Presidente do Conselho Regional de Enfermagem | Ex-aluno de Enfermagem
Enfermeiro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), professor universitário e diretor operacional da Fundação Parreira Horta são as atividades atuais desempenhadas por Conrado Marques de Souza Neto. Formado há 13 anos na Universidade Tiradentes (Unit), onde também se tornou mestre e doutor em Biotecnologia Industrial, ele é um profissional ativo nas diversas frentes de atuação, seja na formação de novos colegas de trabalho, no atendimento ao público ou em defesa dos direitos e fortalecimento da categoria.
Sem esconder o fascínio pela Enfermagem tão logo teve contato com o curso, ele também tinha o desejo de lecionar, vivência essa que ele acompanhou no lugar de filho de um professor universitário na instituição que seria sua morada acadêmica e futuro ambiente de trabalho. “Acompanhei a rotina do meu pai como professor da Unit, no curso de Administração. Nela estavam e estão os melhores profissionais, que fazem um trabalho de excelência. Tudo isso sempre me encantou muito a docência. E tem a estrutura da universidade, laboratórios modernos e parcerias para estágio”, destaca Conrado Marques.
Aliás , é o aprendizado prático da rotina profissional que ele destaca como um conhecimento importante na formação acadêmica. “Eu estagiei em mais de um local, um deles foi o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), passei dois anos lá e foi fundamental para a minha formação. Foi uma experiência maravilhosa, pois nele encontrei profissionais que me acolheram muito como estagiário. E hoje, o retorno a esse ambiente, como profissional, num cargo de direção da Fundação Parreiras Horta, que administra o Hemose, é emocionante e gratificante também”, diz.
No currículo profissional, Conrado Marques registra a diversidade de atuação, numa demonstração efetiva no caminho a ser trilhado até hoje. Assim, já trabalhou como enfermeiro em Unidades Básicas de Saúde (UBS), fez plantões em hospitais e também foi professor em curso técnico da área.
E para além de uma jornada acadêmica e profissional alicerçada pela Unit, o presidente do Coren destaca outra conquista realizada com sucesso. “Foi no curso de Enfermagem que conheci a minha esposa e hoje temos a nossa família. A Unit também foi o lugar que me deu a família. E reafirmo que a Unit é o alicerce do conhecimento de um profissional que sai apto para encarar qualquer desafio na carreira”, afirma.