Sócia da Clínica Santo André Medicina Integrada | Ex-aluna de Medicina
Com um sobrenome de peso no exercício da Medicina em Sergipe, a médica cirurgiã geral e do aparelho digestivo, Sylvia Gurgel, filha dos médicos Roberto e Virgínia Gurgel, não degenerou aos seus e deu início a um novo capítulo dessa história ao ingressar na primeira turma de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), no ano de 2010. Consciente dos desafios a serem encarados como estudante e confiante na estrutura e montagem da grade curricular do curso que inaugurou uma nova era de formação acadêmica em Medicina no estado, Sylvia Gurgel escolheu a Unit, adquiriu o conhecimento e, desde o ano passado (2022), atua no corpo docente da instituição, compartilhando aprendizados com jovens que hoje ocupam o lugar pelo qual passou.
“Já estava na expectativa de mudar para o Rio de Janeiro, quando soube que tinha sido aprovado na Unit, o que me deixou muito feliz, pois meu pai foi consultor na montagem do curso, minha mãe tinha previsão de ser professora e vários outros tios meus, amigos dos meus pais também iriam fazer parte. Então, eu tinha vontade de ficar na Unit, pois sabia que seria um curso muito bom, com muita estrutura e professores preparados. E quando entrei na faculdade já entrei sabendo que faria algo na área cirúrgica, mas isso não limitou meu estudo. Justamente por já saber que eu queria, procurei estudar muitas outras coisas das áreas de pediatria, ginecologia, não limitando meu conhecimento à minha área. Inclusive esse é o conselho que dou aos meus alunos”, diz a médica e professora do curso de Medicina da Unit, Sylvia Gurgel.
Aliás, retornar à Unit não mais como aluna, mas sim como professora, foi um dos momentos marcantes na vida pessoal e profissional da médica. “Foi um momento emocionante, pois a Unit foi minha casa, tenho memórias maravilhosas e voltar como professora foi realmente uma conquista imensurável, maior que minha formatura posso te dizer. Foi como se eu carimbasse minha carreira profissional. No dia em que entrei no RH, fui caminhando e curtindo aquele momento de entrar mais uma vez naquele lugar, mas agora como professora. E hoje posso ver as mudanças de geração, as mudanças que aconteceram desde a minha turma até as mais atuais, para melhor, e que colocam a Unit num lugar de destaque na formação em Medicina, com uma estrutura sem igual. Eu tive a chance de conhecer universidades em São Paulo, onde fiz meu mestrado, e em todas elas as estruturas eram semelhantes ou inferiores, nenhuma faculdade era superior à Unit”, revela a professora que é mestre em Cirurgia Minimamente Invasiva pela Faculdade São Leopoldo Mandic (SP).
Acessibilidade à coordenação, laboratórios, biblioteca e outros fatores essenciais para a formação médica são destacadas por Sylvia Gurgel como diferencial da Unit, além do corpo docente qualificado e de vasta experiência nas mais variadas áreas da Medicina. “O aluno que quer estudar tem tudo na mão dele para ser um profissional. E, para mim, a instituição dá todas as facilidades para o aluno, como acessos à biblioteca, os professores são acessíveis e, para mim, isso na formação acadêmica é de extrema importância porque é uma fase em que a maioria dos são muito jovens e a Unit dá esse suporte. E o formato de PBL (Problem Based Learning), que possibilita o aluno ter contato com o paciente desde o 1º período - sou até um pouco suspeita -, mas é diferenciado”, aponta.