Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas | Ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo
Determinação é algo inerente à arquiteta e urbanista Deborah Dias, atual secretária de estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), a jornada acadêmica e a trajetória profissional dela caminharam de mãos dadas, num complemento entre teoria e prática, desafios e conquistas, as quais foram essenciais e a lapidam cotidianamente no exercício das funções que se dispõe a assumir e executa com maestria. É nas recordações acadêmicas que ela se coloca numa posição de representatividade daqueles que trabalham para custear o ingresso no ensino superior.
“Entrei em 1998 e me formei em 2005. Passei quase sete anos na faculdade porque eu trabalhava ao mesmo tempo, pois precisava pagar minha universidade. E na época, o curso era diurno, então tinha aulas pela manhã e pela tarde e, às vezes, à noite. E logo que entrei na graduação, consegui um estágio na Pronese, foi aí que iniciei minha carreira no estado. E no decorrer como estagiária, eles acharam por bem me dar um cargo comissionado para cumprir as seis horas, que era a carga horária do setor e não apenas as quatro de estágio. Isso para mim foi muito bom , pois o valor me ajudava a pagar a universidade. E então, chegava sempre atrasada em alguns horários, e em outros dias compensava, eles também me liberavam dois dias para ir para o curso”, lembra.
Enérgica e com disposição de sobra para encarar as oportunidades com toda a vontade, talento e conhecimento, Deborah destaca a presença da universidade na conquista de espaços e desbravamento da profissão. “A Unit foi a minha base, a universidade me encaminhou para o mercado de trabalho, ela foi o abrir de portas para mim e tenho o maior reconhecimento em relação a isso. Ainda universitária, abri um escritório com duas amigas. Montamos ele durante o curso, eu trabalhava mais à noite e no final de semana. A gente desenvolvia projetos de ambientação e uma amiga, que já era formada, assinava os projetos quando necessário. Chegamos a ganhar prêmios que antes os lojistas no segmento de Arquitetura faziam. Então, a graduação foi muito importante porque me possibilitou entrar no estado, como estagiária, e seguir trabalhando, sempre me dedicando aos projetos”, aponta a secretária de estado.
Antes de assumir a Semac, Deborah teve uma breve passagem pela administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) no atual governo. Experiência esta que se soma à atuação no Conselho Ambiental da Adema e participação no Grupo de Trabalho da Região Metropolitana de Aracaju, na Elaboração do Diagnóstico do Meio Ambiente. Ainda no setor público, a arquiteta tem passagem pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Em ambas as pastas, ela assumiu o cargo de superintendente executiva.
“Eu sempre tive preocupação com o meio ambiente, isso é de mim e passo para a minha filha sobre a importância do descarte correto, da preservação ambiental. Por coincidências da vida porque eu não sou engenheira ambiental, não sou desta área, apesar de que as pessoas acham que arquitetura não tem nada a ver, mas tem. Eu fiz Arquitetura e Urbanismo, este cuida da parte da cidade como um todo, estudamos isso lá na época. Quando a gente pensa na cidade, a gente tem que fazer algo pensando como um todo, e o meio ambiente faz parte. Ou melhor, faz parte dela não, na verdade, ela que faz parte do meio ambiente, assim como fazemos parte dele e não o respeitamos. E agora, nessa trajetória de 26 anos, que comecei como estagiária e hoje estou como secretária de estado, estamos em mais um desafio à frente da Semac, que está sendo reestruturada para cuidar do desenvolvimento ordenado, respeitando o meio ambiente”, ressalta.