Vice-Governador do Estado de Sergipe | Ex-aluno de Direito
Com a propriedade de quem ingressou no curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) no ano de 1997, dez anos após sua primeira graduação, o vice-governador de Sergipe e secretário estadual de Educação, José Macedo Sobral, mais conhecido por Zezinho Sobral, afirma que a Unit ‘é um patrimônio do povo sergipano’. A declaração é validada pela experiência acadêmica que teve na instituição, bem como pelo acompanhamento de ações e atividades realizadas por ela no estado e também pelo convívio com pessoas atuantes nas mais diversas áreas profissionais.
“A Unit, do ponto de vista pedagógico e didático, é uma grande universidade. Ela faz boas formações, o quadro técnico formado por ela é muito bom e boa parte dele está no governo e fora daqui também. Além da educação, a parte social e a participação da Unit na conservação da cultura, da identidade sergipana, da nossa sergipanidade, conservando áreas, mantendo patrimônios, investindo em educação e cultura, em tudo aquilo que envolve o nosso patrimônio histórico, é muito importante. A Unit não se restringe a somente passar conhecimento científico, ela vai além disso, atuando na plenitude da educação, pois ela forma social e culturalmente“, afirma Zezinho Sobral.
Ao recordar do período acadêmico, ele destaca que a regularidade do curso e a possibilidade de trabalhar contribuíram para a escolha da Unit. “Em 1996, quando retornei de Salvador (BA), onde fiz Agronomia, comecei a trabalhar no serviço público e vi que era necessário um conhecimento a mais em Direito para trabalhar no serviço público. Fiz vestibular na Unit, passei e comecei a fazer faculdade à noite, pois era o tempo que eu tinha disponível. Foi uma experiência fantástica porque tive bons professores, quadro docente com vários profissionais da área de Direito, uns com experiência na militância da advocacia, assim como judicantes e promotores. Enfim, um quadro técnico importante para a construção de uma boa política de formação educacional”, aponta o vice-governador e secretário estadual de Educação.
Sem esconder o fascínio pela área pública e garantir que não possuía pretensões políticas naquele período, Zezinho lembra que ainda exerceu a advocacia por seis meses, mas logo foi convidado para atuar na administração pública. “Eu gosto de executar políticas públicas. Aprendi a fazer isso e o Direito foi uma base importante, a universidade me deu uma boa formação pela consistência, pelo conteúdo, pela qualidade do que me foi apresentado. Sem pretensões políticas, fui fazer Direito para entender administração pública porque a diferença do público para o privado é o seguinte: no privado tudo é permitido desde que não seja proibido e no público só é permitido o que estiver contido na lei. Então, a lei é que autoriza, que permite que você atue, o que é uma diferença significativa. E o Direito Administrativo e Constitucional, de modo geral, tudo isso nos ajuda muito nessa formação”, explica Zezinho Sobral.
Segundo ele, a atuação política foi conseqüência de um trabalho na administração pública estadual que teve início na Pronese, ainda no primeiro mandato do então governador Marcelo Déda (2007 a 2010), seguido da ocupação do cargo de secretário do Trabalho; e também de secretário da Agricultura, este já no segundo mandato do governador petista. “Na Agricultura fiquei até 2013, quando Déda faleceu, e passei a ficar numa posição de fazer a transição de governo, que Jackson Barreto assumiria. Foi então que em 2014, passei a ser chefe da Casa Civil. Em 2015, fui desafiado a atuar na pasta da Saúde, o maior desafio administrativo da minha vida, pois tudo que você faz tem tempo e hora e você não pode falhar, pois a falha é dor, sofrimento e morte. Depois disso, em 2016, fui convidado para a política, mas não me candidatei. Isso só aconteceu em 2018, quando me filiei e saí candidato a deputado estadual, sendo eleito com 25.700 mil votos graças a minha presença efetiva em toda a política pública que executei”, relembra ele.
E ao transcorrer sobre a trajetória política que o fez chegar ao cargo de vice-governador e secretário estadual de Educação, Zezinho Sobral, ressalta a importância da pujante presença da Unit no desenvolvimento do estado. “A Unit tem diversas parcerias para a disseminação do conhecimento científico com empresas públicas e privadas, e a metodologia que ela emprega, além dos laboratórios e de toda parte de inovação tecnológica, são muito importantes para o desenvolvimento no nosso estado. Muita gente vem para Sergipe para estudar na Unit e assim gera negócios, fomenta a economia, indo muito além do simplesmente formar profissionais”, garante Zezinho Sobral.