Secretário do Estado da Comunicação | Ex-aluno de Publicidade e Propaganda
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (Unit), o atual secretário especial de Comunicação de Sergipe, Cleon Menezes do Nascimento, é mais um entre muitos dos egressos que retornam à instituição de ensino para compartilhar o saber; dividir experiências práticas da profissão e somar um time qualificado na formação acadêmica. Mestre em Educação pela Unit, ele ensinou no curso de Publicidade e Propaganda no período de 2008 até 2022.
“Eu sempre olhava e dizia: ‘um dia quero voltar para a universidade e dar aula’. Consegui e isso foi muito marcante para mim. Quando eu era aluno, tive professores que foram referenciais para mim, acompanhava muito eles, e esse desejo de lecionar foi despertado. Um deles era muito questionador e sempre cobrava muito a minha participação de leitura de texto e isso me deu um poder de articulação, de conseguir conectar bem as ideias e a me expressar. Além disso, eu sempre busquei buscar pessoas no mercado local e nacional, não necessariamente da Comunicação, mas que tinham posturas interessantes que admirava e de certa forma entender as trajetórias delas”, declara Cleon Menezes.
Na atuação profissional, ele acumula a experiência de estágio numa construtora, passagem por uma agência de publicidade e a abertura do próprio negócio, bem como a inserção no mercado de marketing político. “Quando retornei para Aracaju, após morar em São Paulo, onde fiz uma especialização em Comunicação Digital e Design Gráfico, atuei numa agência e depois abri a minha própria agência. Depois, fui atuar no marketing político e as coisas foram acontecendo. Não tinha como meta me tornar isso , eu fui seguindo na medida que os desafios foram surgindo , fui me posicionando e encontrando um jeito de sempre ser muito grato a minha trajetória colocou no meu caminho”, diz Cleon, que queria estudar Cinema, mas diante do curso ser ofertado apenas em Salvador (BA), optou pela graduação em Publicidade e Propaganda por ser o que se aproximava das pretensões profissionais.
Aberto aos desafios, com mil ideias fervilhando à cabeça e de mãos ágeis na execução de projetos, Cleon diz que faz das oportunidades desconhecidas a zona de conforto e felicidade de atuação profissional. “A administração pública foi um dos caminhos que não tinha trilhado ainda. Eu já passei pelo lado de cliente, de agente, e aí administração pública aconteceu em detrimento dos desafios que fui me envolvendo. O principal desafio da carreira é quando você entende na sua realidade que a vida é feita de desafios e que a gente tem que entender que a zona de conforto, que todo mundo fala que não existe, é importante a partir do momento que ela é algo que te faz feliz . Eu não me vejo em outra área e para mim é uma zona de conforto superar qualquer desafio que esteja ligado a isso”, reflete o secretário especial de Comunicação de Sergipe.