O perfil do aluno no Ensino Superior passou por muitas mudanças nos últimos anos. A diversidade tem crescido bastante nas universidades e cada dia é mais frequente fazer uma faculdade depois dos 30.
Muitos começam a primeira graduação ou realizam um segundo curso superior. Conheça as vantagens de fazer um curso nessa idade!
As pessoas estão mais interessadas nas vantagens de uma graduação, e existem várias oportunidades que facilitam a entrada em uma faculdade e a gestão do tempo de estudo.
Por isso, a idade e a correria do dia a dia não podem ser mais desculpas para não buscar novos desafios.
Para explicar melhor essa tendência, vamos listar os motivos e vantagens de fazer uma graduação tendo 30 anos ou mais.
Lembre-se: nunca é tarde para conseguir um diploma.
Amadurecimento mais de 30 anos de idade
Muitas vezes, os jovens precisam escolher uma carreira sem ter maturidade ou deixam de lado a verdadeira vocação para fazer faculdade e entrar logo no mercado de trabalho.
A pessoa que chegou à faixa dos 30 anos já tem bastante experiência, manteve relacionamentos pessoais ou profissionais e também passou por muitos desafios.
Então, com a experiência que conseguiu, aumentam as chances de escolher os melhores caminhos e tomar decisões certeiras na carreira.
Assim, mais experiente, o aluno sabe a melhor forma de conseguir conhecimentos, ser produtivo e consegue ser objetivo nas tarefas, porque isso vira é uma necessidade, já que o seu tempo é dividido entre outras atividades (como emprego, lazer e família).
É possível prosperar a carreira aos 30 anos
Os principais motivos para quem busca uma graduação superior e resolve estudar durante ou depois dos 30 anos é ter melhores oportunidades de emprego ou avançar na carreira dentro da empresa em que já se dedica.
Adiante, considerando a questão dos salários, o profissional pode dobrar a renda após concluir uma graduação.
Inclusive, a renda dos profissionais graduados aumenta consideravelmente e em alguns casos: o salário é três vezes maior comparado a quem não tem um diploma e cerca de 140% a mais.
No caso de quem quer fazer uma segunda graduação, pode aproveitar essa oportunidade para ter duas profissões ou mudar totalmente de área.
O mercado de trabalho vem modificando e ter a garantia de renda em outra profissão pode ser sinônimo de estabilidade, sendo mais um motivo para ingressar na faculdade depois dos 30 anos ou mais.
Estratégia e dedicação: grandes aliados
Ficar mais velho significa ter mais responsabilidade, o que demanda mais tempo e energia.
Por isso, pessoas mais maduras que decidem estudar depois dos 30 anos sabem administrar melhor suas conquistas.
Para ter sucesso na escolha do curso, o estudante perto dos 30 anos deve levar em consideração o tempo e o custo das mensalidades. O aluno mais velho tem muitas outras obrigações financeiras e o gasto com educação deve ser planejado, para evitar problemas, obrigações e tarefas e assim alcançam bons frutos.
Nesse sentido, o tempo de curso também deve ser analisado.
Algumas modalidades de graduação podem ter menos de quatro anos, mas são mais voltadas para o mercado de trabalho, que é o caso dos cursos tecnológicos.
Decidiu pela segunda graduação? Confira os cursos que a Unit oferece para você!
Leia também:
3 dicas imperdíveis para conciliar trabalho e faculdade
Fazer faculdade a distância vale a pena?
4 passos para se tornar um líder de sucesso