Diretor da Direção Primária à Saúde - SES | Ex-aluno de Enfermagem
Do município de São Francisco, no interior do estado, para a capital sergipana, onde tinha como destino certo a Universidade Tiradentes (Unit) para fazer o curso de Enfermagem. Foi esse o destino e o objetivo de Luan Araújo Cardozo, atual diretor de Atenção Primária à Saúde de Sergipe (SES), enfermeiro formado e mestre em Biotecnologia pela instituição, além de integrante do corpo docente desde o ano de 2013. Determinação é algo característico desse profissional que tem passagem por vários hospitais, já exercendo cargos de coordenação, e uma vontade grande de dar continuidade ao aprender e compartilhar do conhecimento.
“Entrei no curso de Enfermagem no ano de 2008, e a grande motivação foi o fato dos principais profissionais que tinham no mercado, os grandes referenciais estavam na Unit, inclusive, tinham saído dela. Então, ter a certeza de que essas pessoas fizeram o curso na universidade já era um indicativo que a Unit era o local para quem estava buscando uma carreira diferenciada. Vim do interior de São Francisco e a graduação na minha vida foi o grande divisor de águas porque todas as histórias e acontecimentos posteriores, desde a parte assistencial, que foi área em que trabalhei inicialmente, até hoje, os cargos de gestão que acabei exercendo e hoje desempenho, tudo isso foi alicerçado nessa graduação”, destaca Luan Araújo Cardozo.
Sem esconder a admiração e gratidão pelos professores, ele se revela multiplicador de todo o conhecimento adquirido em sala de aula e um apaixonado pela arte de ensinar. “Algo muito especial é que quando me formei sempre tive o sonho de, além de trabalhar como enfermeiro, lecionar. E hoje, depois de ser ajudado por tantos professores que foram referência, tenho a oportunidade de, assim como aconteceu na minha vida, transformar a de muitas pessoas. Fico muito feliz em um determinado momento ter tantas pessoas que me inspiraram e hoje ouvir que a minha história, forma de lecionar, de conduzir como profissional, acaba sendo também referência para os alunos. É um ciclo que foi iniciado com a graduação e foi dada a continuidade com todo este contexto de estar na instituição, ajudando a transformar vidas também”, fala o diretor de Atenção Primária à Saúde de Sergipe (SES).
E numa retrospectiva particular do olhar de estudante somada à atual visão como professor universitário, Luan aponta os avanços do ensino e a modernidade de equipamentos que marcam o curso de Enfermagem da Unit. “A questão estrutural da universidade sempre foi um grande diferencial e o que mais chama atenção é justamente a Unit conseguir acompanhar todo esse processo de transformação, tanto do ponto de vista de estrutura quanto do ensino, diante tantas mudanças e processos tecnológicos, inclusive com as metodologias ativas. Isso é muito nítido quando a gente olha para o Innovation Center, que é um espaço que traz as principais tecnologias e é um grande laboratório da inovação e do empreendedorismo. Toda isso acaba sendo um instrumento para que consiga entregar a sua atividade fim que é o ensino de qualidade, que consegue acompanhar todos os processos de modificações que a educação exige atualmente”, afirma.