Arquiteto | Ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo
Integrante da quinta turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), o arquiteto Gilvan Acciolli é uma das assinaturas valiosas em projetos residenciais e corporativos dentro e fora do estado. Egresso da turma de 1997, Gilvan guarda memórias de uma formação pioneira que desbravava o conhecimento, promovia intercâmbios interestaduais e inaugurava uma nova era de profissionais da área em Sergipe. Hoje, aos 21 anos de atuação, ele fala da importância do corpo docente qualificado e a estrutura física que a universidade proporcionou à época e que continua a oferecer aos estudantes.
“A Unit foi a percussora do curso de Arquitetura em nosso estado. Fui aluno da quinta turma do curso e todas as turmas meio que se conheciam, entrelaçaram-se na época. A gente tinha muitos colegas baianos, pois em Salvador (BA), a única faculdade que tinha o curso era a pública. E muito vinham para cá e fazíamos um intercâmbio, com aulas presenciais no Centro histórico de Salvador, berço arquitetônico, assim como também tínhamos aula no Centro daqui. Foi muito bom ter professores tão preparados, seja na área prática de projetos quanto na área de restauração, história da arte, entre outras disciplinas” , lembra Gilvan Acciolli.
Sem poupar a curiosidade por conhecimento e ávido por ingressar no mercado de trabalho, Gilvan lembra que, simultaneamente à graduação, fez um curso tecnólogo de Design de Interiores, o que lhe possibilitou conquistar uma vaga entre os poucos escritórios de Arquitetura que existiam na cidade. “Minha vida acadêmica se confunde com minha vida de estagiário. E isso me deu uma experiência muito boa, pois quando saí estava realmente preparado, com base do que a vivência de Arquitetura. E na época, eram poucos escritórios que tinham para abraçar os estagiários, e o mercado sergipano era muito composto por profissionais de outro estado, que vieram morar em Aracaju, ou então, sergipanos que retornaram para a cidade. E foi nesse cenário que nós, das primeiras turmas da Unit, desbravamos o mercado”, ressalta o arquiteto.
E nessa jornada exploradora, Gilvan coleciona projetos marcados pela elegância e inovação arquitetônicas, publicações e premiações nacionais que o colocam como representante de Sergipe na área de Arquitetura, além de ser um dos fundadores da Associação Sergipana de Arquitetos. “Atuo no mercado de Arquitetura e Ambientação, onde sempre conquistamos um espaço muito bom. Desde que me formei tive a oportunidade de cair no mercado de trabalho já com escritório próprio, com presença marcante no mercado de arquitetura sergipana e que hoje atende algumas cidades do Nordeste. Participamos de mostras nacionais e também temos algumas publicações nacionais como na Casa Vogue, Casa Cláudio e Kaza, levando o nome de Sergipe para esse panorama. Revista Kaza conquistamos várias premiações, entre outras locais que já não existem”, ressalta.