Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional | Ex-aluno de Fisioterapia
Fisioterapia era o curso mais que desejado por Jader Pereira Neto, fisioterapeuta formado pela Universidade Tiradentes (Unit) e, atualmente, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe (CREFITO 17). Corpo docente, estrutura física e grade curricular se mostraram como características do lugar perfeito para o ingresso na vida acadêmica e desbravar do conhecimento. Com a conclusão do curso em 2005, ele destaca também a formação política que obteve dentro da Unit ao fazer parte do movimento estudantil.
“Eu já queria fazer Fisioterapia, fui aprovado no vestibular de Biologia em outra universidade, mas nem tive a intenção e escolhi a Unit por ser uma instituição de renome, com uma estrutura física e corpo docente de destaque. Certamente, é uma das instituições mais estruturadas do estado. Na minha época, a formação acadêmica na Unit já ofertava ótimos laboratórios, desde o básico de anatomia e fisiologia, até o avançado, que é o atendimento, no Centro de Saúde Ninota Garcia, onde tem todas áreas laboratoriais de atendimento, parcerias com as secretarias de saúde municipal e estadual para ofertar a parte hospitalar. A gente teve a oportunidade de transitar por todos esses cenários”, destaca Jader Pereira Neto.
E para além da formação acadêmica, aprimoramento de habilidades e aperfeiçoamento de competências, Jader aponta outros aprendizados dentro do ambiente universitário que o levaram a ser o profissional que é hoje. “Costumo dizer que eu tive algumas oportunidades dentro da Unit que conseguiram moldar o que eu considero como bom profissional. Foi na universidade que fui trabalhar dentro do movimento estudantil, fui do centro acadêmico e isso acabou me abrindo portas também para me formar politicamente enquanto categoria profissional. Depois disso, exerci um papel no sindicato, em associações e hoje, chegando ao conselho regional. Assim, foi dentro da instituição que pude participar desses meios tão importantes na formação do profissional ético em relação ao paciente, profissão e politicamente entendendo o seu papel de cidadão e profissional”, afirma o presidente do CREFITO 17.
Jader ainda aponta um terceiro despertar para conhecimento dentro da Unit:: a iniciação científica. “Também foi dentro na Unit que tive a oportunidade de, ainda com certa dificuldade, pois foi bem no início da implantação da pesquisa dentro da Unit, participar de projetos de iniciação científica, de coleta de pesquisas de doutorado e mestrado de alguns professores. Isso ainda como aluno de graduação, mas que me ajudaram a querer fazer depois mestrado e doutorado e seguir também uma carreira acadêmica”, relata Jader, mestre e doutor em Ciências da Saúde e professor universitário.