas e Complementares
O curso de Terapias Integrativas e Complementares é oferecido pela Unit na modalidade de Educação a Distância (EAD), que é uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Diante disso, essa faculdade é capacitada para desenvolver os melhores profissionais para o mercado de trabalho.
O tecnólogo é ministrado 100% online, sendo que o aluno só necessita se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas no fim do período, ou seja, a maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.
Curso de Terapias Integrativas e Complementares da Unit
A Unit EAD proporciona uma graduação de alto nível em Terapias Integrativas e Complementares.
O ingresso nesse curso é de grande valor, pois ele reúne um conjunto de conhecimentos e habilidades de grande relevância para a atuação do terapeuta integrativa. Isso porque o curso é completo, voltado para a formação de profissionais capazes de incorporar e utilizar de diferentes abordagens no tratamento das patologias de seus pacientes.
Mais do que aptos para tratar doenças, o estudante sai da universidade capaz de oferecer uma atenção completa para o bem-estar e a saúde das pessoas, validando-se sempre das questões físicas, emocionais e psicológicas do indivíduo. Portanto, não perca tempo! Se inscreva já no curso e venha ser um aluno EAD!